sexta-feira, dezembro 22, 2006

Para que serve ou deve servir um Boletim Municipal?

Já sei que alguns começarão com a habitual desculpa de se os outros fazem porque nos apontam o dedo a nós?
Volto a antecipadamente responder que os maus exemplos não se seguem.
Por issso, voltemos à questão: para que serve um Boletim Municipal?
Na triste prática que temos serve para divulgar o que a autarquia moiteira quer fazer como propaganda à sua obra e ao rosto de alguns dos seus autarcas e muito pouco mais.
É mais fácil perceber para que não serve o Boletim Municipal.
Não serve para dar a conhecer a vida e a realidade do concelho, e o Maré Cheia é uma agenda, não faz isso, pelo que não é o complemento nessa matéria.
Não serve para dar a opinião aos munícipes sobre a vida no concelho e a obra autárquica, se deixarmos de lado os testemunhos ultra-filtrados que por vezes aparecem, a menos que acreditemos que em três meses os serviços camarários só recebem uma carta interessante.
Não serve para dar a palavra às oposições numa manifestação de tolerância pela diferença e pelas opiniões contrárias.
Na sua triste prática, o Boletim Municipal da Moita é uma obra de propaganda que utiliza dinheiros públicos para dar a conhecer apenas uma das partes e uma das opiniões existentes no concelho. Mesmo se é maioritária, isso não significa que se apague a existência de todas as outras.
Dou um exemplo: foram assinalados os 30 Anos de Pode Local no concelho; alguém acha que será dado algum espaço aos contributos dos membros da Oposição?
Outro exemplo: noticia-se a aprovação do relatório da Discussão Pública do PDM. Porventura se dá conta das opiniões discordantes e de outras visões alternativas para o desenvolvimento do concelho?
Mas podemos ir mais longe: foram delegadas competências nas Juntas de Freguesia com pompa, circinstãncia e foto. Recolheram-se depoimentos dos diversos Presidentes de Junta? Não! Provavelmente considera-se que o jornal da Moita cumpriu essa missão, mas que se saiba é um órgão de comunicação privado, sem essa obrigação.

Achará o poder moiteiro que o Boletim Municipal que custa dezenas de milhar de euros ao erário público durante o ano - mais do que o apoio a muitas colectividades ou a projectos educativos - é uma coutada exclusiva para se pavonear?
Não, um Boletim Municipal é um órgão de comunicação da autarquia com os munícipes e, por muito que isso esteja arredado das noções de democracia que temos por estas (e outras) paragens, tem o dever de dar a conhecer as várias visões sobre a realidade concelhia.
Este Boletim Municipal da Moita não cumpre isso.
Limita-se a funcionar como propaganda paga pelo Estado destinada a promover algumas vaidades e a apagar o que não interessa.
Pelo que de interesse público tem pouco, embora tenha muito de interesse(s) particular(es).

AV76

Sem comentários: