sábado, dezembro 09, 2006

O TGV e a nova ponte Barreiro/Chelas

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto declara que, "A ponte deve ser rodo-ferroviária. As duas opções previstas a nível (TGV e comboio tradicional) vão também ajudar o concelho e a região".
Não concordo sr. presidente, acho que uma nova ponte só vai trazer mais carros particulares para dentro da cidade de Lisboa o que só pode ser agravante do estado caótico do trânsito em Lisboa. A nova ponte que espero nunca seja feita, terá como principal objectivo a travessia do TGV, que se Deus permitir também espero que nunca se concretize tal estupidez e despesismo sem sentido e com intuitos anti-nacionais e de servilismo a interesses espanhóis a que só os porcos ibéricos podem acordar. O desenvolvimento do concelho do Barreiro e da região que este eleito presidente pelo PCP, declara que esta ponte irá trazer, não será para os habitantes da nossa região, mas sim para os tecnocratas, políticos e empresários espanhóis que assim terão mais facilidade de se deslocarem à nossa Pátria para mais rápidamente a saquear.
A solução para o desenvolvimento da nossa região e da margem sul em geral, seria uma ponte entre o Barreiro e o Seixal com ligação à rede de Metro e uma interligação rápida com toda a margem sul, alargando a linha depois ao Barreiro com uma ligação por comboios rápidos entre Setúbal e o Barreiro, ou mesmo a continuação do Metro da margem sul, até Setúbal.
A melhoria da nossa rede de caminhos de ferro tradicional e a reactivação de estações agora fechadas, especialmente no Alentejo, para nos aproximar rápidamente dessa região e da zona envolvente à barragem do Alqueva, aliada à implantação de um aeroporto internacional em Beja, isso sim seriam factores de desenvolvimento da nossa região, da região do Alentejo e da região do Algarve, contribuindo isso para um aumento da população e das ofertas de trabalho e qualidade de vida destas regiões.

AV2, aproveito para publicar um texto de Alexandre Patrício Gouveia, que acho pertinente e com o qual me identifico.

7 comentários:

Ponto Verde disse...

Esta nova ponte só faz sentido como o novo Aeroporto em Rio Frio e não na OTA.

Mário da Silva disse...

Ou como novo aeroporto em Beja.

Já para lá se prepara um interface de mercadorias China-África que irá ser um pólo de desenvolvimento para todo o Alentejo central -- se fôr bem negociado -- por isso é um bocado incomprensível não aproveitar e colocar lá o novo aeroporto internacional.

Uma linha de TGV que funcionasse para levar as cargas por via terrestre -- conforme foi apregado pelo governo -- para Espanha e Europa faria todo o sentido passar por esse aeroporto e aí faria também sentido a linha estender-se até Lisboa para colocar os pasageiros na capital em cerca de 20min, o que não é nada de extraordinário, e esse aeroporto poderia ser realmente pólo de desenvolvimento e uma plataforma de carga e passageiros rentabilizável e qu iria servir para desenvolver o país e aliviar a pressão sobre a Grande Lisboa.

Além de que Beja não tem de certeza tantos problemas ambientais como Rio Frio e a Ota (REN, Rede Natura, terrenos agrícolas de excelente qualidade, floresta, impacto na Reserva do Tejo), nem tantos problemas técnicos ou de expansão como a Ota (nevoeiro, inundações, falta de expansibilidade).

Sobre a opção Beja vêr aqui

Até mais.

Mário da Silva disse...

Faltaram dois links:

"Aeroporto de Beja" in DN
AEROPORTO DE BEJA – COMO É?" in Pontapé na Lógica
Portela, Ota e Rio Frio in Grande Estuário
OTA destrói habitats in Quercus Lisboa

Até mais.

AV disse...

A ponte Barreiro Chelas não faz sentido sem o TGV e o Tgv não faz nenhum sentido para Portugal, o aeroporto não faz sentido na OTA, mas faz sentido um aeroporto em Beja, com ligações de comboio rápido para o Algarve e Lisboa, isto sim desenvolve o centro-sul do País e facilita os turistas que desejam ir para o Algarve.

AV2

Mário da Silva disse...

Tal qual a minha opinião, caro AV1.

Mário da Silva disse...

Caro AV2. Caro AV2 :)

Desculpe lá o lapsus numerae...

AV disse...

E, só aos iberistas mais, mais porcos, faz sentido tirar o Aeroporto da Capital do Império !
Qual será depois a sensação de em Lisboa não existir um Aeroporto, será que todos nós que nos orgulhamos da nossa Pátria iremos deixar que isso aconteça ?
A vergonha não nos cobrirá a cara ?
Atenção aos poderes militares, apelo a que se faça uma nova Revolução, para acabarmos com esta corja de políticos corruptos e de porcos ibéricos !
Morte aos arquistas !

AV2