sexta-feira, abril 10, 2009

Opiniões - José Bastos

Os terramotos e a construção anti-sísmica

A região de Lisboa e Vale do Tejo é uma zona sísmica de elevada perigosidade.

O terramoto de 1755 em Lisboa, com a derrocada de toda baixa junto ao Tejo e a morte de milhares de pessoas, demonstra bem o que nos pode acontecer de um minuto para o outro.

O terramoto de Benavente, em 23 de Abril de 1909, faz um século este mês, também de grande violência, destruiu completamente a Vila de Benavente, provocando dezenas de mortos e feridos. Só não houve mais vítimas porque o sismo aconteceu à hora em que as pessoas estavam a trabalhar do campo.

Resistiram os edifícios da Câmara Municipal de Benavente e do Museu, o que prova que quando os edifícios são bem construídos estremecem com os sismos mas não caem facilmente.

No decorrer do último século apanhámos alguns sustos com sismos de alguma intensidade, mas que não nos causaram prejuízos de maior, nem vítimas.

Hoje, um século depois do último terramoto na nossa região, existem técnicas e materiais para utilizar nas construções que evitam em caso de sismos, vítimas mortais nos habitantes dos prédios.

Todos sabemos que existem técnicas e materiais para minimizar os efeitos de um sismo. Sabemos também que existem leis que obrigam os promotores imobiliários e os seus técnicos a fazerem a construção anti-sísmica. Sabemos que existe um técnico responsável por cada obra que é pago pelo promotor. Sabemos que o mundo tem uma percentagem elevada de gananciosos com o lucro que são capazes de tudo para o aumentar.

As Câmaras não fiscalizam, os técnicos responsáveis, recebem o dinheiro e muitas vezes nem sequer põem os pés na obra. Fica tudo entregue ao promotor e aos empreiteiros que fazem o que querem.

Um terramoto aqui tão perto de nós, na Itália, cidade de Áquila, província de Abruzzo, com centenas de mortos e feridos e muitos milhares de desalojados, trouxe-me à memória um assunto que me anda a preocupar há muito tempo, sobre a falta de fiscalização nas obras das construções anti-sísmicas.

Estou a falar disto, porque no Montijo em pouco espaço de tempo foram detectados dois empreendimentos imobiliários, com centenas de fogos de habitação colectiva, em que o ferro que estava colocado na construção não era aquele que está regulamentado.

Em ambos os casos foi pedida a colaboração do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que confirmou a ilegalidade e propôs o reforço do ferro.

Ninguém foi penalizado e a comunicação social não ligou nenhuma a este assunto.

Será que nos outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa têm sido detectados casos destes?

O terramoto de Áquila emociona as pessoas, pela tragédia, pelo que é o momento exacto para apelarmos à consciência dos técnicos que fazem os projectos, aos responsáveis pelas obras, aos donos das obras e à fiscalização das Câmaras, para que tenham em conta que o trabalho que fazem se não for bem feito pode por em causa a vida de muitos milhares de pessoas.

Se vamos criminalizar o enriquecimento ilicito e alterar a lei para obrigar a uma fiscalização mais rigorosos sobre os bancos, era oportuno criminalizarmos também os técnicos responsáveis pelas obras que não cumpram a lei no que se refere às construções anti-sísmicas com penas pesadas.


A sociedade no seu conjunto precisa de estar muito atenta a estes problemas porque existe uma percentagem elevada de pessoas sem escrúpulos.

José Bastos

7 comentários:

Anónimo disse...

ele está a referir-se à Câmara do Montijo?

Anónimo disse...

Lá foi obrigado a isso.

Anónimo disse...

No Montijo no Bairro da Caneira foi construido um depósito da agua ao lado de uma escola primaria pela camara presidida pelo PS da Maria Amelia, em caso de terramoto vai ser um perigo assistir a queda do deposito em cima da escola

Anónimo disse...

Tão interresante como os comentarios anteriores é toda a gente saber que nenhum bairro social do Montijo respeitar as regras de construção anti-sismica, os pobres em caso de sismo vão morrer nas casas construidas pela camara

Anónimo disse...

O Bastos devia era de estar calado, afinal qual foi o projecto apresentado por ele ou pelo PS (dele) para acautelar um terramoto no Montijo?
A resposta? Não foi nenhum.

Anónimo disse...

No Bairro da Bela Vista do Afonsoeiro, é uma vergonha, num terramoto vai tudo ao chão

Anónimo disse...

Claro que ele está a falar do Montijo, ele pensa que é dono daquilo.