quinta-feira, março 01, 2007

Exemplar

O Direito de Resposta exercido pelas professoras da Escola nº 3 do 1º Ciclo da Baixa da Banheira ao ataque perfeitamente incompreensível dirigido pelos presidentes da CMM e da Junta da Baixa a quem, seja por que razões for, decidiu em consciência não participar no desfile carnavalesco das escolas da Baixa da Banheira.
Com efeito, parece que os autarcas locais entendem as suas competências na área da Educação deste modo: festarola para dar nas vistas e apoio às migalhas, recusando mesmo colaborar na promoção das actvidades extra-curriculares.

Lembremo-nos ainda que, apesar de alguns eleitos alindarem o currículo com a designação de "professor", neste concelho a legislação de 2003 (que renovava outra já de 1999) que determinava a criação dos Conselhos Municipais da Educação e a elaboração de uma Carta Educativa continua a ser letra praticamente morta.
O Conselho Municipal da Educação parece que vai arrancar mas, pelos moldes em que o vai ser, adivinha-se uma nulidade prática destinada a instrumentalização pelo poder político.
Quanto à Carta Educativa, continua para as calendas.

Mas, em boa verdade, isto não é de estranhar, porque não são coisas que encham o olho do eleitor, nem rendem impostos municipais, "contrapartidas" ou "melhoramentos" de fachada.

Sem comentários: