quarta-feira, setembro 28, 2005

Não há que admirar

Ontem na Sic-Notícias foi realizado um debate com os coordenadores autárquicos dos cinco maiores partidos, embora o Dias Loureiro - como sempre, aliás, agora que parece estar acima de tudo - estivesse sempre a dizer que não era nada com ele.
Aí se falou mais ou menos abertamente das subvenções do Estado para esta campanha eleitoral, baseadas no número de eleitos e eleitores (lei 19/2003 de 20 de Junho).
Ou seja, aparentemente (e eu sei que devia ter investigado melhor), os dois maiores partidos têm qualquer coisa como 5 milhões de contos para gastar, enquanto o PC (pela voz de Jorge Cordeiro) afirmou que têm orçamentados 1,8 milhões da velha moeda de conto (9 milhões da nova).
Se dividirem isto pelo número de autarquias, não ligando às diferenças de dimensão (um concelho como o da Moita dá direito a uma subvenção pública de168.615 euros de acordo com o dossier da Visão-Online), dá em média mais de 150.000 contos por concelho para o PS e PSD (embora o Dias Loureiro afirmasse, que, talvez, porventura, o seu partido só fosse gastar cerca de metade ou pouco mais) e cerca de 60.000 para a CDU.
Por isso, qual o espanto do fausto da campanha a que assistimos ?
É o Estado que paga - todos nós - com os impostos que foram aumentados para cobrir o défice.
Boa Onda !
Aumentem já o IVA para 25% que eu acho que o Bloco e o MRPP também merecem mais uns dinheiritos.

AV1

Adenda: Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais

Sem comentários: