segunda-feira, julho 27, 2009

Resposta do Luís Nascimento à nossa dúvida

«… Luís Nascimento em condições de esclarecer o povo do concelho, alhosvedrenses, banheirense, moitenses, sarilhenses, etc, moiteiros, amoitado, sobre a sua eventual política de coligações pós-eleitorais, na eventualidade da ausência de uma maioria absoluta?»

Esta foi a questão colocada pelos autores do Blog a 25/07

Como pessoa frontal que sou, não me esquivo de responder, solicito é que me passem a enviar as questões para o meu mail, responderei a todas!

1º - Segundo as últimas sondagens de que eu tive conhecimento (já com um mesito de atraso, é verdade), a CDU tinha 4 vereadores e meio, o PS 2, o PSD 1 e meio e o BE 1.
O que significa que se não houver maioria é porque consegui cumprir o meu objectivo, elegendo o segundo vereador e retirando a maioria à CDU.
Mas isso também significa que o partido que teria só um vereador, e portanto, o de mais fácil de negociação com a CDU seria o BE.
(Pela lógica invertida de alguns, o meu objectivo e a entrada de 2 vereadores do PSD, seria a sorte do Raminhos – mas eu não penso assim, penso que seria a sorte do nosso concelho).

2º - A lei, com a qual eu não concordo, prevê a eleição por método proporcional de Hondt dos vereadores. Considero isto absurdo, seria o mesmo que eleger por método de Hondt o governo. Para mim, o correcto seria existir somente a eleição da Assembleia Municipal e lá ser eleito o órgão de gestão (câmara), tal como a assembleia da república elege o governo.
Se assim fosse, poderíamos falar de coligações pós eleitorais… mas tal não acontece! Ou seja, queiramos ou não, 2 eleitos do PS, 2 do PSD (espero eu) e 1 do BE, farão parte do próximo executivo da câmara, tal como 4 da CDU.

3º - Pelouros – A atribuição de pelouros é, segundo a lei, da exclusiva responsabilidade do presidente. Podendo ele convidar a ocupar pelouros todos os 9 vereadores eleitos, ou apenas 3 (exacto… só é obrigado a convidar mais 2 para além dele, e quem julga que têm de ser 5 devia consultar a lei).

4º - Pelouros serem igual a coligação – Isto é falso! No Seixal há um vereador do PS e um do PSD com pelouro, e a CDU teve maioria, não precisava de “coligação”, em Palmela – e uma vez que falaram do Octávio Machado, candidato do CDS – a CDU também teve maioria. O convite a ocupar pelouro não se prende com isso.
Já agora, no Barreiro onde o PSD ocupa um pelouro e o PS também ocupou um até há pouco tempo (só se demitiu do pelouro com a proximidade das eleições), foi o vereador do PSD que denunciou as entregas de projectos fora do prazo do concurso que fez o Barreiro não ter verbas.
Ou seja, vereadores com pelouro podem ser oposição à gestão.
Aproveito aqui para dizer que se ganhar (e eu sei que é pouco provável, mas em democracia é possível), convidarei a ocupar pelouros, eleitos de outros partidos, mesmo que essa vitória fosse por maioria absoluta (hipótese académica)… o que não significava que havia “acordo” ou “coligação” com eles, haveria sim um respeito pelas suas opiniões e uma garantia de tempo e condições para apresentarem propostas.

5º - Eu aceitar pelouro? Se outro ganhar ( e isto fica válido também para as hipóteses académicas das vitórias do PS e do BE)–

