terça-feira, dezembro 26, 2006

Conto de Natal - A Galinha e os Pintaínhos de Ouro

O conto está assinado. A história não refere identidades.
Mas esperam-se gritos de ai-jesus que estes anónimos andam a difamar o galinheiro.


Alhos Vedros, 25 de Dezembro de 2006
Caros vizinhos,
Um feliz Dia de Natal


Ainda a propósito do artigo intitulado "URBANISMO E CORRUPÇÃO", publicado em 21.12.2006 a pg. 122 da Revista Visão, pela EXMA. Arquitecta Presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, gostaria de contar a V. EXAS. uma história verídica que comigo colidiu... de forma muito especial e directa.

Refere-se essa história ao aparecimento de um certo "pintainho" de Alhos Vedros que em 25 de Abril de 1974 "não tinha onde cair morto"... mas que, para "sorte" sua..., era amigo de um outro "pintainho", também de Alhos Vedros, então "manga de alpaca" em Lisboa..., mas que, "democraticamente"..., em breve viraria, imagine-se..., VEREADOR MUNICIPAL DE URBANISMO !!!

Dois a três anos depois..., ainda nos anos setenta, já o primeiro "pintainho"..., talvez "orientado" pelo segundo pintainho (quem sabe...???), tentava e quase conseguiu espoliar o antecessor de quem narra esta história, de um hectare de terra rural plantada de vinha, adjacente à Azinhaga da Bela Vista - hoje "rua do povo"... - no Chão Duro, a uns mil metros do ponto central da vila da Moita, que se propunha adquirir por dois mil Euros - € 2.000,00 (não é lapso..., eram mesmo 400 contos de reis!).

É claro que não era para cultivar a vinha... mas sim para lotear o terreno com a ajuda da CM, como veio seguidamente a fazer em muitos outros prédios rústicos dos mais distantes pontos do concelho, integrados na "Reserva Agrícola Nacional" e, até, na "Reserva Ecológica"...!!!

Mais tarde, em meados dos anos 80, esse primeiro "pintainho", que entretanto começara já a adquirir uma forte "tonalidade dourada"..., totalmente alheio aos factos que o narrador se vira forçado a desmascarar no jornal local de então - "Notícias da Moita" - veio, apesar disso, prestar-se a servir de "testemunha" (?) em tribunal, em defesa da camarilha do seu amigo... - o tal segundo "pintainho, agora já galinha gorda e bem dourada"... - porque, na óptica dessa camarilha, o narrador ousara gritar que os crocodilos... eram corruptos!!!

(ver em www.prpdmmoita.blogspot.com)

Logo em seguida porém, já no início dos anos noventa, o primeiro "pintainho", agora "galinha de penas bem douradas e bem penteadas e aconchegadas por todas as outras galinhas dos ovos de ouro"..., aparece, ou melhor, manda a GNR a casa do narrador, no sentido de tentar também esbulhá-lo de um pequeno terreno de que era co-proprietário no Abreu Pequeno (Carvalhinho), junto ao actual (mas então futuro...) nó rodoviário do IC12 da Moita!!!

A táctica era simples... mas a sua importância não estaria certamente ao alcance da previsão do primeiro "pintainho"..., sem a ajuda e o apoio da camarilha das outras "galinhas dos ovos de ouro" !!!

…Uma vez espoliado o outro co-proprietário…, em seguida, com o necessário apoio jurídico financeiro e a ajuda do próprio tribunal..., a "camarilha das galinhas dos ovos de ouro" logo cuspiriam para fora da carroça... o narrador a quem, temporariamente, se teriam vindo associar!!!

É claro que, apesar de não ter logrado levar por diante o esbulho premeditado, o primeiro "pintainho" não deixou lá por isso, de logo lotear para "industrias", com as devidas adaptações, o terreno adjacente que já antes adquirira em leilão judicial... e que faria parte de um loteamento mais amplo, se tivesse podido contar com o terreno do narrador...!!!

E é evidente que, apesar de o ter repetidamente tentado junto do respectivo departamento da CM da Moita, ao narrador, que nunca poderia ter feito parte da "família das galinhas dos ovos de ouro"..., não foi nunca autorizada qualquer veleidade de loteamento ou simples desanexação...!!!

Agora, no PRPDM que a referida "camarilha" pretende "democraticamente" fazer impor aos legítimos donos do concelho da Moita... - que são todos os seus munícipes - é atribuído ao primeiro "pintainho", em sociedade com a própria CM da Moita..., o direito a urbanizar um prédio rústico em Alhos Vedros, actualmente integrado na Reserva Agrícola Nacional, do qual esse mesmo "pintainho", por ter já amealhado muitos "ovos de ouro" e com a ética que lhe é peculiar…, afastou em tribunal todos os outros irmãos co-herdeiros…, que não sabem pôr os tais ovos de ouro...!

Para cúmulo, a referida "camarilha"..., que se diz com o apoio de todas as comissões Técnicas de Acompanhamento, de RAN, de REN, etc., pretende fazer cilindrar de REN os prédios rústicos adjacentes, com a mesma situação urbanística – RESERVA AGRICOLA! – e "centralidade" igual à do prédio do "primeiro pintainho"!!!

Com isso, a "camarilha" só pode pretender - muito estrategicamente... - fazer com que esses terrenos venham a dar muitos mais "ovos de ouro" quando (e se...) tais terrenos vierem parar às mãos de algum outro "pintainho" mais apropriado para repartir, com essa "camarilha", esses mesmos "ovos de ouro"...!!!

Ha..., ia-me esquecendo de acrescentar o final desta história. O primeiro "pintainho" continua, "galinha bem gorda a pôr muitos ovos de ouro" e a vender as tais "vivendas com as brisas do mar filtradas pelos pinheiros ecológicos"...
O segundo "pintainho" porém, parece que, de tanto engordar..., rebentou!!! A galinha foi demitida por indecente e má figura, pelo próprio partido que, muito democraticamente como é costume..., esclareceu devidamente todos os eleitores...!!!

Com os mais cordiais cumprimentos e votos de continuação de um Feliz Natal,

Américo da Silva Jorge


Amanhã: Outro conto de Natal sobre as criaturas deste nosso mundo de fábula, com o título "Favorita - Um Doce de Cada Vez".

Sem comentários: