quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Isto está durinho!



O que custaria resolver uma simples questão de justiça toponímica?
Vamos a ver e a Baixa da Banheira está cheia de arruamentos com nomes perfeitamente irrelevantes e sem valor identitário nenhum.
Há coisa incompreensíveis.
E há detentores de cargos públicos que parecem não perceber que devem zelar pelo interesse comum e não só pelos interesses da sua agremiação.

7 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Já me estragaste o post (LOL), vinha de JM na Mão para falar sobre isso.
Mas se o faço aparece ai a canbada de moiteiros com o cio a dar-me na cachola que eu ando a copiar os teus post's....

Anónimo disse...

Mais uma vez o BA manipulou a informação à sua maneira, distorcendo a realidade dos factos, a certas pessoas pelos vistos custa imenso já não ter o poder. Parabéns ao AVP por ter publicado com isenção os dois lados da história.

Anónimo disse...

Parece que o assunto esteve em sessão de Câmara e tudo, obrigando o Vice-Presidente a ausentar-se durante uma hora pra tomar uns quantos calmantes.

"... Câmara Municipal da Moita realizou a sua reunião pública mensal no dia 27 de Fevereiro, no edifício-sede do município.

No período antes da Ordem do Dia, os vereadores, particularmente os da oposição , colocaram várias questões ao executivo municipal, das quais destacamos:

1. Nome de topónimos para a Baixa da Banheira

O vereador Vítor Cabral, PS, afirmou ter ouvido a gravação da reunião de Julho passado, em que foram aprovados os últimos topónimos, ficando o caso de António Coelho adiado.

A gravação confirma que na reunião da Comissão de Toponímia foi presente uma proposta da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, com os nomes do Dr. João Chen e de António da Conceição Coelho para topónimos desta vila. A proposta da Junta de Freguesia era favorável à inscrição do nome de António da Conceição Coelho no actual Largo João de Deus (junto à passagem de nível).

Todavia, a Comissão de Toponímia decidiu adiar a decisão sobre esta proposta da Junta de Freguesia devido à falta de autarcas da freguesia à reunião.

O vice-presidente da Câmara informou que brevemente a Comissão voltará a reunir..."

http://www.orio.pt/modules/news/article.php?storyid=1877

Anónimo disse...

Desculpem a ignorância, mas quem é,(ou foi) António da Conceição Coelho?

Anónimo disse...

Nestes dois comentários fica bem expresso a falta de verhonha de apolónia. Este senhor insiste em dizer que a Junta BB faltou à Reunião, sem nunca referir o porquê. Também escreveu em comentário anterior que a junta nada fez.

A verdade é que apresentou proposta e faltou à reunião porque estava nas festas da Baixa da Banheira.

O Apolónia não esteve bem, mais uma vez.

Anónimo disse...

Dizer à pesoa que pergunta quem é, ou seja quem foi António Coelho, que foi um dos mais brilhantes anti-fascistas e homanistas que este concelho já teve. Foi um alfabetizador dos pobres, ensinou centenas de pessoas a ler e escrever, em voluntariado, foi um homem da cultura, da comunidade. Teve o azar de ser dessidente do PCP e isso não lhe é perdoado mesmo muitos anos depois da sua morte. Na BB ao seu nível talvez só o JM Figueiredo, outro lutador e humanista, que teve mais visibilidade por ter sido presidente da Junta da BB e vereador, tendo o Fórun com o seu nome, justíssimo, pois foi ele mesmo que lutou por aquele espaço ao serviço da população. Jm Figueiredo que, provavelmente viria a seguir um caminho semelhante ao de António Coelho, pois estava em rota de colisão com o poder que estava instalado localmente na câmara e que tem feito escola. Para a clique social-fascista que domina o poder neste concelho, perdoar a António Coelho a saída do PCP e a sua aproximação mais tarde á UDP, não é fácil. Estou convencido, pelos anos que isto dura, que com o PCP no poder nunca António Coelho terá nome de rua na BB. Este jogo de empurra entre a Junta e a Câmara vai continuar, por cobardia de não se assumirem. António Coelho nós nunca te esqueceremos, descansa em paz, mesmo morto continuas a dar luta aos mais poderosos, sejam eles quem forem, fascistas ontem, sociais-fascistas hoje.

Anónimo disse...

Grato pelo esclarecimento.Percebe-se melhor assim este assunto.