sábado, setembro 24, 2005

O Não Debate. Conclusão

Ficou Provado que o “Setúbal na Rede” não se mostrou aberto ao debate democrático com todos os candidatos à CMM, por motivos pessoais entre o seu director, Pedro Brinca e o líder do MRPP da Moita, Leonel Coelho.
A Popular FM, estação de Rádio de referência do Pinhal Novo, que deveria transmitir o debate que o Setúbal na Rede organizou, Pedro Brinca declarou...(A explicação está já disponível em áudio no formato mp3, no Blog do Brocas e também no Plano da Moita, que nos fizeram o favor de o inserir, porque nós não temos essa possibilidade técnic, o K7 pirata mostrou também disponibilidade para inserir a explicação em áudio no Arre Macho, o que agradecemos, mas que devido à sua já disponibilidade se torna desnecessária.)...mais ou menos nestes termos e passo a sintetizar, “No Debate do Montijo, convidamos o MRPP, mas o Leonel Coelho teve atitudes muito pouco correctas, de clara ofensa e falta de respeito para comigo e para o Setúbal na Rede”
Recapitulemos, com uma prolixa e imparcial visão dos acontecimentos por parte do m&p:

Debate frustrado da iniciativa de ‘Setúbal na Rede’ devido a incúria e a falta de transparência na respectiva preparação.
Não se realizou o debate entre Candidatos a Presidente da Câmara Municipal da Moita, previsto para quinta-feira dia 22 SET 2005 pelas 21 HH no Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.
A razão principal fica a dever-se, na opinião de muitos Cidadãos, à incúria, falta de cuidado e desrespeito por regras elementares de bem organizar debates deste género, em democracia, que ‘Setúbal na Rede’ não soube ou não desejou ultrapassar, apesar de instada a tal.
Recapitulemos:
Dia 19 de Setembro ganhou foros de notícia de 1ª página o anúncio do debate, organizado por ‘Setúbal na Rede’, patrocinado pela Pluricoop e com o apoio da Popular FM 90.9 de Palmela.
Os Convidados anunciados eram 4 dos 5 Candidatos a Presidente da Câmara da Moita:
• João Lobo, pela CDU, força que nas últimas Eleições voltou a obter a maioria absoluta e de 9, fez eleger 5 Vereadores (incluindo o Presidente da Câmara);
• Eurídice Pereira, pelo PS, força que nas últimas Eleições fez eleger 3 Vereadores;
• Luís Nascimento, Pela Coligação Construir o Futuro, apoiada pelo PSD, CDS-PP e MPT. O PSD nas últimas Eleições fez eleger 1 Vereador;
• Joasquim Raminhos, pelo BE, força que nas Eleições anteriores se havia qualificado como 5ª força mais votada.Fora dos convites ficou:
• Leonel Coelho, do PCTP-MRPP, força que nas Eleições anteriores se havia qualificado como 4ª força mais votada.
Logo na noite ainda de segunda-feira dia 19, pelas 23:57 HH, foram enviados mensagens urgentes por email a um conjunto vasto de Entidades, a saber:
• Brissos Lino, Provedor do Leitor de ‘Setúbal na Rede’
• Presidente/Director de ‘Setúbal na Rede’
• Presidente/Director da Pluricoop
• Presidente/Director da Popular FM 90.9
• Candidato João Lobo
• Candidata Eurídice Pereira
• Candidato Luís Nascimento
• Candidato Joaquim Raminhos
• Candidato Leonel Coelho
• Presidente da CNE Comissão Nacional de Eleições
A todos se perguntava em síntese:
• Foi um lapso, nesse caso deve ser urgentemente corrigido antes de 22 SET 2005;• O não Convite teve uma razão válida, qual?
