quarta-feira, abril 15, 2009

Ideologias e Capitalismos

O PCP foi o PARTIDO que criou a oposição ao regime salazarista, os seus militantes foram perseguidos, presos e torturados, ninguém pode desmentir isso.A ideologia em que acreditavam e infelizmente ainda acreditam, (o Marxismo-Leninismo) é que eu estou contra, porque não resultou em todos os países onde foi implementado, não se pode acabar com o livre empreendorismo privado.

O capitalismo de estado, não deixa por isso de ser outra forma de capitalismo, que faliu como actualmente o capitalismo selvagem e multi-nacional privado vai falir.
Mas o capitalismo não é uma ideologia, o "comunismo", na linha M-L, é, assim como o comunismo libertário, o fascismo, o internacionalismo racista, vulgo nazismo e a social-democracia o são, isto para citar algumas IDEOLOGIAS.

O capitalismo tem de ser nacionalizado em cada nação, ou em nações que partilhem as mesmas línguas ou culturas, como é o caso da Lusofonia, Anglofonia, (acho que inventei um neologismo) ou a China ou Russiafonia, (mais dois), por exemplo.

Os bens essenciais para a espécie humana, como a água, a alimentação, os transportes a educação, a saúde têm de ser internacionalizados e gratuitos, como garantia de sobrevivência da espécie humana.

O Socialismo" começou por ser uma ideologia Marxista, o hino do PS é a internacional... sem ser Leninista, agora não tem linha ideológica, porque deixou de ser Marxista, será apenas um grupo de interesses maçóno-humanistas, na linha Hegeliana, com algumas derivações Judaico-Cristãs.

AV2

27 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que o que defendes é o socialismo: os sectores de produção nas mão do estado. O resto é conversa ...

Anónimo disse...

Quando se descreve uma linha política como a que acabamos de ler, tudo na mesma como a lesma, prossupõe-se um equívoco de toda a linha.

A proposta de Marx e de Engels foi o Comunismo, mas não nos disseram para quando. Somente disseram que este principio filosófico baseado em estudos anteriores seria e é a via mais correcta até hoje, repito até hoje vivida.

Também não disseram que era a única via,porque inteligentes, sabiam que os seus dados, dados humanos,e
que por serem humanos estavam sugeitos a novos trilhos.

Hoje vivemos uma procura intensa da verdade. As estradas, caminhos e
vias como sabemos são imensas.

Os Homens multiuplicaram-se como cogumelos. Hoje a população é maior quatro vezes que no tempo de Marx. É preciso reconhecer isto!

O Forum Mundial das organizações sociais indica-nos várias frentes, mas que no final vai dar ao mesmo ao Socialismo.

Veja-se na prática a América do Centro e Sul...

O problema está, ainda, na consciência de classe. Podemos cantar loas ao socialismo, mas se não tivermos consciência de classe nada feito.

Um vosso amigo ---Catraio---

AV disse...

anónimo #1
Comentário muito redutor.
anónimo #2
comentário mais abrangente, mas mesmo assim redutor.

O socialismo não é a solução para tudo, há que ponderar em outras vias mais abrangentes.

O que é mais importante ?

A preservação da liberdade individual ou a supressão dessa liberdade por um colectivo, seja qualquer ideologia, ou estabilidade económica, ou princípio moral, ou religioso, ou nacional ?

Anónimo disse...

A filiação ideológica é de difícil coerência porque os individuos ou se iddentificam à esquerda - e o valor é a IGUALDADE - ou à direita - em que o valor é a LIBERDADE.

O ser humano não pode ser HUMANO quando se dissocia destes dois valores que norteiam qualquer vida, e que incluem, naturalmente, os seus opostos: a diferença e privação.

Anónimo disse...

A LIBERDADE individual é e não pode deixar de ser interpretada como um valor que dá forma ao colectivo e desse ponto de vista, não vejo outro, é absurdo falar na sua supressão.
A não ser que cada um de nós se dispusesse, não vejo como, a viver isolado.
Mas aí deixavamos de falar em colectivos ou sociedades e caminhávamos para a definitiva institucionalização da barbárie e do fim do HOMEM.

O ser Humano não pode conquistar essa condição enquanto (manipulado no interesse da "direita e do capital") não perceber que a IGUALDADE, a LIBERDADE e a SOLIDARIEDADE são valores compatíveis e indissociáveis.

Valores esses, inventem o que inventarem, apenas defendidos nos ideais de esquerda.
Valores esses que só em conjunto, e de forma alguma separados, são o garante da Emancipação do HOMEM, do seu Direito à Vida e a uma Vida com Justos Direitos.

Para o esclarecimento(?) de alguns senhores, informo que a esquerda quando fala, e muito bem, em IGUALDADE, é de oportunidades. Apenas e só.
Ou seja, nada tem a ver com o discurso estupidificante, da direita, sobre uma suposta uniformização do ser humano, como se todos tivessem a mesma personalidade.
Nada mais idiota.

A terminar afirmo que só como anedota se pode compreender o anónimo das 7:48PM, ao defender a "privação" da Humanidade.

É um discurso digno de quem tem barriga cheia.
Insensível e ofensivo com todos, em particular, com a crescente massa de desempregados, com a cada vez maior exclusão social e o desumano despejo de familias na miséria, por enquanto silenciosa.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Foi por haver gente do tipo do POST acima, que se fizeram os CAMPOS DE CONCENTRAÇÂO NA SIBÉRIA.

Foi em nome do colectivo que se SUPRIMIU O INDIVIDUO, fisicamente, assassinando-o.

Parabéns ao Vosso Melhor Amigo por ser um adepto do FASCISMO.

Anónimo disse...

De facto, os individuos na Sibéria, foram mesmo privados da humanidade.

Anónimo disse...

Eu conheci uma siberiana que era uma benção para a humanidade masculina :D

Anónimo disse...

não é siberiana, é moldava.

Anónimo disse...

O que tem a Sibéria, os Siberianos e as Siberianas (que nunca tive o prazer de conhecer, nem lá perto passei) a ver comigo, com o que escrevo e com os ideais de esquerda à luz da ideologia Marxista que defendo?

Ideologia cuja actualidade e futuro nunca foi mais necessária e é (para todos e em particular os ideólogos/lacaios da direita que nos querem distrair) confirmadíssima pela profunda crise, sem conserto, da organização política e económica capitalista que com a nossa luta e resistência há-de ser definitivamente ENTERRADA na, como dizia Marx, sepultura cavada pelas suas próprias e irresolúveis contradições.

Associar sem fundamento, abusiva e por má fé, como fizeram os anónimos das 6:49PM, os valores por mim defendidos com situações resultantes de, em diversos momentos históricos, errada interpretação ideológica e condenável prática de alguns HOMENS é como associar, também abusivamente, os cristãos aos bárbaros crimes cometidos pela "Inquisição em nome e a mando da Santa Madre Igreja".
Ou como condenar a Matemática por crimes de gestão e desvios de quem quer que seja (ministro ou não) e onde fôr (Freeport/alcochete,BPN,BPP...).

A verdade de que a direita e seus aliados não gostam de falar, e esses são os nossos problemas, é que a história do "belo capitalismo" (mesmo em agonia não querem deixar de no-la impingir) é impotente face ás necessidades do HOMEM e, fora de prazo há muito, caracteriza-se pela indiferença e pelos maiores crimes cometidos contra a humanidade.

A sabermos:
__ Duas devastadoras guerras mundiais promovidas pelos "falcões" da direita e do capital que no corricúlo guardam milhões de vitimas, dos campos de batalha aos de extermínio;

__ Impiedoso lançamento, o único efectuado na história da humanidade, pelo imperialismo americano de 2 assassinas bombas atómicas sobre populações civís indefesas na Ásia com consequências ainda hoje sentidas;

__ Ocupação militar e política ("razões" geo-estratégicas?) dos diversos continentes para a promoção da indústria da guerra, o fomento de conflitos bélicos territoriais e, como no Iraque, a rapina da riqueza desses povos;

__ Prisões secretas na Europa (perguntem ao PSD/Durão e ao PS/Sócrates) em interligação com os USA/Guantánamo para, à margem dos povos, prenderem sem culpa formada nem julgamento, matarem e torturarem gente que em alguns casos libertaram com vida;

A terminar, sugiro (por segundos que sejam) que meditemos nas dramáticas e catastróficas consequências, na vida de todos os que dependem do trabalho, provocadas pelas sucessivas políticas de direita e agravadas com mais uma crise mundial do "fantástico sistema capitalista". E se a continuidade dessas políticas e desse sistema é o que queremos para o futuro e o que desejamos para os nossos filhos?
Não sendo, o que acredito, temos alternativa.

Começemos por fazer, nas próximas eleições, novas escolhas com políticas alternativas e a penalização dos partidos de direita que "cá dentro e lá fora" sempre nos têm governado com desrepeito e arrogância.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

ÓH meu amigo "Vosso Melhor Amigo"

Então desconhece os campos de concentração na Sibéria.

Já só lhe falta, como o camarada deputado Bernardino Soares dizer que a Coreia do Norte é um exemplo de democracia.

tenha dó.

Anónimo disse...

Lá vem a velha cassete anti-comunista.
Notas ao meu comentário nada...Eu sei, nao dá jeito.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.cololea

The very best of you disse...

Estes comentários cheiram a socialismo-extremista (que não sei o que é) muito parecido com tudo aquilo que é sublinhado nos comentários, salvo raríssimas excepções.

O problema destes "acreditantes" de ideologias, é que o paradigma é de mudança e eles, vocês e nós próprios (povo) não estamos a conseguir encontrar resposta, por tenham cuidado, muito cuidado... o pior está para vir e nessa altura, e se essa altura chegar... "dou de fuga" porque não vou alinhar nem com "Sibérias" nem com "Oświęcim's" disfarçados de democracia libertária.

Dasse..................................................................

The very best of you disse... disse...

Desculpem lá a pontuuação do post anterior. Mesmo assim acho que dá para entender o essencial.

Fui.......

Anónimo disse...

o melhor........
diz para agente quantos sindicatos ou associações de trabalhadores tu conheces na china ou na russia

Anónimo disse...

Cazaquistão (ex-república da U.R.S.S.), 9º maior país do Mundo (maior que Espanha, França, Alemanha, Grã-Bretanha, e Itália todos juntos), actualmente com sensivelmente 15 milhões de habitantes.

Da Sibéria toda a gente conhece histórias de atrocidades feitas pela U.R.S.S., no seu próprio território e não em guerra contra ninguém.

O Cazaquistão é outra pérola, do bom “desenvolvimento” económico e social, fruto das políticas comunistas… sendo uma das repúblicas da ex-URSS, serviu de cobaia da elite soviete como:
• Centro de testes nucleares durante largos anos;
• Grande plano de irrigação das vastas planícies que serviam essencialmente para pastoreio.

O resultado destas duas medidas típicas do “planeamento comunista” foi:
• Provocaram provavelmente a maior catástrofe ambiental de sempre, tornando um dos maiores lagos do Mundo, o Aral (com dimensão sensivelmente de 70% de Portugal), num charco imundo, que os mais pessimistas prevêem secar durante a próxima década, tendo neste momento menos de 30% da sua área original. As margens nalguns pontos recuaram mais de 80Km; 80% das espécies da zona desapareceram.

• Devido à fome e à repressão política cerca de 40% da população foi dizimada (sim foi morta), o que é muito mais do que os Franceses mortos na II Guerra Mundial, muito mais do que os mortos provocados pelas bombas de Hiroshima e Nagasaki juntos… só que o Cazaquistão não estava em Guerra, estava a ser vilipendiado como Sociedade Comunista pelos seus “irmãos” russos.



Saudações Socialistas

Jorge Beja

Anónimo disse...

O PCP foi o PARTIDO que criou a oposição ao regime salazarista, os seus militantes foram perseguidos, presos e torturados, ninguém pode desmentir isso. - AVP

É preciso também recordar os outros, não comunistas (ou socialistas, já agora), que foram igualmente perseguidos, presos e torturados; e sem terem o apoio para fugirem para a URSS ou quejandos.

Anónimo disse...

Jorge, deve precisar de medicação psicotrópica ou então vai ter de me explicar muito bem no que é que os erros de uns comprometem outros que com eles nada têm a ver.

Para não se esgotar em pensamentos e perturbar as fragilidades, eventualmente, congénitas, faço-lhe um desenho: o PCP, PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS, sempre assim foi, define-se pela sua própria identidade, estatutos, programa e uma estratégia política inspirada nos valores (de esquerda) da ideologia Marxista.
Por isso e só por isso é sério, legítimo e aceitamos ser avaliados!

O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS tem uma orgulhosa história de 88 anos de idade.
O PCP tem uma história coerente de luta constante em defesa dos trabalhadores, do povo, da Liberdade, da Democracia, da Soberania e da Independência do nosso país, Portugal.
Já o mesmo o seu partido, o PS, não pode dizer por, entre muitíssimas outras coisas, não acautelar os interesses nacionais com graves consequências daí decorrentes.

Por essa história o PCP foi a força política que, no combate à ditadura fascista e pela libertação do nosso povo, mais repressão sofreu. E muitos dos seus militantes pagaram com a vida o preço da Liberdade que, felizmente, hoje usufruimos.
A mesma liberdade que permite a todos os Bejas anticomunistas desta terra manifestarem as suas aleivosidades contra quem, como o PCP, devia merecer respeito.

Só com desonestidade e má fé os Bejas deste nosso país se podem atrever a questionar a idoneidade histórica do PCP.

Não são os Bejas buçais deste nosso país, por mais maquilhagem e maneirismos que apresentem, nem o PS ou qualquer outro que têm autoridade moral ou histórica para nos darem lições.
Nesse âmbito podemos aconselhá-los.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

O melhor conselho que o VOSSO MELHOR AMIGO pode dar é sobre o que queria fazer do NOSSO PAÍS:

Um SATÉLITE da GLORIOSA URSS União das Repúblicas Socialistas Soviética.

Entregar Portugal aos RUSSOS.

Graças a Deus que houve um 25 de Novembro, senão nem sequer direito à liberdade de expressão tinhamos, tal como desejou o laureado José Saramago.

AV disse...

"É preciso também recordar os outros, não comunistas (ou socialistas, já agora), que foram igualmente perseguidos, presos e torturados; e sem terem o apoio para fugirem para a URSS ou quejandos."

Para que fique claro, eu disse o PCP foi o PARTIDO!

O MUD, depois CDE, não eram partidos, mas sim Movimentos antagónicos ao Estado Novo.

Cidadãos anti-salazaristas, foram presos e torturados de todos os quadrantes políticos desde Nacionais-Sindicalistas, muito próximos do fascismo, como Rolão Preto, Monárquicos Integralistas que não aceitaram integrar-se na União Nacional, Socialistas Republicanos, Católicos anti-salazaristas etc.

AVP

Anónimo disse...

O que o PCP deseja para o nosso país está desde sempre e, mesmo antes do 25 de Abril de 1974, publicamente mencionado nos programas definidos pela organização nacional e ratificados em congresso:

__Democracia pluralista,
__Independência e soberania nacional,
__Organização económica na base da nacionalização dos sectores-chave da riqueza nacional em coexistência com um sector cooperativo e o importante e indispensável sector das micro, pequenas e médias empresas,
__Política internacional no respeito da Paz, da Solidariedade, da Independência e da Soberania de todos os Povos.
__(...)

Para mais informações, é favor visitar (sem qualquer compromisso), em quaquer ponto do país, uma sede do PCP e solicitar o mais recente programa político nacional ratificado em congresso.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

“Melhor amigo de alguém”, mas pensa que está no Congresso do PCP, para estar a repetir a cassete que oiço desde há mais de 30 anos, daquilo que de facto são bonitas ideias, mas só isso.

Quando eu tinha os meus vinte anos, havia um homem com alguma deficiência mental, que aparecia de vez em quanto na Moita (acho que era do Montijo), fazia-se passar por empresário e fazia-nos rir a todos, também tinha ideias porreiras, e algumas, segundo ele, chegou a concretizar, assim tinha entre outras, duas fábricas “sui generis”, uma endireitava bananas, outra era uma fábrica de água quente… sempre que oiço algumas pessoas do PCP/CDU a repetirem a cassete lembro-me do tal “empresário”.

Eu “um Beja” respeito o PCP como partido, como principal combatente da ditadura Salazarista, apesar de não terem sido os únicos, grande parte dos presos políticos eram oriundos do PCP. Factos, acho que indesmentíveis.

Quanto ao resto do “seu” discurso, vamos lá a desmascará-lo.

