sábado, dezembro 02, 2006

Já chegou ao Público

A SUSPEITA
Moradores acusam Câmara da Moita de favorecer interesses imobiliários
Moradores e proprietários da Várzea da Moita e das localidades da Barra Cheia, Brejos da Moita e Rego d"Água, daquele concelho da margem sul, denunciaram esta semana na Assembleia da República o alegado favorecimento de um pequeno grupo de empresas imobiliárias por parte do município local, no âmbito da revisão do Plano Director Municipal. Os moradores, que foram recebidos nos grupos parlamentares do PS, do Bloco de Esquerda e do PCP - depois de se terem avistado com deputados do PSD e do CDS/PP -, contestam a versão final da proposta de revisão do PDM, aprovada no fim de Outubro pela maioria comunista da Câmara da Moita, com os votos contra do PSD, PS e BE. De acordo com os queixosos e com os vereadores da oposição, a proposta aprovada propicia enormes lucros aos poucos proprietários de cerca de 460 hectares de terrenos que foram desanexados da Reserva Ecológica Nacional (REN), passando a ser urbanizáveis, ao mesmo tempo que prejudica centenas de pequenos proprietários, cujas terras, com perto de 900 hectares e até agora agrícolas, passaram a pertencer à REN. Em consequência, afirmam, a própria actividade agrícola desenvolvida por parte deles é posta em causa e torna-se praticamente impossível construir seja o que for, incluindo instalações de apoio à agricultura. Na fase de inquérito público do novo plano foram apresentadas 314 reclamações, algumas delas com centenas de assinaturas. Os responsáveis camarários têm negado todas as acusações, sublinhando que o processo contou com o acompanhamento e a aprovação de numerosas entidades públicas exteriores ao município, como a comissão de coordenação regional e a comissão da REN.
J.A.C.

7 comentários:

ATIREI O PAU AO GATO disse...

Agora o AVP deveria tentar apresentar diversos casos concretos para comprovar as suas palavras mais que pertinentes. Seria um passo que elevaria para um patamar superior o excelente serviço público que, de todo, já fazem com o resultado do vosso trabalho. Este é um blog necessário, preenche um espaço da blogosfera que pertence à cidadania. Sem considerações sobre a forma e os meios de expressão com que levam a efeito este vosso projecto, sem considerações sobre a concordância ou a discordância sobre o que aqui se diz, sem mesmo qualquer consideração de gosto seja a que nível for, este é um espaço de livre afirmação do olhar e do pensamento do cidadão comum sobre a sociedade envolvente e neste sentido é uma afirmação da pluralidade sem a qual, nas sociedades abertas, não se materializam as experiências de vivência democrática. Parabéns por isso, parabéns pois por este espaço. Com uma tão longa duração, três anos não são dispiciendos, ainda mais com o ritmo médio de actualização que vocês têm, é de louvar o vosso contributo para a blogosfera e a rbustez da cidadania. Aí, até aqueles que os criticam e mesmo sem que se goste do vosso blog, todos têm que lhes tirar o chapéu. Essa ninguém vos tira e também por isso vocês estão de parabéns.
Que mais se poderá dizer? Para vocês só um desabafo: no continuar é que está o ganho.
Saúde

ATIREI O PAU AO GATO disse...

O comentário anterior não está assinado por mero lapso. Foi escrito por Luís F. de A. Gomes. Pedimos desculpas por isso.

Luís F. de A. Gomes

Anónimo disse...

Caro LFdA Gomes,
Boa tarde:
Pode ver alguns casos concretos por exemplo em:
http://oplano.blogsome.com/2006/11/24/falemos-claro/
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2006/07/importa-se-de-me-explicar-isso-do-pdm_09.html
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2006/10/quer-enriquecer-pergunte-lhes-como.html
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2006/11/lio-n-2-parte-1.html
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2006/11/lio-n-2-parte-2.html
cordialmente
vm

AV disse...

Obrigado pelos elogios.

Saúde e Anarquia

AV2

Anónimo disse...

Eu sempre disse:
"Onde há fumo, há fogo."

Um tipo farta-se de sacar dinheiro para o Partido e depois deixam-no arder em lume branco.
.......

Vitor Vargas disse...

Por acaso os actuais proprietários dos tais 460 hectares da REN desanexados, parecem ser todos construtores civis. Os lobies do betão nunca investiriam nos terrenos e marinhas de sal se a desanexação não estivesse garantida pelos lobos.

Anónimo disse...

Mas o giro, giro são aqueles que incitam o pessoal a ir para os tribunais denunciar.
Mal saberão eles...