sexta-feira, setembro 12, 2008

O ídolo dos bem-pensantes moiteiros e amoitados



E agora quero vê-los a acusar-nos a nós de sermos isto e aquilo.
Espera-se prosa de Nuno Cavaco, Manuel Madeira, Joaquim Gonçalves ou outro a exaltar a qualidade democrática e cívica de Hugo Chávez.

5 comentários:

Anónimo disse...

O ídolo dos bem-pensantes moiteiros e amoitados?????

É o Boi!

Anónimo disse...

Em primeiro lugar o Hugo Chavez a ser líder (dirigente com face visível, chamo-lhe eu) é apenas e só do povo venezuelano, enquanto assim o entenderem e como o têm confirmado nos sucessivos actos eleitorais. Fazendo do Hugo Chaves o dirigente político mundial com maior, incomparável e indiscutível legitimidade democrática.

Gostemos ou não, na Venezuela quem manda e decide são os venezuelanos, essa (só na última década e ainda bem) é a realidade e quem não a aceitar "só tem de enfiar a viola no saco".
Não é nenhum de nós (vós), conhecendo a realidade/vida a partir do seu sofá, do seu computador e tomando como "centro do universo o umbigo", que tem o direito de sugerir alterações à atitude de um povo consciente e consequentemente à perspectiva do seu desenvolvimento.

Para, como habitualmente, deixarem de fazer abusivas interpretações da realidade e erradas avaliações pessoais e não só, informo de uma vez por todas que não tenho líderes.
Abomino o culto da personalidade, desejo e, até prova em contrário, acredito que igual sentimento é partilhado por todos os meus camaradas, sejam ou não conhecidos.
Tenho e sómente considero (como aliados) todo e qualquer um com o qual me identifique e apenas e só enquanto comigo se identificar.

Nesta sociedade geradora de infelicidade, exploração e profundas desigualdades sociais, o que tem sentido e é determinante para a sua radical transformação é a luta incondicional e intransigente com base na defesa de valores ideológicos ou de classe.
Por classe entenda-se apenas a existência de duas: a dos que, independente do estrato social, criam toda a riqueza e têm no seu trabalho, cada vez menos para si e para os seus dependentes, o único meio de subsistência e, por oposição, a dos que nada fazendo (uma minoria denominada por "senhores" que de geração em geração ainda nos domina) vivem, escandalosamente com opulência, fausto e esbanjamento, à conta da opressão, exploração e maior ou menor miséria, camuflada ou não, de todos os que trabalham.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

...falta-lhe o toque feminino gestual do queridissimo Socrates e aquela maneira de como todos os dias fala verdade... Hugo Chavez é uma besta.

Anónimo disse...

No contexto da(s) America(s) e para lidar, pelo menos, com as administrações republicanas do tio Sam, direi que usa linguagem, a única (não está em causa o meu gosto), do entendimento e na qual os outros se expressam.

Aliás, se os outros (USA) e seus aliados (Durão Barroso e Ca.) se expressassem na forma mais ou menos pontual e suigeneres do Chavez estava o mundo bem. Infelizmente a realidade é outra e de consequências bem nefastas, como ficou e está patente no Iraque... traduzindo um crescente belicismo, uma preocupante e perigosa ameaça aos ideais de Paz mundial, o único garante de desenvolvimento e futuro da humanidade.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Ê pá! Eu até gosto do Chavez.

É claro que ele tem pitróil e isso dá muita força ao gargarejo ;)

Não é por acaso que os Democratas acabaram de aprovar a prefuração de mais uns poços do dito em território americano, coisa que se recusavam a fazer há já alguns anos. Bom! É discutível o resultado prático e a "politiquice" da medida em vésperas eleitorais.