quinta-feira, julho 30, 2009

Barreiro-Moita: O eixo dos caloteiros ribeirinhos

Estive a analisar mais em detalhe a situação dos pagamentos das câmaras da nossa zona e a evolução dos prazos de pagamento entre o final de 2007 e o final de 2008.

A evolução é a seguinte, por ordem decrescente:

Barreiro, passou de 192 para 237 dias.
Moita, passou de 113 para 192 dias.
Alcochete, passou de 126 para 151 dias.
Seixal, diminuiu de 97 para 63 dias.
Montijo passou de 14 para 31 dias.
Palmela, diminuiu de 47 para 19 dias.
Almada, passou de 9 para 13 dias.

Daqui se prova que o problema não é da cor partidária, visto que Almada, Palmela e Seixal têm situações muito melhores e evoluções bem favoráveis.

O problema mesmo é da má gestão financeira dos recursos e daquilo a que acusam Santana Lopes em Lisboa, ou seja, de financiar a autarquia à custa dos fornecedores.

Que, em muitos casos, são pequenas e médias empresas, com todos os problemas associados a este tipo de atrasos de seis meses nos pagamentos para a sua sobrevivência.

9 comentários:

Anónimo disse...

Você, se quizer ser honesto, tem de considerar que as autarquias citadas têm um orçamento muito, mas mesmo muito, superior ao da Moita, proporcionando-lhes uma capacidade de realização e de resposta aos encargos financeiros muito superior à nossa.

Tem de considerar que se os governos ps/psd+cds não deixassem há muito e ilegalmente de cumprir a Lei das Finanças Locais com prejuízo e protesto de todos os Municípios, em particular os mais pequenos e economicamente parcos, a realidade era outra e o seu estapafúrdio discurso anti CDU não existia.

Tem de considerar que se os governos, ao longo do tempo, psd/cds e mais recentemente o do ps não mantivesse abusivamente com a autarquia uma dívida, Pavilhão José Afonso A./Vedros, há 4 anos=1440 dias(isso não o incomoda?!), no valor de Meio/Milhão de Euros, o seu discurso era outro ou então ficava de boca fechada por não ter patronos.
Quem lhe desse trabalho.

Isso tudo para dizer que a razão da sua existência e da pseudo oposição local que penosamente se arrasta, é apenas para denegrirem e dizerem mal por dizerem.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

O orçamento das outras autarquias é maior porque são autarquias maiores.
A QUESTÂO CENTRAL que o NOSSO/VOSSO MELHOR AMIGO não aborda é que sendo autarquias muito maiores, como o SEIXAL ou ALMADA o NIVEL DE COMPLEXIDADE E OS NIVEIS DE ORGANIZAÇÃO TERÃO QUE SER MAIORES. E SÂO MESMO MUITO MELHOR ORGANIZADAS.
A MOITA, autarquia RIDICULA, não tem organização, ninguém controla orçamento, ninguém controla gastos, ninguém controla nada.

E SEM ORGANIZAÇÃO E MUITA INCOMPETÊNCIA o resultado será pedir um novo pedido de sanemamento.

TCHAU

Anónimo disse...

AUTARQUIA DA MOITA: NOVO PEDIDO DE SANEAMENTO FINANCEIRO.

AV disse...

Se tem um orçamento menor é porque tem menos população, menos área (Barreiro) e nesee caso podem sempre gastar menos.
Digo eu que não percebo nada disto.

Anónimo disse...

o mal não é esse
é que toda a merda que é corrida das outras autarquias vem parar á moita
e ó nuno cavaco sabes quem é

Anónimo disse...

Já agora, caro "melhor amigo", se a divida tem 4 anos e o Sócrates governa há 4 anos e meio... o que raio é que o governo do PSD/CDS que foi quem fez a obra, tem com a divida??? Já sei! Óbvio! vai na volta a culpa da divida deve ser do vereador Luis Nascimento.

Anónimo disse...

Naturalmente. Desde o governo central passando por todos os os 5 poderes instituidos, Portugal é um País endividado!

Por isso, e a minha aposta vai nesse sentido, derrubemos o sistema liberal e capitalista,onde se monta a mentira e a aldrabisse!

É só isso!!!
do Catraio, um abraço

Amigo do Sócrates e do Lobo disse...

Ao "O vosso melhor amigo". Como se pode ser tão estúpido e sectário. Claro, tendo um tacho ou mordomias pagas pelo poder moiteiro da câmara. Por acase sabe que a questão do pavilhão da escola José Afonso está para derimir em tribunal entre a CMM e a DREL? Sabe que a DREL queria pagar em Fevereiro, aquando das transferências do Orçamento Geral do Estado e que o sr. presidente da câmara não aceitou e ameaçou (e fez) meter o estado em tribunal para receber? Resultado, o Fevereiro já lá vai, o Julho também, e quando vai assim receber? Afinal não há só arrogância no Sócrates, há no Sr. Lobo também. Ou não? Quem semeia ventos colhe tempestades. Ou será que não é mesmo isso que o PCP e a câmara querem?

Anónimo disse...

Ouça lá, se a dívida tem quatro anos=1440 dias porque é que até Fevereiro deste ano não foi paga? Afinal o seu governo PS é ou não caloteiro?

Independentemente de tribunais, aqui a câmara tem toda a razão, se vocês(PSs) no exercício de funções governativas fossem gente de boa fé e séria podiam, a lei permite-o, ter liquidado a dívida que fizeram há 4 anos=1440 dias e colocado um ponto final no processo judicial.
Porque não o fazem? De que estão à espera?
Por acaso entendem que 4 anos=1440 dias é pouco tempo para pagarem as vossas dívidas e dessa perspectiva os outros é que "estão mal" e, já agora, ainda têm de vos pedir desculpa?

Esse comportamento não abona nada em vosso favor e só comprova que não são gente de bem.
O que vocês na verdade não querem é honrar compromissos e pagar o que devem.
O resto, é conversa de mau pagador!

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.