• O não convite decorreu de uma discriminação antidemocrática, isso não pode ser, deve ser atempadamente corrigido antes de 22SET2005, dia do debate...
Seguramente que as Entidades fizeram algo, não temos conhecimento contudo, e apesar de o termos solicitado, não houve mal no facto de não sermos merecedores de nenhuma resposta.
Entretanto, em diversos ‘Fora’ de Discussão, nomeadamente em diversos Blogs do Concelho, muitos Cidadãos se pronunciaram sobre este caso, e embora houvesse com toda a legitimidade opiniões divergentes, muitos houve que se pronunciaram desgostosos com a exclusão do debate de uma pessoa, o Senhor Leonel Coelho, que é respeitada e tem um passado de solidariedade e de defesa dos interesses dos mais desfavorecidos no Concelho e noutras lutas da Região.
Neste momento preciso, juntamente com outros Candidatos de outras Forças Políticas também, é verdade que o Senhor Leonel Coelho tem sido de facto Solidário com as gentes deste lugar, na Várzea da Moita, contra a vil tentativa de se garrotear estas gentes e esta terra com 922 hectares de REN desnecessária, errada e muito injusta, tanto quanto …bizarra.
Chegados à hora do Debate, com o Auditório à cunha de gente do Concelho para assistir, o Senhor Leonel Coelho reclamou dos seus direitos e expectativas legítimas a participar em pé de igualdade com os demais.
Relatou em directo a Rádio Popular FM 90.9 que os demais Candidatos concordaram com a sua normal e natural inclusão no debate, o que foi nobre e correcto.
A organização teve uma ocasião soberana para convidar na hora, em cima do acontecimento, o Candidato marginalizado a sentar-se na mesa.
Ao não o ter feito pronta e claramente, com o devido pedido de desculpas, deu azo a reclamações e protestos e, num ápice, adeus debate, adeus serenidade.
Há muitos, muitos anos, este que escreve esta notícia conheceu ‘Les damnés de la terre’, de Franz Fannon , com Prefácio de Jean-Paul Sartre.
Nesse prefácio se escrevia que todos contestam o furor das águas de um rio que transborda do seu leito e de suas margens, mas ninguém contesta estas margens que o apertam e confinam apertadamente no seu curso in http://www.tanbou.com/1996/ Satre...treExtraits.htm‘Setúbal na Rede’, mesmo que distraída e alheada de uma cuidada preparação deste debate,
• teve semanas para rever a situação,
• teve a lição do Montijo (caso decalcado, onde se conseguiu ‘in extremis’ incluir o Candidato do MRPP, mas que deveria ter sido um sinal de alerta para a Moita, e não foi), e
• teve todo o dia de terça-feira 20, quarta-feira 21 e quinta-feira 22 SET 2005 para ler e reflectir sobre a carta recebida pelas 23:57 de segunda-feira 19 SET 2005.
• Teve tempo, mas não se utilizou dele.
• Tampouco o Professor Brissos Lino, Provedor do Leitor e por isso com acrescidas responsabilidades não teve uma resposta on-line, própria de um Jornal on-line.
Finalmente, não caiu bem nos Ouvintes a afirmação de um Senhor, de nome Pedro Brinca, em representação ao que parece da ‘Setúbal na Rede’, quando cerca das 22:05 HH de quinta-feira 22 SET 2005, aos microfones da Popular 90.9 veio dizer:
…”Não conseguimos convidar o Senhor Leonel Coelho, por não dispormos do seu telefone ou outra forma de contacto”…

O Senhor Pedro Brinca da ‘Setúbal na Rede’ não deve brincar com a inteligência dos Ouvintes e dos amigos fiéis da Popular FM 90.9, que têm cabeça para pensar e não enrolam e levam para casa tudo o que se lhes pretende fazer crer.
• Na verdade, basta ir a www.google.pt e escrever mrpp e clicar ‘procurar’
• Não custa mais que isso.
• Ou, por exemplo, pedir aos outros Candidatos que ajudem ao contacto daquele cujo telefone se desconhece.
• Ou, por exemplo, ler a carta das 23:57 HH de segunda-feira 19 SET 2005, e servir-se dela para contactar todo o mundo, o Candidato que faltava nomeadamente.
• Ou pegar na Lista telefónica, e procurar com olhos de ver.• Ou perguntar ao Candidato do Montijo, seguramente que se guardou o contacto dele.
• Ou fazer www.stape.pt e procurar partidos políticos.
• Ou pedir a colaboração da Câmara e das Juntas de Freguesia.
• Ou do 118 da PT.• Etc, etc, etc.
Mas dizer…”Não conseguimos convidar o Senhor Leonel Coelho, por não dispormos do seu telefone ou outra forma de contacto”…Isso, por favor, não.
Que falhar, pode ser desculpado.
• Que organizar um debate com incúria e desleixo, pode ser desculpado.
• Que recorrer a argumentos do género ‘critérios jornalísticos’, pode ser aceite ou contestado.• Mas faltar à verdade e tentar embrulhar os Ouvintes com inverdades, é feio.
Muito feio.

Eqsa por m&p
22SET2005

Análise:
-O impedimento de Pedro Brinca ao debate democrático com a presença de todos os candidatos, ficou bem explícita, o que descredibiliza o site “Setúbal na Rede” e faz-nos questionar a sua imparciabilidade e valor informativo plural, para o Distrito de Setúbal.
As atitudes mais ou menos agressivas de Leonel Coelho, deveriam ter como resposta desse orgão informativo, uma maior tolerância e postura jornalística, porque as questões pessoais entre Pedro Brinca e Leonel Coelho, ou quaisquer outras de carácter pessoal, são sempre menos importantes que o interesse público e o respeito pelos ouvintes da Popular FM, como ele próprio declarou aos microfones desta estação de Rádio: “Defraudamos os interesses dos ouvintes do concelho da Moita”
-O papel desempenhado pela Popular FM, foi de conivência passiva com o Setúbal na Rede, quando questionados sobre este caso, na tarde do dia 22, responderam, que toda a logística e convites a candidatos estavam nas mãos do Setúbal na Rede, leia-se, Pedro Brinca e à Popular FM, só lhes cabia a emissão em directo do debate.
Digamos que para uma estação de Rádio de referência, como pensávamos ser a PFM, esta deveria possuir uma redacção informativa mais actuante e participativa nestes debates e mesmo a nível da direcção, uma posição mais afirmativa e forte, neste projecto de parceria, que seria um verdadeiro serviço público para os cidadãos do concelho da Moita e não esta atitude de subserviência com o site, Setúbal na Rede.
Perderam assim uma oportunidade jornalística ímpar e defraudaram uma audiência bastante grande ao aceitarem que motivos pessoais, impedissem a emissão.
Embora reconheça é claro, a liberdade da PFM fazer o que bem entende, porque é privada e vive da publicidade, essa Rádio vive também dos ouvintes e neste caso é como ouvinte que manifesto aqui a minha desilusão, quanto à sua aparente fragilidade na política editorial.

Conclusões:
-Neste momento, os concelhos do Barreiro e Moita não possuem uma única Rádio, embora ao Barreiro tenham sido concedidas três frequências e à Moita duas, se não estou em erro...
A necessidade da criação duma estação de Rádio para o Concelho da Moita, é por isso um objectivo válido, para que possam existir alternativas.
Se existisse uma estação que disputasse com a Popular FM, o auditório do concelho da Moita, Barreiro e Palmela, concerteza que haveria logo outro debate, assim sem opções de escolha a Popular FM, pode-se dar ao luxo de descartar o concelho da Moita e remeter-nos ao limbo do esquecimento...
Resta aos cidadãos do concelho da Moita, fazerem o mesmo com a Popular FM e já agora com o Setúbal na Rede.
Existe ainda a hipótese das Rádios do Seixal, fazerem o Debate com todos os candidatos à CMM, este é um assunto que os interessados devem ponderar.
Esta lacuna que em parte os Blogs de Alhos Vedros e Associados tentam colmatar é uma deficiência para o concelho da Moita e também do Barreiro e é um factor da falta de informação actual, para com todos os cidadãos que não podem ou não querem aceder à Internet.

AV2

Sem comentários: