terça-feira, setembro 27, 2005

Citação (profunda) do dia



«Desejo e sinto a necessidade, para viver, de uma sociedade diferente da que me rodeia. Como a grande maioria dos homens, posso viver nesta sociedade e acomodar-me - a verdade é que nela vivo... Mas na vida, tal como ela é feita para mim e para os outros, choco-me com a multidão de coisas inadmissíveis, e digo que elas não são fatais, que têm que ver com a organização da sociedade.» (Cornelius Castoriadis, L'Institution imaginaire de la société, com tradução a partir de Manuel V. Cabral, Proletariado - O Nome e a Coisa, 1983, p. 14)

Castoriadis era um marxista inteligente.
Era alguém que pugnava pelo poder da imaginação e do inconformismo ao serviço da mudança social.
E eu subscrevo boa parte do que ele escreveu, começando pela citação acima.

AV1

Sem comentários: