quarta-feira, março 21, 2007

Causas Certas, Protagonistas Errados

De O Rio:

Escola Secundária da Moita: Autarcas, cidadãos e estudantes juntos na luta pela construção da nova escola
(...)
O Presidente da Câmara Municipal, João Lobo, marcou presença nesta manifestação e afirmou que “todas as formas de protesto, que chamem a atenção para este problema são importantes”. “De certeza que com o frio que está hoje, não se está bem em qualquer sala de aula desta escola, e este movimento tem a particularidade de dizer basta a todos os problemas que existem na escola”. O presidente afirmou ainda que a construção da nova escola “é a primeira das prioridades ao nível da educação deste município”.
João Faim, Presidente da Junta de Freguesia da Moita e antigo estudante da Escola Secundária da Moita disse que “já no meu tempo esta escola tinha problemas e não se admite que a escola chegue aos dias de hoje no estao em que está: sem condições de segurança, nem condições de estudo ou trabalho”. “Já vimos que com promessas eleitorais, sempre adiadas, não se consegue fazer nada. Só mesmo com a sensibilização e movimentação da opinião pública é que se conseguirá a construção da nova escola”, revelou João Faim.

Esta é uma causa mais do que justa.
A Secundário da Moita, ao fim de 34 anos e 25 anos depois de u a ter abandonado, está uma lástima.
A culpa da situação é dos sucessivos Governos e Ministérios da Educação.
Quanto a isso não há qualquer dúvida.
Só que estes movimentos cívicos telecomandados pelo poder moiteiro - basta ver os promotores - são o que são e no passado sempre revelaram que são mais truques para consumo local do que verdadeiras manobras efectivas de pressão para o exterior.
A causa é justa, repito, mas ver João Lobo a tentar encabeçar a coisa, ao mesmo tempo que corta apoios a escolas do 1º ciclo à laia de "pedrada no charco" enquando dá negócios de mão beijada a promotores imobiliários, é do mais patético. E quando afirma que a dita construção é uma prioridade para o município claro que sabemos que é daquelas coisas que é cuspo para o ar, porque ele não tem verdadeiro voto na matéria e o seu poder de pressão em Lisboa é nulo.
Se for construída uma nova Secundária é apesar do poder moiteiro e não por causa dele.
Esta é mais uma daquelas micro-causas para animar a malta e as hostes, para fingir que o poder está com o povo, quando na verdade este poder está com os negócios e elogio os empresários "de sucesso".

A minha velha Secundária merecia melhor destino do que ser instrumentalizada por estes políticos locais que quando por lá passaram, como alunos e/ou professores, nem sequer aprenderam a exprimir-se correctamente, por escrito ou diante de câmaras televisivas.

Sem comentários: