sexta-feira, outubro 12, 2007

Em 2005, antes das eleições, os amanhãs cantavam de todas as cores

«Afirmação cultural
O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, com apenas quatro meses de existência, é bem o exemplo da capacidade de afirmação cultural deste concelho. A uma programação de qualidade, abrangendo as várias expressões artísticas - a música, o teatro, a dança, o cinema - tem correspondido a adesão dos diversos públicos, revelando a esperada apetência do público local para a cultura, bem como as potencialidades deste equipamento para atrair, ao concelho, público de toda a Área Metropolitana de Lisboa.
Fruição e formação cultural são, também neste caso, indissociáveis. Simbolicamente, é neste novo espaço cultural do concelho que este ano se realiza a Recepção aos Novos Alunos que entram pela primeira vez para as escolas do 1º ciclo. Na Quinzena da Educação que aí vem, queremos que toda a comunidade educativa se sinta “em casa”, conheça os recursos que tem ao seu dispôr, os apoios que podemos oferecer. E queremos também saber das expectativas que, naturalmente, todos têm para o futuro.
Para já, o novo ano vai abrir com mais uma dezena de escolas melhoradas, proporcionando melhores condições a alunos e professores. Com especial dedicação, vamos cumprir o Programa de Alfabetização Informática, com a instalação de Laboratórios de Informática nas escolas do 1º ciclo onde estes ainda não existem, estendendo a colocação de equipamento informático a todos os jardins-de-infância da rede pública. E ainda no decurso do mês de Setembro arranca a instalação de postos de acesso público à Internet com a colocação de 11 quiosques em colectividades e cafés por todo o concelho, uma vez mais com a perspectiva de reforçar o acesso ao conhecimento e à informação, a cidadania e a participação colectiva.
O futuro melhor que queremos ajudar a construir dependerá, certamente, da capacidade de todos os cidadãos exercerem os seus direitos fundamentais na comunidade onde se inserem e de nela desempenharem um papel activo, contribuindo para a consolidação da Democracia e de uma sociedade mais justa e mais fraterna.»

Chiççççççaaaaaaa......
Nem o gabinete do Sócrates consegue arranjar uma prosa tão decorativa como esta, para encobrir as tristes realidades.
Já repararam que todas as escolas iam ter laboratórios de informática naquele início de ano, mas agora - dois anos depois - é que há notícia de ter chegado um à maior escola de Alhos Vedros?
E de ainda estarem muitos por instalar?

3 comentários:

Anónimo disse...

Um blog a olhar!

Anónimo disse...

Que conhecedor da matéria que tu és!!!
Em 15 laboratórios previstos já foram instalados 11...mas para ti é sempre pouco.

Anónimo disse...

é só dizer mal por dizer....também dos fracos não reza a história...e este e outros que batem umas neste blog é um deles (fraco)