terça-feira, setembro 27, 2005

O Martelinho ?

Já tenho a minha mascote da CDU para estas eleições na Moita, em modelo porta-chaves.
Não sei ainda o nome, não sei se é o Foicinhas, se o Estrelinhas, se o Verdocas se, o meu favorito, o Martelinho.
É que o boneco não tem um aspecto muito ideológico e o raio da variedade de cores - onde só falta o vermelho - me deixa meio baralhado.

Foi-me oferecido por um daqueles militantes, abnegados e voluntários, do PC que sempre me fizeram ter um especial afecto por boa parte das bases deste partido (ouvem-se urros irritados dos nossos leitores mais conservadores...), mesmo se dele discordo em questões muito fundas.
Se calhar porque ainda existem pessoas em que se vê a sinceridade no olhar quando exercem a sua militância. Como aqueles que ainda insistem em ser enterrados na bandeira do seu Partido, à semelhança de um que morreu quase ao mesmo tempo de um familiar meu e, na campa no cemitério da Moita, lá quis ter inscrito o símbolo dos comunistas portugueses.
O problema é que estes são cada vez menos.
Por isso, até acho que o jerónimo de Sousa é o rosto certo para o PC.
Estes em que a ortodoxia, mesmo se criticável, era ou é sincera e resultante do seu percurso de vida merecem-me o maior respeito e admiração.
Mas cada vez é mais raro encontrá-los nas ruas da minha terra, nos cartazes da propaganda ou mesmo em fotos de eventos reproduzidos em Boletins modernaços e de boa qualidade, onde encontro mais aqueles que fizeram da tal ortodoxia o principal instrumento do seu modo de vida.
AV1

Sem comentários: