domingo, fevereiro 17, 2008

Seriam estalinistas moiteiros?

Da RTP:
«PS condena "comportamentos estalinistas e antidemocráticos" à porta da sua sede»

O nosso Sócrates parece que ficou um bocadinho nervosa, digo nervoso, que se franziu muito e que espumou pela boca com a cambada de arruaceiros que lhe apareceu ontem pelo Largo do Rato.
Eu sinceramente não acho que fossem estalinistas, porque maior estalinista que o aparelho dos Xuxalistas nos dias que correm é difícil.
Lá dentro é que costumam existir estalinismos vários, a começar pelo culto do chefe que se tornou a imagem de marca deste Partido Outrora Conhecido Como Socialista.
E depois o que é um comportamento estalinista?
Dar uns berros?
É pá, então eu tenho ali defronte uma vizinha estalinista que se farta com os filhos.
É parar num largo a meio de um tarde de sábado?
Então o país está cheio de estalinistas.
É discordar do senhor primeiro-ministro.
Então é que o país está mesmo cheio de estalinistas.
A verdade é que o homem está louca, digo, está louco de todo.
Se em cada esquina ele vê um comunista, tenho a sensação que está mais apanhadinho do que o Salazar quando se sentou de cabeça no chão.
Valha-nos São Estaline!
Só não percebo porque não diz que são comportamentos maoístas.
Porque o Camarada Mao também era mau que se fartava, quase tão mau como este trocadilho.
Resumindo: parece que o Cocas, digo, o Socas, redigo, o senhor engenheiro, excelência, primeiro-ministro, está quase a soltar a franga que tem em si.

9 comentários:

Anónimo disse...

Foi a maneira porca e nojenta que o primeiro engenheiro, teve de desviar as atenções sobre os motivos do protesto. O nojento é que os professores andam a ser ameaçados pelas direcções regionais de educação, andam a ser ameaçados que ou passam X% de alunos, ou então lixam-se nas avaliações. Tudo porque o nosso governo esse sim estalinista, quer mostrar tanto aos portugueses como em Bruxelas, que o sucesso escolar melhorou em Portugal devido às medidas do governo. Como sempre os problemas não são resolvidos, ameaça-se sim os professores, os alunos são passados à força sem terem condições para isso, mas assim o estalinista engenheiro pode dizer que o sucesso escolar em Portugal aumentou. Muitos dos pais infelizmente estão do lado do governo, porque querem é que os burrinhos dos seus filhinhos passem dê lá por onde der.

Anónimo disse...

Ainda vão querer fazer um clone de Salazar.

Anónimo disse...

Em democracia respeitam-se os outros. Também não gosto muito do Sócrates, mas não me engano. Os senhores professores do PCP, e afins, têm os sítios certos para se manifestarem, faze-lo à porta da sede do PS é provocação. Para o ano teremos eleições e aí veremos quem mais ordena. Não se deve legitimar os berros e bocas de provocadores profissionais que não tiveram essa legimitidade nas urnas de voto, embora como disse tenham a legitimidade democrática de se manifestarem em desacordo, nos sítios certos. Ali não, ali é provocação. Num regime comunista as manifestações de contestação são proibidas. Já se esqueceram desses regimes? Como é ainda em Cuba? Na China? Na Coreia do Norte?

Anónimo disse...

Será que agora todos os que protestam são do PCP? Se assim for prevejo que o PCP vai ter uma maioria absoluta nas próximas eleições ahahahah. Brincadeira à parte, essa é a nova arma nojenta do sócrates, todos os que protestam contra ele são comunistas, até o anónimo de cima que deve ser um socialista diz que os professores que lá estavam são comunistas, pois bem eu conheço alguns dos que lá estavam e sei que não são comunistas, já chega deste governo chamar comunistas a todos os que os criticam ou que contra eles protestam. Já chega de nacional-socialismo no poder. Este governo percebe sem dúvida sobre ditaduras com as ameaças que faz aos professores e a outros mais. Anarquia JÁ

AV disse...

Apoiado Anarquista!

Anónimo disse...

Para se perceber alguns dos motivos pelos quais, os professores, estalinistas ou não, protestam exponho aqui um exemplo de critérios de avaliação de professores, ja divulgado em outros blogs que demonstra "...como há quem não esteja contra este modelo de avaliação e atropele os próprios pés na ânsia de se chegar mais à frente.

É de um agrupamento de Leiria e o documento ainda está em discussão, pelo que por enquanto não identifico a origem:

Chamo a atenção em especial para alguns parâmetros, como aqueles em que se avaliam negativamente aspectos como:

Verbaliza a sua insatisfação/satisfação face a mudanças ocorridas no Sistema Educativo/na Escola através de críticas destrutivas potenciadoras de instabilidade no seio dos seus pares.

Ou:

Mantêm uma relação pedagógica com os alunos produtora de:
• expulsão de aluno(s) da sala de aula;
• atitudes de rejeição do aluno face à frequência da respectiva aula;
• desinvestimento do aluno na disciplina.

Ou:

Coloca as causas do insucesso dos alunos em situações de vida do discente ou no seu perfil.

Ou:

Os alunos das turmas atribuídas ao docente pioraram ou mantiveram o seu desempenho.

É todo um admirável mundo novo que se abre para aqueles que sempre tiveram o pior dentro de si, só que não tinham oportunidade de se esconder por detrás do Ministério da Educação para promoverem caças às bruxas e perseguições por delito de opinião, como acontece no primeiro exemplo citado.

Não há que ter dúvidas: eles vivem e andam entre nós. E nem precisamos de óculos especiais para os ver como no clássico filme do John Carpenter que agora vai fazendo 20 anos."


IN: http://educar.wordpress.com/

Anónimo disse...

Meus caros, o anonimo que escreveu a falar que é o costume do PC fazer o que foi feito á porta da Sede do PS, ser do PS ou não considera ser irrelevante para o caso. Nunca o dito anónimo disse que os professores em geral não tivesem as suas razões, o que escreveu foi que não é legítimo e é provocador que seja feito onde o foi. E goste-se ou não de ouvir, a direcção deste tipo de manifestações é useira e vezeira do PCP, partido que não considero democrático, ou não se soubesse o que sempre apoiou das ferozes ditaduras dos ex-países socialistas do leste europeu. E das ameaças que nos fizeram neste concelho aos não comunistas, nos tempos do PREC? E o que têm feito nestes mais de 30 anos neste concelho. Acham bem V.Exas críticos da humilde opinião de um qualquer cidadão? Veja-se o que fizeram, ou deviam ter feito e não fizeram, nos casos das Rádios locais,ao Jornal O Rio, as ameças a este bloge ao seu editor, da "agência" de emprego para os filiados, etc, etc. Posso não saber bem que partido quero, mas posso dizer-lhes que não é este actual PS, mas sei e isso muito bem o que não quero não desejo para mim e para os meus concidadãos. A democracia é o melhor de todos os piores regimes, isso eu sei e nela me revejo. Por isso não acho democrático e correcto cidadãos provocarem cidadãos, só por que, como foi o caso, professores socialistas se tenham ido reunir `sede do seu partido com o seu secretário-geral, que é primeiro ministro deste país, para lhe fazerem ouvir as suas opiniões sobre um assunto lhe lhes interessa. Não estive lá mas já ouvi pessoas que estiveram dizer que houve críticas bem fortes e o ambiente foi bastante tenso. Foi um direito que lhes assistiu, não sendo justo terem sido ofendidos e terem-se sentido ameaçados na sua integridade física por provocadores profissionais. Quem não se sentir lobo que não lhe vista a pele.

Anónimo disse...

Nenhum partido é democrático. Vivem todos do mesmo vampirismo que joga uma imensa maioria na miséria para o enriquecemento de uns poucos. O PCP não é democrático, assim como o PS não o é, este é um governo nacional-socialista sem qualquer respeito por Portugal, sim porque vendem Portugal e os portugueses. Quanto a mim o Largo do Rato não é propriedade do PS nem propriedade do governo, o povo roubado e delapidado tem todo o direito de se manifestar onde quiser, a rua é livre e ainda pertence aos portugueses. Volto a dizer caso o anónimo não tenha percebido, eu conheço professores que lá estiveram e sei que não são comunistas, alguns outros poderiam ser, mas isso não importa. Essa questão não passa duma artimanha do sócrates para desviar as atenções sobre o justo motivo do protesto, as ameaças feitas aos professores para que estes aprovem uma determinada percentagem de alunos, quer estes mereçam quer não, essa é que é a questão, é grave, é mais um ataque à educação em Portugal e o nacional-socialista que nos governa conseguiu fazer-se de vitima e colocar toda a gente a falar do PCP em vez de se falar do acto ditatorial, mais um, deste governo.

Anónimo disse...

Eu acho piada é à Lei de Agosto de 74 acerca da liberdade de manifestação.

Acho curioso que tenha aparecido em Agosto de 74 e que ninguém comente esse facto.

Não apareceu em meados de 80 nem veio esquecida, como tantas outras, da primeira e da segunda repúblicas mas foi criada em AGOSTO de 1974.

Quererá isso dizer algo?
O facto de agora se começarem a lembrar de a usar será um aviso à populaça?

Será esta Lei constitucional ou não? Alguém estará interessado em sabê-lo?

"Camaradas", cuidado!
No tempo da PIDE as regras eram claras e todos sabiam ao que iam.

Hoje somos "democratas" e "livres", salvo seja.