O que é que os “erros de uns comprometem outros que com eles nada têm a ver”, mas será que eu li bem? Então eu faço um comentário sobre uma ex-República Soviética (Cazaquistão), e o “Sr.” diz-me que o PCP nada tem a ver com isso… que eu saiba, o PCP cresceu à sombra ideológica e financeira da URSS. As sociedades mais idolatradas pelo PCP foram todas aquelas que rebentaram (URSS, RDA, Polónia, Checoslováquia, …), e agora querem passar uma borracha só porque têm vergonha. As referências que se fazem aos vossos modelos de Sociedade Ideal têm que ser feitos, até porque de facto e no concreto em Portugal, o PCP ainda não mostrou do que é capaz, porque o Povo que vota livremente ainda não o quis, portanto o que temos são palavras, e só para dar um exemplo também o Hitler começou com “bonitas” palavras.

“Coerente”, quem pode ser coerente defendendo um dos poucos baluartes Comunistas que é a Coreia do Norte.

“Defesa do povo, e dos Trabalhadores”, como não sabemos do que são capazes, lá temos que recorrer às vossas Sociedades, para ver o que era defender o Povo, os que abanavam a cabeça para cima e para baixo, safavam-se, os outros, lá iam para os Gulag’s.

“Liberdade” e “democracia”, não me faça rir… mas como vocês ainda não chegaram ao Poder… mas diga-me só uma nação em que o Partido Comunista tenha estado no Poder, e tenha mantido o sistema democrático, e a liberdade de expressão. Só um (eu sei um mas não lhe digo). Claro que no caso de Portugal não haveria esse risco, já que pertencemos à U.E.

“Soberania e Independência do nosso País”, presumo que isto implicaria sair da U.E. e da NATO, e de preferência aderir à COMECON e ao Pacto de Varsóvia (ah, tinha-me esquecido, já não existem), mas sempre se poderia fazer acordos preferenciais com a Mongólia, a Coreia do Norte, Cuba, tudo países defensores dos trabalhadores, é por isso que fecham as fronteiras, que é para os outros não puderem fugir para lá.

Faço sinceras vénias por todos os homens (muitos comunistas) que lutaram contra a ditadura Salazarista, mas o 25 de Abril, não foi feito pelo PCP, foi feito pelos militares que estavam fartos da Guerra Colonial, claro que alguns movidos por ideais Marxistas. E se EU “um Beja desta país”, e o “Sr.” estamos aqui a manter este diálogo, isso não se deve certamente ao PCP, porque se o PCP tivesse chegado ao Poder como em 1975 e o tivesse mantido de uma forma anti-democrática (que de outra forma poderia ser??!), hoje tal como noutros regimes ainda com resquícios do Comunismo, este blog e outros blog´s como este não seriam permitidos, e se calhar andávamo-nos a reunir às escondidas para poder falar livremente.

Quanto às “fragilidades eventualmente congénitas”, parto do princípio que o “Sr.” estava a olhar para o espelho…

Sinceramente, não acredito que “o melhor amigo de alguém” seja tão burro como por vezes aparenta ser, apesar de todo o “bonito” palavreado… acho que simplesmente faz o papel ordeiro de peça bem oleada na máquina que é o PCP.



Saudações Socialistas

Jorge Beja

AV disse...

Explique-me, "Nosso..." como, é que um partido que defende, a Independência e soberania nacional, tem nas suas listas para o Parlamento Europeu, um porco ibérico como o José Saramago, que além de querer acabar com a nossa independência nacional, tornando-nos uma região de "espanha", vive em Espanha e defende o império colionialista espanhol que tem reféns Pátrias como a Galiza, a Catalunha e o País Basco, e que ainda por cima é uma monarquia ?

AVP

Anónimo disse...

Se o Porco do Saramago pudesse acaba com o PRESUNTO e transformava tudo em "JAMON".

Anónimo disse...

comunistas ao poder já!

Anónimo disse...

Gostava que houvesse um comuna que tivesse a coragem de um dia discutir neste blog apenas o local e só o local Moita o concelho em movimento (que não sái da cepa torta) só isto sem nacional sem russias chinas coreias etc. apenas a gestão local

Anónimo disse...

Na Moita não há comunas.