quarta-feira, setembro 17, 2008

O Capitalismo tornou-se Fascismo nos EUA ?

O Fascismo Italiano e o corporativismo salazarista português, só para citar dois exemplos, seleccionavam as empresas capitalistas que mais lhes agradavam e que mais conveniência lhes traziam...(posso extrapolar este exemplo para o socretinismo actual, com a GALP, empresa privada, que devido às ligações com a Petrobrás, explora consentida e descaradamente os portugueses em conluio com o governo, para poder investir na descoberta de novas jazidas petroliferas no Brasil, mas não é disto que quero falar agora)

Os EUA, agora parecem seguir o exemplo destes regimes, ao injectarem biliões de dólares na seguradora AIG, que estúpidamente abriu o crédito para imóveis, financiando a 100%, coisa que na América foi uma novidade e abriu o precedente de apostarem na propriedade própria ao contrário do que sempre aconteceu que era o arrendamento de casas.

O crédito a 100% faz com que as propriedades percam o valor devido à eventual abdicação dos contratos sem problemas de maior para os compradores, pois nada investiram que realmente seja seu. Acresce a isso a ideia de mobilidade arrendatária e de emprego nos EUA.

Esta mistura explosiva de financiamento a 100%, conjugada com a crise que atravessa os EUA, faz com que os bancos e seguradoras que nisso investiram tenham de ser penalizadas por má gestão e deveriam falir, pois pertencem ao sistema capitalista e deve ser o mercado a regular o seu funcionamento.

Parece que não, o capitalismo globalizou-se tanto que se a AIG, falir o impacto vai-se reflectir mais na China do que nos EUA, devido às ligações que esta empresa capitalista tem com os investimentos feitos nesse país capitalista emergente e que como se sabe é um servo subserviente do capitalismo selvagem norte-americano.

A injecção artificial de dinheiro, nesta empresa por parte da reserva federal norte-americana e dos bancos centrais europeus e asiáticos, apenas faz com que a queda deste sistema capitalista se torne global, ao invés de ser apenas local, nos EUA e na China. A Europa também será por isso arrastada para este abismo em que o capitalismo internacional vai cair inevitávelmente.

A globalização capitalista tem por isso os dias contados e o capitalismo tem de voltar a ser localizado e como se vê, nacionalizado, (o tal fascismo que deu o título a este post), se quiser sobreviver mais 10 anos. Preparem-se pois as Naturas e Adidas, para atravessar dias difíceis, a mama vai-se acabar toda, os EUA não vão esquecer este calafrio e a sua economia vai ter de se tornar mais auto-suficiente, porque só a nível energético, quer dizer petrolífero mais específicamente, os EUA só são auto-suficientes em 15% e as guerras Palinianas com a Rússia, Irão e Venezuela, não parecem ter muitos adeptos conscientes nos EUA, hoje em dia.

5 comentários:

Anónimo disse...

Coitados dos Av(s), estonteados com o poder dos amoitados, com a pujança da FESTA, ATÉ ANALISAM TUDO ÁS AVESSAS.

Anónimo disse...

anónimo COBARDOLAS, não sou nenhum AV, mas sou de Alhos Vedros e penso que, antes de falares do mod que falas, devias pedir que utilizassem este produto: http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2957951&CategoryPath=9&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1

talves não a tua dor~não fsse tão intoleravel.

Anónimo disse...

pujança da FESTA?

Ah, ah, ah, até o gerónimo ficou envwergonhado com tal cagança.

Anónimo disse...

Mas porque raio temos nós de pagar a conta, hein?

Anónimo disse...

Quanto à "pujança"... mas aquilo não era uma Feira Automóvel com um parque de diversões ao lado? Julguei.