sábado, março 24, 2007

A I Romaria Marxista-Leninista da Santinha do Pau Moiteiro



Que não haja confusão.
Aqui no AVP ninguém gosta de romarias, por variadas razões, desde as ideológicas às pragmáticas.
Nenhum de nós é religioso, pelo que a noção de ir de um lado para o outro de santa atrás mete-nos impressão.
No meu caso particular o desconforto da deslocação então é mesmo o pior. Caramba, sou preguiçoso e comodista. Nunca acampei na vida. Sou um urbanito nesse aspecto.
Não quero saber de coisas very typical, desde que isso implique engolir poeira, transpirar pelo caminho e aturar conversas avinhadas.
Portanto, aqui ninguém está assim muito a favor de romarias ou romeiros.
Apenas temos respeito pelas crenças e hábitos de cada um, por estranho que nos pareçam.
Como disse atrás, até percebo que muita gente seja do Benfica.
O mau gosto é algo democrático.
Não é por isso que queremos fechar o Estádio da Luz.
E muito menos fazer outro.
Chiça...

Ora é aqui que o poder moiteioro torce o rabo.
Sendo manifestamente anti-religioso e anti-clerical, o poder moiteiro e amoitado, enquanto poder público, não deve obstaculizar a realização de manifestações religiosas e, em nome de uma equidade de tratamento devida pelo Estado (sim, que as autarquias são Estado...) a todos os credos, nem sequer coloco em causa que apoie de uma forma ou outra romarias. Pior mesmo é comprar bilhetes em série para ajudar a pagar a coima do Pedrito de Portugal.
Isso sim é desvario.
Mas voltando às romarias.
O estranho é que um poder político que advoga a separação entre política e religião, que critica abertamente as ligações do antigo regime com a Igreja Católica, agora surja a promover activamente, para mais com técnicas de dumping no preço das inscrições, algo que é tão simplesmente uma procissão.

É certo que já vimos como um presidente-candidato se travestiiu em marialva boiófilo, aparecendo de braço dado com tudo o que é moiteiro ligados às lides.
Foi algo estratégico, para desviar boa parte dos votos da malta dos bois.
Mas agora virarem-se para a beatice?
O quê?
A dupla dinâmica vai desfilar de andor ao ombro?
Ou vão encomendar isso aos assessores que esperam por lugar no quadro e devem humilhar-se publicamente para o conseguir?
Isto mais do que surreal é o total absurdo.
Para fazer guerra a adversários políticos e fingir que têm interesse nas causas populares, o poder moiteiro já se agarra a tudo.
Mais um bocadinho, depois da deriva taurina e beata, ainda se tornam monárquicos.
Tão parvo quanto isto só pensar que o Paulinho Portas iria aparecer de tez bronzeada, madeixa alourada ao vento e pelinho do peito à mostra em Congresso Nacional do CDS.
Mas até já isso fomos obrigados a ver.
Portanto, uma romaria comunista de santinha atrelada para levá-la à terra de outra santinha, com o apoio de outra autarquia que se diz comunista é uma daquelas coisas que só no filme mais parvo dos 3 Estarolas seria possível imaginar.
É que não chega a ser irónico.
É apenas e simplesmente idiota.
Muito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto 'e tudo muito engraçado, tenhos visto o Sr. presidente da camara da Moita muito preocupado com a romaria a Viana, mas ainda não o vi preocupado com as FESTAS DA BAIXA DA BANHEIRA é que segundo eu saiba a BAIXA DA BANHEIRA pertence à Moita onde o sr. é presidente (JOAOD LOBO), então diga-me, como o sr. é dado a coisas da igreja e muito preocupado com datas, como é que o sr. durante este 9 anos autorizou que se realiza-se a FEIRA EQUESTRE durante a FESTAS DA BAIXA DA BANHEIRA. Não me diga que também é culpa da AEM.
À lembrei-me agora que tem havido também uma corrida na Praça de Touros da Moita ao Sábado que também coincide com as festas e com a feira.
Afinal onde mora a preocupação das data?