sexta-feira, fevereiro 08, 2008

O Colectivo é quem mais ordena

Do Expresso:

«Líder da Autoeuropa vetado pelo PCP
António Chora, coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa e militante do Bloco de Esquerda, não passou na triagem para a lista para o Conselho Nacional, a ser votada pelo congresso de 15 e 16.

O grupo de trabalho constituído no seio da direcção da CGTP, encarregue de elaborar a lista para o futuro Conselho Nacional, não considerou o nome de António Chora.

O líder da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa é militante do Bloco de Esquerda e já desempenhou temporariamente as funções de deputado daquela partido na Assembleia da República. O seu nome foi proposto ao Sindicato dos Metalúrgicos do Sul pela CT da empresa, assim como por vários delegados e dirigentes sindicais.

Controlada pelo sector mais ortodoxo do PCP, a direcção daquele sindicato excluiu o nome de Chora, quer como delegado, quer como potencial membro do Conselho Nacional. António Chora fala mesmo de "veto político" e recusou o convite para assistir ao congresso dos próximos dias 15 e 16.

A Autoeuropa, a principal empresa portuguesa em termos de produção de riqueza, com mais de três mil trabalhadores, não terá nenhum sindicalista no órgão máximo da CGTP.»


9 comentários:

Anónimo disse...

o que ele quer sei eu...

Anónimo disse...

Mas a CGTP-IN não é outro branding do PCP como Os Verdes e a CDU?

Sempre achei que era um "braço armado" do PCP para a "luta" de rua e a "guerrilha empresarial" onde o partido não o pode fazer.

Sempre foi assim, porque devia agora de ser diferente?

Alguém se pergunta porque é que no 25 de Abril houve empresas que tiveram tantas "contestações sociais" que acabaram por fechar e outras, iguais ou piores, nem tiveram uma besliscadura? Lembro-me assim, sei lá, do "camarada" Amorim.

«Enquanto a Brisa faz a sua estreia no mercado russo, o Grupo Amorim está perto de atingir 50 anos de relações comerciais com Moscovo. (...) A actividade do grupo nacional está centrada em três frentes: exporta rolhas para o "crescente mercado de espumantes" e vinho russo, juntas de cortiça com borracha para o sector automóvel e, na construção, entrou no "importante" mercado dos pavimentos de cortiça.

Uma importância que se mede em números: entre 2001 e 2005, as exportações globais de cortiça para a Rússia aumentaram 120%. Para o Grupo Amorim, este número representou uma receita de 13.5 milhões de euros, registo que deixa António Amorim "muito satisfeito com o desempenho do país" até porque "a aposta no mercado russo tem uma longa tradição e está a dar resultados".»


E alguém acredita que na época Abrilenga este empresário -- quase intocado na época URSS mas um grande malandro agora na época Putin -- não tenha tido nada a vêr com o PCP para não ter sido incomodado quando outros eram esbolhados dos seus bens e as suas empresas levadas à falência? Nem tenha nada sofrido com a Reforma Agrária Alentejana, antes pelo contrário?

Vasculhem lá bem as contas do PCP (como se isso fosse possível) e vão vêr porque é que o "amigo" Amorim passou melhor que outros... e quem fala de Amorins fala de muito mais gente da época.

Podemos ser inocentes e ignorantes mas não nos façam mais parvos.

Até mais.

Anónimo disse...

Apenas blá blá, ódio e teoria da conspiração. Uma bexiga cheia de merda a espirrar para todos os lados.

Anónimo disse...

Claro, claro. E os negócios dos "empresários amigos" no concelho da Moita?

Anónimo disse...

O Chora é uma figura patusca, mas incomoda a entorage comunista, não há dúvida. O Chora dá-se bem com os patrões e com os sindicatos, logo convence os trabalhadores da Auto-Europa. Ou seja é um sindicalista moderno, actualizado, e com a sua acção e de outros que o acompanham lá vai levando a água ao seu moinho e garantindo os postos de trabalho (que os comunistas da CGTP não queriam, pois quanto maior miséria e desemprego mais eles sobressaiem) com vencimentos razoáveis e numa empresa onde os trabalhadores têm uma palavra na gestão da mesma. E o Carvalho da Silva, doutor em sndicalismo, também com mulher muito mais nova (é moda nos comunistas), com todo o tempo do mundo para fazer o seu doutoramento da treta, mas elogiado por toda a gente desde Mario Soares à direita (do PCP não se ouviu nada, porquê?), está-se a preparar para dar de frosques a mio do mandato, não estando para aturar o partido que o tem conduzido sempre. E não me admira, já se comenta mesmo, que nos venha a aparecer como administrador de uma qualquer grande empresa depois. Qual Chora qual carapuça, isto são tudo jogos de interesses. Lembram-se do Judas? Esperem e vão ver depois o Carvalho da Silva, e a CGTP a ir pró buraco. Oh Chora, deixa-te disso, também gostas da tua otariedade, viu-se no Prós e Contras. Já és deputado e tudo, deixa-te disso os teus primos do PC não t dão chances, elas faltam para eles. Se não fossem os sindicatos e as câmara comunistas o que é que o PC tinha? Deixem-se disso, há muitos manos a viver dali...

Luís Morgado disse...

Assim não. É merda a mais.

AV disse...

Bosta de urso realmente é uma desgraça.

Anónimo disse...

A verdade é só uma, António Chora não foi eleito pelos trabalhadores afectos ao sindicato dos metalúrgicos, como tal não houve nenhum veto por parte da CGTP, ele simplesmente não foi eleito pelo seu próprio sindicato. O vosso ódio ao PCP não os devia afastar da verdade.

Anónimo disse...

Oh Chora não chores mais-.... o bloco arranja-te um tachito.. num sector de licenciados pseudo-metalúrgicos. Odeio trabalhadores de fábricas...