sábado, abril 18, 2009

Cursos Profissionais da Escola Técnica Profissional da Moita

TÉCNICO ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL - PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS*

TÉCNICO COMUNICAÇÃO, MARKETING, REL. PÚBL. e PUBLIC.

TÉCNICO DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL

TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA

TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA - PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS*

TÉCNICO DE CONTABILIDADE

TÉCNICO DE DESIGN - 2008/09

TÉCNICO DE DESIGN Interiores / Exteriores

TÉCNICO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - 2008/2009

TÉCNICO DE GESTÃO

TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO - PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS*

TÉCNICO DE SECRETARIADO

Os cursos de Animação Sócio-Cultural, de Comunicação Marketing e Relações Públicas e de design de Interiores e Exteriores, parecem ter sido feitos de propósito para autarquias como a da Moita em que é a Câmara que é o maior empregador, mas para renovarem os técnicos que já lá estão vai ser difícil, porque estão colados às cadeiras com Super Cola 3 e nem com diluente de lá saem...e isto seve também para as outras Câmaras todas.

Por isso não vejo grande viabilidade de se arranjar emprego para quem tire estes cursos.

Não seria prioritário, cursos mais práticos, como:

Torneiro-mecânico, estofador, ladrilhador, piscicocultor, canalizador, electricistas, técnicos de restauro de imóveis, gereontológicos, (com a população envelhecida e carente que temos, seria mesmo importante este curso), restauro de barcos típicos, manutentores das margens do rio, salineiros de nova geração, para reaproveitar as marinhas e a colecta de sal marinho, técnicos de turismo, horticultores urbanos e biológicos, técnicos e vigilantes de prevenção de incêndios, etc. etc.

Estes novos cursos em vez de criarem desempregados futuros, seriam também uma mais valia para a sociedade e de acordo com as necessidades da sociedade.

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas isso são ideias muito à frente para os "GERONTOS".
Além de que tiraria empregados baratos aos construtores amigos.

Anónimo disse...

As ideias, concordo com elas e talvez pela primeira vez com o AV, são boas e "muito à frente" mas é para os gestores de vista curta, ou mais do género oportunista, da ETPM.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

A única coisa que a Câmara apoia são cursos de papel e caneta.

Anónimo disse...

É extrordinário a visão miserabilista desta gente, pois quando alguem quer fazer alguma coisa de jeito no concelho aparecem os arautos da desgraça como se tudo estivesse mal. A escola profissional da Moita é a escola mais bem equipada do concelho( e é privada)e com um ensino de qualidade preparando jovens para a vida profissional actual e não para o concelho como era á 30 anos( senão o curso de agricultor era importante).
Com pessoal com esta visão é que o concelho da moita não vai a lado nenhum. Em vez de criticar o importante era fazer melhor e não criticar por criticar.

AV disse...

Miserabilismo vai ser quando sairem destes pseudo-cursos e ficarem desempregados na mesma.

Anónimo disse...

entao nao se faz nada ? voces tambem nao percebo se batem no cravo ou na ferradura. se o madeira tivesse formação não era assim! ou então havia formação como na russia--- MILITAR ----apenas e só

Anónimo disse...

O curso de apoio á infancia, energias renovaveis, contabilidade , gestão, design,são pseudo cursos nos dias de hoje? cursos na area dos serviços, a estrutura empresarial assenta na industria? Que inteligencia. Efectivamente existem muitas fabricas no concelho e envolvente, para torneiros mecanicos e afins , que claramente são do modelo industrial do estado novo, parece que ainda temos uns saudosistas. Modernizem-se

Anónimo disse...

se população soubesse metade do funcionamento da escola, não se ouvia dizer que e escola exemplar. porque sempre que ouvimos falar e dizer bem das condições da escola, porque os cursos aqui para a zona não são nada favoráveis para desenvolvimento da moita, logo e uma escola que esta formar jovens para destaca los para outros locais de residência. E depois funcionamento la dentro acho absurdo um aluno ter de pagar uma quantia para fazer um exame de recuperação, um aluno la dentro que tenha uma dificuldade para conseguir "safar" ou tem dinheiro ou não tem oportunidade, e se formos ver noutras escolas profissionais não funciona dessa forma. Mas temos ver que dinheiro para as remodelações que fazem constantemente tem de vir de algum lugar. Como será possível uma escola nova todos anos levar obras (não estando falar da ampliação que tem sido feita), a escola secundaria da moita teve anos a espera de obras. Sendo a profissional particular ela e financiada pelo estado, como da para umas escola e não da para outras?