Uma leitora devidamente identificada, enviou-nos este texto, que aqui publicamos.
Em 1974/75 a carga horária também era parecida, com disciplinas como "Ecologia", onde iámos ver os sapos e os girinos no parque da Moita e mais uma porrada de disciplinas que não serviram absolutamente para nada, a não ser para nos empatar todo o dia, com aulas de manhã à noite.
Depois entre 1976 a 1982, passamos por mais de 5 reformas no ensino, até dar no que somos hoje, uma nação de semi-analfabetos, que, ou foram para funcionários públicos, (e não me estou a referir aos professores), ou são vocacionados para integrar o poder local e nacional.
AV2
"Onde estão as melhores escolas do mundo?
Claro! Está certo Em...Portugal
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico.
Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente!
DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES
1. Língua Portuguesa 2. História 3. Língua Estrangeira I -- Inglês 4. Língua Estrangeira II -- Francês 5. Matemática 6. Ciências Naturais 7. Físico-Químicas 8. Geografia 9. Educação Física 10. Educação Visual 11. Tapeçaria 12. Educação Visual e Tecnológica 13. Educação Moral R.C. 14. Estudo Acompanhado 15. Área Projecto 16. Formação Cívica
É ISSO - CONTARAM BEM - SÃO 16 ( dezasseis)> Carga horária = 36 tempos lectivos
Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o Portugal?
Somos demais, mesmo bons!
MAS NÃO FICAMOS POR AQUI !!!!
A Escola ainda:
Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso;
Integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formação para isso;
Não pode esquecer os outros alunos, "atestado-médico-excluídos" que também têm enormes dificuldades de aprendizagem;
Integra alunos oriundos de outros países que, por vezes não falam Português.
Tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos como:
Currículos Alternativos Percursos Escolares Próprios Percursos Curriculares Alternativos Cursos de Educação e Formação
MAS AINDA HÁ MAIS...
A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:
Educação sexual Prevenção rodoviária Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares,etc. Preservação do meio ambiente Prevenção da toxicodependência, etc, etc...
"peço desculpa por interromper, mas... em Portugal são todos órfãos?"(possível interpolação do ministro da educação da Finlândia)
Só se encontra mesmo um único defeito: Os professores.
Uma cambada de selvagens e incompetentes que não merecem o que ganham, trabalham poucas horas, comparem com os alunos, vá, vá comparem.
Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados,
Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam constantemente atentos e calados na sala de aula, etc e depois ainda ficam aborrecidos por os alunos lhes faltarem ao respeito!!
Olha que há cada uma!
No melhor pano cai a nódoa..."
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