a) Não aceito um qualquer pelouro, portanto a primeira questão é que só aceitaria alguns pelouros nos quais faria um bom trabalho… peço desculpa mas há matérias que eu sei, e há outras que não – e só aceito trabalhos que sei que vou cumprir bem! Verbos de encher já conheço muitos!
b) Não aceito pelouros só pelo “enfeite”. Com as minhas desculpas ao António Duro (que há 8 anos, quando foi vereador, aceitou pelouro e ainda hoje fala nisso, ou ao meu amigo Octávio Machado, que em Palmela também aceitou pelouro nas mesmas condições), eu sou diferente! Ou sou, ou não sou… mas não ando a fingir, ou como diz o povo “a enganar a perna à rã”.
Quer isto dizer, que há condições! Desde a equipa, a remuneração (é verdade, não é alta para os meus padrões, mas tenho consciência que a ter pelouro teria de largar as empresas e baixar os padrões… mas teria de comer!), o orçamento do pelouro, a liberdade dada ao pelouro e ainda que outros vereadores iriam ocupar pelouros – um destaque para os vereadores dos pelouros próximos, sou muito esquisito nas companhias com quem trabalho!
Mas se for um pelouro de poder e sem proximidade com outros pelouros, se o orçamento se mantiver, se puder formar uma equipa (acho que já são “ses” a mais), gostava de demonstrar como se pode fazer MAIS e MELHOR com os mesmos meios…
Se quem ganhar, não sendo eu, convidar uma pessoa de cada partido a ocupar pelouro, não será por minha causa que não haverá um consenso!
Mas mesmo nessa situação – aviso já que sou esquisito!

Esclarecido o assunto, permitam-me, com todo o respeito que sempre tive pelo AlhosVedrosAoPoder, perguntar:

Porquê a mim a questão?
O mais óbvio de convidar, não só pelo resultado, mas também porque é mais meigo e vai facilmente em conversas, basta falar ao coração e recordar que são, como se gostam de intitular “o grupo da Cuba” é o Raminhos do BE.
O António Duro, do PS, quando foi vereador aceitou pelouro – por sinal foi vereador do pelouro do ambiente, no mandato em que em todas as câmaras se fizeram as ETAR’s e aqui na Moita não se fez (mas isso é um aparte).
Porquê a questão a mim?

Será que é importante para alguns que existam 7 pelouros na futura câmara 4 para a CDU, 2 para o PS e 1 para o BE, mas que os dois do PSD não tenham pelouro?
Será que há o receio, neste concelho, que as pessoas percebam que a qualidade dos autarcas do PSD é uma mais valia e deixem de ter receios de votar no PSD?

Não se assuste, camarada AV… acordos de coligação, não farei com ninguém! Auxiliar a governação da câmara, farei a todos. Mas isso já faço, quando crítico, quando apoio algumas medidas, quando bato e me enfureço com outras medidas, é para ajudar o Concelho! Algumas pessoas podem pensar que ajudar o concelho é dizer sim a tudo, eu não penso assim!

Mas quando critico, quando voto contra, é com a profunda certeza de que a proposta vai prejudicar o concelho.

Disponha sempre
Um abraço
Luis Nascimento

9 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está uma prosa digna de um qualquer jogador de poker.

Só Bluffs!

Já tivemos um presidente de camara (da CDU) qque passava as noites no casino do Estoril, e por isso o ordenado não lhe chegava, agora temos um candidato em tudo semelhante!

Ele é administrador de empresas,
ele é o magnata dos vencimentos,
ele é o supra-sumo da esperteza,
ele é o topo da sagacidade.

Com ele o concelho vai mesmo ao topo da tabela.

Mais, é esquisito!
Obrigaria os outros partidos a escolher outros pessoas para vereadores da sua preferência!

Talvez a mulher, o sogro, o cão ou o gato.

Porque, tem militantes? Só atrapalham!
Tem estrutura? Não precisa!

É o verdadeiro Sancho Pança sem Dom Quixote e sem Rocinante.

J.M.Antunes

Anónimo disse...

Tenho a impressão, só a impressão que o Sr. L.N tratou como tansos os autarcas PSD que aceitaram pelouros - no Barreiro, Seixal e Palmela e já agora na Moita...serão?
É obra numa cacholada ia matando uma remessa de "coelhos".

Mas uma coisa ele está certo - apresentou-se tal qual é: esquesito, só papa a papa que quer e mais - não vai atraz de fantasias - só as verdades!

Sem tirar nem por seria o meu candidato!

Mas a verdade é durona, não de Duro, mas sim do povo eleitor!

E, pelo que parece, até sabe fazer contas! E esta ehm!!! Vá lá um homem espojar-se...
De O Catraio um abraço

Anónimo disse...

Parece que o Sr. Luis Nascimento ficou enfurecido com o PS.
Isto porque na passada sexta não teve ninguém na apresentação dos candidatos, enquanto o PS teve o restaurante a abarrotar na apresentação do Soeiro e companhia.

Sr. Nascimento, ponha-se a pau porque com o bloco a crescer poderá até ter dificuldades em continuar com o seu lugar nas águas furtadas.

Não vê que o PSD na Moita não tem ninguém? E a prova disso é a escolha de um puto de 18 anos para nº 2 da lista para a Assembleia de Freguesia da Moita.

O desespero é tão grande que até ataca os jornalistas, como fez ao Rostos: http://ncane.com/7m6k

Anónimo disse...

MAIS UM OPORTUNISTA SEM VERGONHA.

E SEM CARACTER.

Para responder a uma pergunta tão simples, não precisava de fazer futurologia (onde é que será que o PSD mete 2 vereadores? Só na China, mesmo assim não sei), nem degradar-se, arremessando para a conversa o DURO e o RAMINHOS ("mais meigo...?".

ÓH HOMEM o AVP só queria saber se era SIM ou era NÂO.

Já todos sabemos que é SIM, que vais viabilzar o executivo CDU que tanto criticas, dizendo que até de certo modo, de alguma maneira, que reflectiste melhor, que não esyeavas bem certo, que havia alguma desinformação, E ATÉ CONCORDAS COM O PROGRAMA DA CDU.

Vai-te embora ABELHA.

Anónimo disse...

Este Nascimento é um pandego, um verdadeiro actor cómico-trágico. começa por dizer só aceitar pelouros d coisas que ele saiba. Eh eh, fica sem pelouro outra vez então. E queria ser presidente, eh eh, sem saber nada de nada e de coisa alguma em particular. Tem uma sondagem, feita em casa dele, é que parece que o sogro não vai votar nele, ao que se diz. E essa dos 2 vereadores do PSD é de rir ás lágrimas. O PSD tem muitas, mas muitas hipóteses sim, mas é de ele nem entrar. O Duro do PS tem mais simpatias no eleitorado do PSD do que ele, e vamos ver. O que gosto dele então é das contas matemáticas que faz, ou seja dando sempre a vitória á CDU. É neste Nascimento e neste PSD da Moita que querem que quem quer correr com a CDU que alguém sério vai votar? É que o homem nem de história local sabe, pois o Duro foi vereador há 16 anos e não 8 e o tratamento de esgotos não era do pelouro do homem. Oh Nascimento, cá para mim está com dor de corno do rapaz do PS! "As minhas empresas", é lá, deve ser cá o Belmiro da Moita. É como o seu amor tauromático, das tardes passadas na Monumental de Almada. Que grande idiota. Mas rir faz bem ao povo e estes bobos fazem-nos rir.

Anónimo disse...

Lá está o PS a piscar o olho ao eleitorado laranjinha, não lhes chega todos os ex-comunistas que têm nas listas e a simpatia dos anarco-bloquistas da blogosfera!

Anónimo disse...

Bem o Nascimento apenas escreveu a verdade. Alguém acredita que o Duro, que ninguém conhece, possa ganhar a Câmara? E também referiu as responsabilidades do Duro como vereador do Ambiente, onde nada fez a não ser "segurar" a sua posição, sempre com guerras com o Epifânio.

Parabéns Luís Nascimento. Não ganhas 2 vereadores, mas tu fazes falta!

Anónimo disse...

Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades.
Mas que bela oposição!
Assina: vizinho do sportinguista

Anónimo disse...

Esse Luis é um one man show e parece que gosta de estar rodeado de moiteiros para se sentir bem. O puto de 18 anos já se fartou de falar mal dele, mas agora quer é palco para mostrar a sua explendida ignorancia (a ficar a condizer com o resto da maralha)
E parece que o Nascimento quer afastar a miuda da JSD que foi a unica capaz de fazer alguma coisa pelos laranjinhas locais. Parece que ela lhe faz sombra...

C. Santos