domingo, setembro 27, 2009

Reflexão Ideológica em Dia de Eleições Nacionais

Penso que o PCP teria muito a ganhar se mandasse incinerar o seu anexo, os "Verdes" e se se abrisse às ideias da 1ª Internacional, ou seja se além do marxismo-leninismo que advoga também aceitasse as ideias libertárias anarquistas, como o Partido Comunista Alemão, o DKP o faz, que não podem ser menosprezadas como sempre o PCP o tem feito.

A social-democracia terá de ter um partido que defenda a sua ideologia e esse partido não é o PSD, poderá talvez ser uma ala dentro do PS e dentro do PSD, que terão de sair desses partidos e criar uma refundação socialista moderada e social-democrata.

O CDS, teria de se abrir também à ideologia fascista-corporativista, além da defesa apenas das teorias ultra liberais de mercado, que como todos já vimos não resultam para a economia de mercado sem regras, onde o privado multi nacional destrói o privado necessário das economias nacionais.
O CDS também já não representa os cristãos democratas cada vez mais renovadores, humanistas e heterodoxos e de esquerda ao contrário do que os ortodoxos cristãos da Polônia nos querem fazer crer.

Ao contrário o Bloco de Esquerda tem sabido aproveitar os espectros políticos desde a social democracia até ao comunismo libertário, não menosprezando a ala esquerda dos cristãos democratas o que lhe vai dar uma votação histórica hoje, isso conjugado com o novo eleitorado já farto do centrão do PS e PSD que de socialista e social democrata só tem o nome.

Sem comentários: