Se o post anterior foi inspirado por um nosso comentador, este é resultante da rubrica Bolas Com Creme da Antena 3.
E no que consiste ?
Consiste numa refomulação curricular, em que se substituem as disciplinas que apresentam maior insucesso escolar ou aquelas que os alunos qualificam meramente como "chatas", o que tem toda a validade e legitimiodade como reclamação pelos padrões actuais de quem vendo definindo as políticas educativas em Portugal nos últimos 15-20 anos.
Vamos lá a isto:
Língua Portuguesa - área desnecessária nos seus moldes actuais. A juventude já não comunica entre si em português "literário" como se pode ver pelas msgs de tm e por alguns comentários deste blog. A comunicação escrita limita-se a aglomerados de letras com uma valor vagamente fonético e a falada cada vez parece mais a parte gaga de um diálogo de disléxcos profundos, quando não é apenas baseada no palavrão puro e duro. Para além disso, quem quer saber português, se o que interessa é saber inglês ou chinês para trabalhar nas esplanadas do Algarve ou para emigrar para a China para trabalhar nos têxteis de lá ?
Matemática - a disciplina supérflua por definição. Há computadores, há máquinas de calcular, as caixas dos supermercados até já indicam o troco que é preciso dar aos clientes e os cartões de crédito e de pagamento automático até evitam que se mexa em moedas, para quê aprender a tabuada, saber fazer cálculo mental e outros anacronismos do género ? A Matemática devia ser exigível apenas a quem fosse para Arquitectura, Engenharia, Medicina ou Direito que é para os primeiros saberem fazer uns cálculos básicos e os outros calcularem bem os seus honorários. Disciplina a substituir por mais horas de Estudo Acompanhado.
Ciências da Natureza e Biologia- disciplinas a manter, desde que se não fale em nada vagamente próximo da sexualidade (opinião das associações de pais de filhos numerosos, defensoras em paralelo do ensino do Creacionismo mais asséptico e assexuado, em que todos os seres se reproduzem por cissiparidade) ou que só fale disso (opinião dos filhos numerosos e não só). No fundo ver o mundo natural como uma imensa orgia, ajudaria a compreender melhor a evolução das espécies, a sua variedade e riqueza. Talvez assim, fosse possível sensibilizar a juventude para a preservação da Natureza, apresentando-a como um imenso bordel.
História - outra das disciplinas mais supérfluas do actual currículo. O que interessa o que ficou para trás, o que fizeram os mortos ? Só devia ser obrigatória a candidatos a concursos televisivos. A substituir por horas de Informática Aplicada, em jogos como o Civilization, o Caesar ou o Age of Empires. Era tudo muito mais lúdico e o sucesso estava garantido. Quem quer aprender cultura geral faça uma busca na Internet, que está safo.
Geografia - Allô ? Alguém ouviu já falar em GPS ? Para que é preciso saber Geografia ? É pá, a malta está aqui, prontos, e quer ir para ali ou acolá, não é preciso saber mai'nada. Coordenadas geográficas para quê ? Pontos cardeais ? Se o Presidente da América, teoricamente o homem mais poderoso do mundo, chegou a essa posição sem saber distinguir os países da Europa, localizar as cidades num mapa e confunde todo o Médio oriente, apenas sabendo o caminho para os ranchos do Texas e estâncias de férias, qualquer outra pessoa se safa sem isso.
Francês - Mas quem é que ainda fala francês, tirando os franceses, meia dúzia de belgas, uma série de africanos pobres e uns indígenas espalhados por umas ilhotas das Caraíbas e pouco mais? A esquecer. É que nem há bons programas e jogos de computador franceses. O mesmo se aplica ao Alemão e a quase todas as outras línguas vivas, embora o Sueco e o Italiano tenham naturais vantagens.
Inglês - Sim a disciplina do futuro, para todos os que queiram comuniucar com os soldados americanos quando eles decidirem salvar a nossa Democracia e para podermos fazer declarações emocionadas à CNN. Também é bom para aceder a certos sites da internet e perceber quando é para dar o número do cartão de crédito.
Física e Química - matérias muito confusas, com leis muito rígidas, em que tudo se perde, tudo se ganha e tudo fica na mesma, a menos que rebente o laboratório. Na prática, só serve para dar ideias a futuros terroristas. A substituir com urgência por outra área também ligada à mistura de substâncias como, por exemplo, Preparação de Cocktails e Molhos de Salada, algo muito mais útil para o futuro profissional dos jovens.
Há mais, mas vou ficando por aqui, porque só agora reparei que andei anos a fio numa Escola que não me soube preparar para o Presente.
AV1
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário