sábado, outubro 25, 2008

Fernando Negrão em Alhos Vedros debate segurança


Antes do debate Fernando Negrão, ouviu uma delegação do Movimento Cívico da Várzea da Moita, que aproveitaram a vinda do deputado para exporem os seus problemas e o PDM da Moita.

"No debate sobre segurança, muito participado, diversas propostas foram expostas sobre como se deverá combater o aumento da criminalidade em particular na margem sul.

A necessidade de uma esquadra da GNR em Alhos Vedros foi aventada, pois serviria como criação de uma zona de segurança para os concelhos da Moita e Barreiro.

A intervenção social e de integração para a população residente no Vale da Amoreira e Cidade-Sol foram ideias apresentadas durante o debate.

Fernando Negrão respondeu às questões levantadas pelos participantes e ponderadamente frisou que a existência de Gangs organizados ainda não se faz notar aqui no concelho da Moita, mas que a não integração social aliada a um mimetismo criminal poderá fazer que isso aconteça no futuro, focou ainda que as nossas zonas urbanas não estão preparadas para os deficientes e para os idosos, que no futuro serão mais de 50% da população portuguesa.

A "guetização" dos idosos é outro problema, porque a sua deslocação para lares fora das cidades, onde ficam confinados ao isolamento não é de maneira nenhuma o ideal e que as cidades devem ter os seus lares de idosos nos centros habitacionais e também as suas creches, para que haja uma interligação entre o meio e esses extractos etários duma maneira participativa e não omitiva.
Foi um espaço/tempo, importante e é pena que os Media, expetuando o jornal Margem Sul, não estivessem presentes.

Temos que criar uma sociedade integral e não de minorias remetidas para periferias onde se cultivam valores étnicos/culturais que se pôem à parte da nossa cultura nacional que é já por si integracionista e multi-cultural, como o prova o mundo lusófono.

Luís Cruz Guerreiro"
texto e foto

19 comentários:

Anónimo disse...

Como é que se combate a criminalidade na Margem Sul? (pergunta do 1º parágrafo)

Tem a resposta no 2º parágrafo: uma esquadra da GNR em Alhos Vedros.

Está visto que as prospostas do PSD são UM POLICIA PARA CADA CIDADÃO!

Então, e porque não recuperar a Alhos Vedros podre, que está a cair aos bocados?

Anónimo disse...

E o que é que será que o Luis Nascimento terá dito aos homens da Varzea para além do PDM ?

Anónimo disse...

Que santa Liberdade! que até já se permite chulos, mandriôes e coisas afins, falarem em coisas sérias como é o PDM, haja paciença.

Anónimo disse...

perguntem ao Sr. Deputado qual foi a posição do PSD nas propostas PIDDAC sobre segurança para o concelho da Moita.

Anónimo disse...

Para o Anonimo 6:51
Quando alguem fala em SERIEDADE do PDM da Moita,só poderá ser alguem protocolodo com a respectiva camara pois de SÉRIO este PDM não tem nada.
Falar de chulos sem identificar o chulam é de veras indigno ou sera o respectivo anonimo a caractrizar-se.
Pois é!!

Anónimo disse...

acho que o anónimo das 6.51 não sabe o que diz. era interessante haver uma resposta ao anónimo das 2.25.será que alguém pode dar? por exemplo o Ver. PSD.

Anónimo disse...

Nos últimos 8 anos o PIDDAC para Setúbal perdeu 80% da "importência". O anónimo tem toda a razão

Tania Morais disse...

Caros,

Quanto às iniciativas levadas a cabo pela Juventude Social Democrata na passada sexta-feira, alguns esclarecimentos:

1) A visita do Sr. Deputado Fernando Negrão ao concelho deu-se em resposta ao sobressalto causado por jovens das freguesias de Alhos Vedros e Baixa da Banheira que se envolveram em confrontos há cerca de um mês e teve como prioridades;

2) Compreender os focos de violência e criminalidade juvenil sentidos no distrito de Setúbal, que aumentaram cerca de 20% no último ano e;

3) Levantar alguns dados dados empíricos para tratamento dos mesmos em sede própria.

4) Por tal, as iniciativas tiveram lugar no quartel da GNR na freguesia da Moita (18h00) e no restaurante "Os Arcos" (21h00), onde se deu o respectivo debate.

5) Quanto à presença do grupo de moradores da Várzea, esta foi requerida à JSD dias antes do encontro com o Sr. Deputado para que se pudesse dar continuidade a um trabalho desenvolvido ao longo do último ano;

6) Trabalho este de aproximação das vozes dos lesados aos eleitos da AR, lembrando que a JSD fez um acompanhamento anterior em visita dos mesmos a todos os grupos parlamentares, Junho passado - não havendo justifcação para a dúvida levantada atrás - "E o que é que será que o Luis Nascimento terá dito aos homens da Varzea para além do PDM ?". Caro senhor, decerto saberá o princípio do trabalho político;

7) A perspectiva da JSD e do PSD relativamente à problemática da segurança não é unicamente securitária, e tal ficou patente na exposição de Luís Cruz Guerreiro que tiveram a oportunidade de ler.

8) Quanto à posição do PSD relativamente ao PIDDAC, lembro que a recente deslocalização da esquadra PSP e quartel GNR fizeram parte duma estratégia geográfica levada a cabo ao nível municipal para estabilizaão dos índices de criminalidade do concelho, sabendo de ante mão que os meios humanos disponíveis na zona são considerados sufucientes pelas forças de segurança da GNR.

9) Para o primeiro interveniente nesta discussão: o senhor sabe que o PSD não defende a existência de um polícia por cada cidadão, não compreendo a sua questão.
O senhor que se refere nos termos "que até já se permite chulos, mandriôes e coisas afins" poderá contactar a JSD através do blogue juventudeafirmativa.blogspot.com para esclarecimentos de fundo relativamente aos adjectivos utilizados para a classificação (julgo) de algum dos presentes na iniciativa relatada.

Aos autores do AVB, cumprimentos!

Tânia

AV disse...

AVP, quer a Tânia dizer.

Cumprimentos camarada !

Anónimo disse...

Quem escreve assim está de boa fé. Mas Tânia o PSD tem responsabilidades na segurança do distrito. Cortou verbas em PIDDAC e não realizou investimentos necessários.

Anónimo disse...

Oh, petite Tania...Você é tão novinha, tão jovenzinha, tão fresquinha que até estaria no direito de ignorar o passado, mas com a pedalada que leva em termos de participação e ambição politica não pode deixar de saber que o seu PSD foi governo durante os piores desacatos no concelho (Vale da Amoreira p.e. )
Porque não pergunta ao Dr. Cavaco? e já agora ao José Manuel e ao sempre eterno ( também ) jovem Santana?
Olhe ao amigo do peito lá de cima de Gaia não vale a pena pois nem aqueceu lugar e à Manuela também não porque é muda.
O Luis Nascimento não é tão petit quanto você por isso pode dar-lhe umas informações.
Contudo está de parabéns pelo escorreita forma da resposta.
Valeu a forma, perdeu no conteúdo

Tania Morais disse...

Tenho consciência do trabalho realizado pela direcção nacional do PSD enquanto governo. Sei também que foram anunciados pelo governo PS projectos de intervenção no Vale da Amoreira, que contaram com o fervoroso apoio do Sr.PR mas que até hoje não apresentaram resultados numa fuga para a frente do programa Operações de Qualificação e Reinserção Urbana de Bairros Críticos.
A JSD cumpre o seu papel e é a primeira organização a trazer os eleitos do PSD para lhes relembrar uma problemática da responsabilidade da autarquia e dos sucessivos governos, que optaram por estigmatizar e criar, ainda que sem visão sociológica, focos de possíveis tensões sociais.
Uma nota: o Sr. LFM não é nem foi em momento algum meu amigo do peito =);

Anónimo disse...

Essa da JSD ser a primeira a trazer eleitos do PSD, é uma traquinice ao seu amigo Luis Nascimento.
Não sei se ele irá gostar da "boca".

Anónimo disse...

A menina ainda não é a lider do PSD local, pois não?
Ponha-se no seu lugar!

Ainda é um bocadinho cedo para o que quer, tenha calma e não atropele ninguém, principalmente aqueles não trazendo o Negrão ao Concelho, já fizeram muito mais do que a menina.

Tania Morais disse...

Caros,

Não é uma boca, "A JSD cumpre o seu papel e é a primeira organização a trazer os eleitos do PSD para lhes relembrar uma problemática..." foi dito no sentido de trabalharmos em conjunto com o PSD do qual tenho orgulho em fazer parte e não numa tentativa de atropelar quem quer que seja, o que nem tão pouco faz qualquer sentido.
Uma vez que esta discussão já perdeu o sentido, não considero necessário o prolongar de argumentos que em nada favorecem os intervenientes.
Tenham um bom dia, e obrigado a quem contribuiu proficuamente ao levantar a questão do PIDDAC, não contemplada (lapso nosso) até então.

Anónimo disse...

prepara-te Luís, mais tarde ou mais cedo, ao virar na esquina...

Catrapumba! PUM! PUM! PUM!

Anónimo disse...

bem depois da escrita toda a menina Tania continua sem saber dizer qual fopi a posição do PSD na votação ao longo dos anos relativamente ás propostas de PIDDAC na area da segurança para a Moita.....fala fala mas não diz nada...

Anónimo disse...

Os que "dão a cara" que se vão preparando. Estamos em pré-eleições e os "mimos" já são o que são.

Mais para a frente lá teremos os "Vigilantes", "Telhadenses" e Cº para arrear forte e feio com as insinuações mais sórdidas que forem possíveis.

E preparem-se, eles não virão para a argumentação séria e democrática de opiniões. Longe disso.

Até mais.

Anónimo disse...

Mário da Silva esta postura que aponta tem sido seguida por si há anos. Folgo em saber que vai mudar de postura. Parabéns!