Muita gente fala da viragens ao centro e direita de antigos esquerdistas ou não-tão-assim-esquerdistas mas à mesma de esquerda. No entanto fala-se menos - Freitas do Amaral à parte - de personalidades da direita que com a idade passaram a ter uma visão do mundo diferente da que tinham, se não em termos puramente ideológicos pelo menos em termos geo-estratégicos.
No caso da guerra no Iraque são várias as vozes deste tipo, sendo caricato ver Pacheco Pereira e José Lamego a defenderem a intervenção americana e Nuno Rogeiro e Adirano Moreira na barricada oposta.
Hoje, na Visão, na sua última página vem uma excelente e lúcida crónica, exactamente de Adriano Moreira, sobre o fiasco americano no Iraque. Pela acutilância e inteligência vale uma boa dezena de artigos de bloquistas ou comunistas inflamados sobre o assunto.
Entretanto, o esperado relatório do Iraq Study Group, um comité bipartidário também conhecido por Comissão Baker-Hamilton disponibilizou hoje as suas conclusões que também já se podem encontrar em livrinho na Amazon. Em conjunto com as audiências e declarações de Robert Gates, o novo Secretário da Defesa americano é o anúncio do fim da presença americana tal como a conhecemos no Iraque. Resta saber quando, como e quem vai limpar a porcaria que lá deixaram.
AV1
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
que também já se podem encontrar em livrinho na Amazon
Cum caraças! Isto é que é mesmo à americana.
Ainda não tinha ebm esfriado na mão do presidente e já 'tava no prelo para vender.
Isto é que é o Direito do Acesso à Informação a todo o vapor... ou ao vapor de quem tem uns cobres e acesso à net.
É só $6.57 e está aqui!
Até mais.
Enviar um comentário