domingo, agosto 28, 2005

A Campanha - IV

Bloco de Esquerda

Historial: Esta é apenas a segunda vez que o Bloco concorrer às Autárquicas enquanto tal, pois antes quem por cá andava era a UDP. Sempre com resultados fraquitos, apenas para fazer lembrar que, como o MRPP, ainda existiam por cá irredutíveis gauleses (leia-se "albaneses"). Nos últimos anos, a mediatização dos dirigentes nacionais do Bloco e a crescente insatisfação com os outros partidos de esquerda dez engordar a votação bloquista, em especial nas últimas legislativas, onde iam disputando o 3º lugar com o PSD.

Ideias-fortes: Tentativa de conciliar o desenvolvimento urbano com as questões ambientais, propondo-se a humanização de um espaço urbano cada vez mais descaracterizado.

Pontos-fortes: O facto de ser uma candidatura de, por correr "por fora", poder dizer aquilo que as outras (em especial a CDU e PS) não podem e, dessa forma, evitar a facilidade da demagogia populista. O aparente não alinhamento com os grupos de interesses instalados no concelho e na CMM. O ênfase nas questões ambientais e de defesa do património.

Pontos-fracos: Escassos meios de campanha e um certo amadorismo na definição e arranque da dita cuja. Alguma hesitação em arrancar para a luta política a sério e em definir uma linha de rumo suficientemente clara para se impôr como uma alternativa. A tentação de optar por um discurso politicamente correcto e "redondinho" para não ferir as susceptibilidades daqueles que podem ser os futuros ocupantes da CMM. Dúvidas quanto à capacidade local de reproduzir os resultados das eleições nacionais.

Erro estratégico: A demora em definir o rosto da candidatura e o seu programa e, principalmente, o atraso evidente em tornar visível a sua campanha para a população.

AV1

Sem comentários: