sexta-feira, setembro 26, 2008

Comunicado à População da Barra Cheia


PARÓQUIA DE S. LOURENÇO DE ALHOS VEDROS


Comunicado à População da Barra Cheia

Como já é do conhecimento público, foi elaborado e assinado acordo, através do Tribunal Judicial da Comarca da Moita em que a Câmara Municipal da Moita reconheceu a propriedade do Largo da Capela da Barra Cheia à Fábrica da Igreja Paroquial de Alhos Vedros. Processo em Tribunal que teve origem na pretensão da Câmara, em 2005, de efectuar obras no Largo, sem a concordância da Igreja, dado que as mesmas punham em causa a utilização do Largo.

Em todo o país, às Igrejas ou Capelas está sempre associado um espaço utilizado para actos de culto – os chamados adros. Em 1864, Manuel Gomes Padre Nosso e esposa doaram à Igreja um terreno, com a área de 5033 m2, para aí ser construída uma Capela ou Igreja. No caso da Barra Cheia, este espaço sempre foi denominado de "Largo da Capela"

Os anos foram passando e a dada altura, o que era uma certeza, foi contestado. Então, houve necessidade de recorrer à justiça. As partes interessadas apresentaram-se com os seus advogados a Tribunal. Por sentença judicial e mediante um bom entendimento dos advogados respectivos, foi dito que, de facto, o Largo com a sua Capela, são pertença da Igreja. Se a sentença nos fosse desfavorável, sentiríamos muita pena, mas acataríamos. Respeitaríamos as decisões. É isto que é pedido às outras partes e ao bom povo da Barra Cheia

Diz-se: "o Largo é do povo!" também a Assembleia da República é do "povo", também a Câmara é do "povo", mas há uma entidade a quem pertence. A Câmara, por exemplo, não é do presidente, nem da vereação…O mesmo se pode dizer da Igreja Paroquial (não é do Padre, não é do Bispo, mas é de uma entidade).

Ninguém contesta que a Câmara da Moita feche com um muro e forte portão de ferro o Largo do Mercado Mensal na Moita; tem todo o direito de o fazer, até na altura das festas, quem quiser lá estacionar paga. Isto aconteceu comigo.

Nós não fechamos o Largo da Capela da Barra Cheia com um muro e portões. Demarcou-se a propriedade com uns marcos.

Pôs-se termo á devassa do Largo, para dele não se fazer uso de parque automóvel e de negócios, fim para o qual o Largo não se destina.
As pessoas podem circular à vontade e continuar a utilizar o Largo.

Acham correcto que, para apanhar a sombra, haja pessoas que estacionam os carros em cima da porta da Capela?

Também quero dizer que é muito grave partirem-se marcos!
Aproveitar o largo para fazer ralis no meio de imensa poeira e barulho não está certo.

Aproveitar o Largo para actividade comercial ilegal, como a venda de automóveis sem conhecimento de ninguém, também não está certo…

Quero reafirmar que o Largo e Capela continuam ao serviço da comunidade da Barra Cheia, embora ordenado e com regras, tentando servir o maior número de pessoas e não apenas alguns, existindo espaço para actividades de lazer e espaço reservados a estacionamento. Reafirmo também a nossa vontade de cumprir o acordo celebrado em tribunal, que resultou em sentença, no que diz respeito ao entendimento com a Câmara Municipal da Moita no arranjo do Largo. Estamos disponíveis para dialogar e concordar com a elaboração de um projecto de melhoramento do Largo, que sirva a Capela e toda a Comunidade e que essa oportunidade surja em breve.

Contudo há duas pessoas em todo o processo que quero destacar e agradecer:

A primeira é o Senhor Doutor Sargaço Loureiro, conhecido e amigo de há muitos anos, que gratuitamente e como advogado, estudou o caso e se propôs a defendê-lo. Os antepassados e actuais habitantes destas terras da Barra Cheia devem sentir-se agradecidos por este facto e a este Homem.

O segundo é o Fernando Miguel. Aqui nasceu, aqui cresceu e, concorde-se ou não, eu reconheço que muito tem feito por esta terra. Há alguém por aqui que tivesse levado tão longe o nome da Barra Cheia, Alhos Vedros e da Moita? Por Portugal inteiro, Espanha e muitos países da Europa, eu sei lá… através do Rancho. Fez vir até esta terra da Barra Cheia, grupos de Espanha, Itália, Turquia, Brasil, Argentina e outros Países de diversos continentes, que nos entusiasmaram com suas danças, por vezes exóticas, mas de uma rara beleza; a organização das festas anuais…. Depois obras e mais obras: na Capela, no Centro Sócio Cultural, a sala funerária; a nova sede do Rancho, bem como a pesquisa de documentos antigos que a este lugar e à Capela dizem respeito.

Se não temos capacidades para fazer o que alguns fazem, pelo menos, reconheçamos com estima o seu trabalho.

Estamos a preparar uma pequena festa para os dias 10-11 e 12 de Outubro. Vamos de mãos unidas colaborar e continuar a tradição das gentes da Barra Cheia.

Com as minhas saudações, subscrevo-me com amizade.


Alhos Vedros, 26/09/2008



O Prior da Freguesia

_________________________
(Padre Carlos Alves)

20 comentários:

Anónimo disse...

Olá Bom Dia,

Apesar do Comunicado do Senhor Padre Carlos, ser esclarecedor de toda a situação, o Grupo do Bo…, Br…. E Companhia, uma vez mais fizeram prejuízos na propriedade da Igreja, após partirem os marcos na madrugada de dia 14 para 15 de Setembro, hoje rebentaram a corrente e furtaram o poste.
Durante a semana realizaram várias tentativas para recolher assinatura num baixo assinados para entregar provavelmente ao Padre Carlos, intimidaram as pessoas a assinar, muitos dos que se recusaram a assinar foram insultados pela Srª Cel… e Ro…..
Como a sua intenção não resultou, fizeram um comunicado, a exigir á Igreja a devolução ao Povo do Largo, Casa Mortuária, Centro Paroquial, Sede do Rancho, e sei lá mais o quê, apelando á formação de uma Comissão de Moradores para administrar tais bens, esquecendo-se de assinar o comunicado, assim não sabemos em quem votar.
Se isto demorar mais uns dias, irão reclamar também o Santuário de Fátima.
Neste comunicado acusam o Padre Carlos e o Fernando Miguel de dividir para os seus bolsos o dinheiro da Casa mortuária e funerais.

Tendo este grupo desde á muito sido identificado, sendo conhecido da população, pelo Padre Carlos e Fernando Miguel, porque fazem reuniões e campanhas difamatórias na esplanada do café Farinha e na casa das rações na Barra Cheia, porquê a Igreja e em especial o Fernando Miguel não os levou á barra da justiça.

Estamos á espera desse momento.

Força Padre Carlos, continua a resistir Fernando Miguel, obrigado ao Senhor Drº. Advogado pelos serviços prestados.

Um natural e residente da Barra Cheia.

Anónimo disse...

Padre é Padre, quere-se respeitado, mas relativamente ao miguel fernado NÃO.
Eu como residente, há já três dezenas de anos lembro-me de nunca este individuo ter feito nada pela Barra Cheia, mas sempre em prol próprio.
Ouve um tempo que o ringue de futebol se encontrava fechado a cadeado, para que se alguém o quisesse utilizar tinha de lhe pagar ao miguel fernando, VERDADE!
Foi efectuado um PEDITÓRIO em nome da IPAV para os ponteiros e relógio da torre, onde está esse dinheiro miguel fernado?
No Centro Socio Cultural foram servidas refeições ao alunos da Escola, mas e porque a Câmara da Moita se atrasou num pagamento, o miguel fernado, proibiu a continuação desse serviço, quando o mesmo Centro recebe cerca de 500euros ano, para atividades, esta atribuição é publicada no diário da republica, dinheiro nosso dos contribuintes para encher e criar a familia, VERDADE.
Todo o material entregue pelo estado português, panelas, fogões, material didatico, cadeiras, mesas, televisões, onde se encontra? A servir almoços e banquetes na sede do rancho, a tirar proveito próprio. E se aquando de um desses casamentos chegar a ASAE, a comida, o espaço, as casas de banho(que nojo) terá condições.
O ordenamento do Largo da Capela,está uma confusão. Não existe sinalização, se ouver um acidente comigo eu próprio me vou queixar contra a Paróquia. Os estabelecimentos, bem como as empresas não têm lugar para o devido estacionamento dos veiculos dos clientes, quando são estas que dão nome e trazem gente a Barra Cheia e não um miguel fernado, que apenas vê é dinheiro.
Poderia-se efectuar uma intervenção no mesmo, mas de forma equilibrada e ouvindo-se os residentes, e não só depois da porcaria de intervenção, pois até o Padre andou as voltas a procura da entrada, foi miguel fernando chamar um residente no local, que nem natural do sitio é mas pessoa de grande valor para emitir a sua opinião sobre o largo, quando para se efectuar as obras nunca se ouviu ninguém, apenas a cabeça do miguel fernado.

Sr. Padre o que aqui está transcito é a Verdade de um Cristão.

Abra o Largo ao Povo e verá a mudança, não vá mais na conversa do miguel fernando.

Anónimo disse...

Axo engradaçado, primeiro, pois a citar,"o Grupo do Bor.. e do Bra.., fazem reuniões e campanhas difamatórias na espalanada do café farinha...", quando o Bor..., nem nesse café entra e
Segundo esse Bor... até foi testemunha do Fernando Miguel em Tribunal, mas zangam-se as comadres descobrem-se as verdades.
Assim vai esta terra que hoje é amigos amanhã inimigos, mas que tenho eu a ver com isso apenas quero ir aos estabelecimentos e ser bem servido.
inté

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9:39PM , vou lhe dizer o seguinte, o Bor só ia para ser testemunha do Fernando Miguel,para dizer ao juiz a verdade que era dizer ,que o Largo tinha sido doado á igreja e em beneficio do povo o que era verdade, não era para fazer aquela palhaçada que lá está e alem disso nem sequer houve julgamento nenhum, o sr está muito mal informado.
inté

Anónimo disse...

Ao anónimo e natural da barra cheia digo-lhe o seguinte o grupo do Bo... Bra... e companhia não partiram Marcos nenhuns porque respeita - se os respectivos que delimitam o terreno da Igreja, agora aquela merda que esta dentro do respectivo terreno é de certeza
para partir tudo porque aquilo está tudo ilegal, não serve a população como tanto quer fazer parecer e mais sobre o recolher de assinaturas penso que por duas ou três ovelhas ranhosas não é grande desilusão até porque nada me admira visto que por trás mordem na casaca e depois para dar a cara enterram a cabeça na areia,penso que a 80 porcento da população estará de acordo porque teem assinado, no que diz respeito ao comunicado mais uma vez dizemos aos BURROS que não queremos o Largo para nós , queremos sim o Largo arranjado para servir a POPULAÇÃO e Não UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS,esperamos que compreendam de uma vez por todas e tenham o bom senso de desmanchar a MERDA que fizeram.
Relativamente á divisão dos dinheiros, queira desculpar mas o sr não é natural da terra , não sabe da missa nem a metade, primeiramente informe-se primeiro antes de CAGAR postas de pescada.
Sobre as reuniões, voçe tambem as faz no café farinha e ninguem o acusou de nada, e soubre a ida á justiça tambem podemos ir não temos medo, porque o sr Fernando Miguel tem um amigo advogado que pelos vistos trabalha de graça.
Sobre o Padre ,reforme -se que já é tempo e o sr Fernando Miguel pode tirar as malas de cartão do armário e ponha - se a mexer, porque NUNCA fez nada nem pela terra nem pelo POVO da Barra Cheia. SÓ SOUBE ROUBAR PARA ELE E PARA A IGREJA.
Porque de certeza quando tivermos um Padre novo esta palhaçada acaba-se

Anónimo disse...

Mas porque é que o Sr. Borges e o Sr. Branco não assinaram o comunicado?
Por cobardia?
Se estão tão certos da verdade, porque é que nunca deram a cara e se escondem atrás de faixas e de actos cobardes?

Sejam homenzinhos! Deixem de rastejar e de morder na sombra como os répteis e assumam-se cobardolas.

Anónimo disse...

Boa muito bem... vieram os nomes ao de cima... APALUSOS...

Pois é e o parque de camiões e afins foi fechada... e não totalidade da população e ELES SIM ESTÃO DE LUTO... porque provavelmente os bolsos deles vão ficar mais vazios... porque um tem de arranjar um estaleiro para os seu popós... e o outro não faz negócio.. por iso é que dizem que o LARGO É DE TODOS... ahahahahaha
Isto é uma tristeza... quem passa na nossa terra... ver essas MERDA DE FAIXAS... tristes...

Anónimo disse...

Realmente é verdade a maioria da gente que lá passa de fora e grande maioria das gentes da terra vê que aquela obra que se fez é só MERDA, só voçes é que não teem olhos na cara para ver. Procurem ao sr Fernando porque não fez um estancionamento igual para todos?
Só o menino é filho de Deus?
Procurem para onde foi a maioria dos clientes dele?
A loja de rações uma grande parte vai só gente de fora, portanto resolvam mas é o problema do largo que tem de ser arranjado para todos e para todos se servirem.

Anónimo disse...

Que nojo kem defende o Boleiro pois ainda hoje o vejo a enganar gente, vai-te catar.
Com as calças ao fundo do cu e uma barriga a contradizer.
Só kem come com ele no mesmo prato o defende, devem ter uma grande miséria.
Ainda o vejo a ir buscar os artigos dados as familias carenciadas, e o Boleiro antes das entregas passar por casa para abastecer a sua dispensa e a das betas, poucas, pois são só duas.

VAI-TE CATAR, KE AQUI JÁ NÂO COMES

Anónimo disse...

É tempo de mudar, é tempo de lutar.
Mais força ao P.C.P.
Partido Comunista Português


Princípios políticos:


Os estatutos do Partido definem-no como sendo um partido político do proletariado e de todos os trabalhadores Portugueses e ainda, como sendo a vanguarda de todos os trabalhadores. Este seu papel resulta da sua natureza de classes, e da sua proximidade com o povo, ganhando assim o seu apoio.

O P.C.P. abrange nos seus quadros todo o tipo de trabalhadores, que lutam pelos ideais da democracia e do Socialismo. Considera-se o legítimo defensor das tradições de luta e dos objectivos alcançados na história do país.

O Partido Comunista tem como base teórica o Marxismo-Leninismo, que consiste numa concepção materialista do mundo como uma ferramenta científica de análise social. Estes princípios guiam os objectivos e acções do partido, e permitem-lhe sistematicamente responder a novos desafios e realidades. O Partido orienta também os seus membros e as suas actividades no espírito do internacionalismo proletário de cooperação entre os partidos Comunistas e as forças revolucionárias, e de solidariedade para com os trabalhadores de outros países.


Habitante fala do "Terreiro da Capela de N.ª S.ª da Atalaia na Barra-Cheia":


Camaradas, amigos e simpatizantes do Partido, não tentem justificar os erros do Sr. Fernando Miguel para com a população caramela, utilizando o Partido como desculpa.

A Freguesia é gerida pelo P.C.P. nas mãos de João Lobo e Fernanda Gaspar. Eles erraram? E quem não erra? Todos os líderes erram. Agora, a população tem de crucificar é o Sr. Fernando Miguel e não o Partido e seus dirigentes.

"O povo está de luto, o largo é do povo." Com esta frase, façam a revolução. Bloqueiem a procissão ou deixem esta manifestar-se apenas dentro do recinto roubado ao povo.

Façam a luta contra a Igreja, expulsem o Sr. Fernando Miguel da Paróquia e retirem o poder de controlo do Padre Carlos sobre esta.

Sem outro assunto de momento, despeço-me com a célebre frase de Karl Marx e Friedrich Engels: "Proletariado de toda a Freguesia, uni-vos." Adaptado do "Manifesto Comunista".

Anónimo disse...

Comunicado ás gentes nobres da Barra Cheia:
Caros camaradas filhos de um grande p.... e respectivas vacas de m... que so servem para engolir......
Voces que metem nojo aos cães vadios e que não fazem nada na p... da vossa vida querem agora arrasar o senhor Fernando Miguel por causa da m.... de uns marcos e da m..... de um largo que mete nojo aos cães mas antigamente todos lambiam os colh..... ao senhor Fernando Miguel e frequentavam os bailes, participavam nas procisões que o senhor Fernando Miguel organizava e ate carregavam os santos as costas.....suas p.... de m...... tenham juizo e vergonha na cara.
E em relação aos camiões metam nos no olho do cu que devem de la caber atravessados ou entao metam nos no largo dos fazendeiros.... ou será que essas merdas de motoristas não conseguem fazer uma merda de manobra...invalidos do c....
Se eu fosse o senhor Fernando Miguel fazia no largo uma casa de p... para as vossas mulheres terem que fazer e para voces fazia uma praça de toiros para voces terem alguem em quem marrar sem ser quem nunca vos fez mal.
Se voces são assim tão espertos.... porque e que não tiram o senhor Fernando Miguel da frente do rancho, da Igreja e levem voces a terra da barra cheia a um caminho melhor???? Acho que em vez de barra cheia esta terra ficaria conhecida como Barra cheia de vacas e cabrões.... invalidos do c.... metem nojo....filhos da p... Este domingo vamos ver quem tem c...., Vamos ver vos a voces todos seus fi.... da p.... na festa não e??? Só mais um comentario a esse senhor comunista que escreveu esse texto lindo aqui, es um monte de m.... não e o povo que tem de tirar o senhor fernando Miguel daqui e a m... do teu partido que se eu manda se erram todos mortos com um tiro na cabeça.....Que fez o partido pelo povo dessa terra..... tem juizo e para de apanhar no cu.....
Para finalizar so queria dizer mais uma coisa, força Fernando Miguel pelo menos ainda a alguem que faz alguma coisa por esta terra se não fosses tu em vez de termos ainda um largo teriamos provavelmente um estaleiro ou uma casa de p........
Obrigado seus CABRÔES.....

Anónimo disse...

É só rir... Anda tudo doido...

Anónimo disse...

caros cidadãos quero demoonstrar a minha tristeza.
É triste levar-se a barra cheia tão longe e por tão maus motivos.
Quero dizer que não estou de um lado nem de outro pois tenho muita coisa a favor e bastante contra.
É triste o sr. Fernando estar a ser defendido por alguem com tanta falta de educação, e palavras tão pouco cultas.

Ao sr. asneirento devia ter vergonha ou um pouco de EDUCAÇÂO , e só queria saber se tinha coragem de dizer o mesmo que disse, no blogue, mas desta vez sem ser anónimo.

Anónimo disse...

A esse javardo que falou essas babuzeiras todas, tenha calma porque qual dia destes o problema do largo e do sr Fernando Miguel irá ser resolvido, depois voçes avestruzes do caralho logo veem quem os andou a foder este tempo todo e quanto á casa de putas realmente tambem estou de acordo mas ficaria ainda melhor se lá mete -se a sua mãe

Anónimo disse...

Para aqueles mais marretas e que não querem entender o problema do largo, se quiserem vão ter com o Fernando Miguel que ele tem cópias da Doação eu vou escrever a passagem para ver se todos entendem ou ficam a saber alguma coisa antes de cuspir pró ar:
" E QUE ESTE TERRENO É DOADO E CEDIDO NÃO SÓ PARA EDIFICAÇÃO DA ERMIDA MAS TAMBEM PARA O RESTANTE DELE SER CONVERTIDO EM AFORAMENTOS CUJO PRODUTO SERÁ PARA A MESMA ERMIDA QUE FICA SENDO PROPRIEDADE COMUM DOS HABITANTES DAQUELE SÍTIO "
Como veem é nesta base que vamos lutar até ao fim é por nós e é vós, a igreja vais ser da igreja e o largo irá servir a população e é por ela que vamos prá luta, quando ganharmos a luta , então o largo irá ser entregue ao povo e ele sim reunido é que irá decidir se o largo ficará para servir a igreja ou para servir o povo.
Guardem a vossa íra para quando descobrirem o que o SR Fernando Miguel fez nas nossa costas , principalmente a vós que só souberam ouvi-lo, pensso que não o vão achar lá muito amigo da nossa terra.

Uma Boa Compreenção a Todos

Anónimo disse...

falam todos muito bem.Mas oque e mais triste e o povo da barra cheia estar a ser ofendido por gente sem caracter e por causa de pessoas com a mesma classificaçao.Daqui vos quero lembrar que as gentes da barra cheia sao pessoas honestas e trabalhadoras nao mereciam ser tratados desta maneira nem desprezados pela C.M.M como tem sido.

Anónimo disse...

A esse habitante da barra cheia e militante do P.C.P sugere aos descontentes da barra cheia que lutem bloqueem a prossiçao ou entao deixem-os manifestar dentro da area que eles reservaram.O camarada tambem sai em defesa dos presidentes, da camara e junta dizendo que eles erraram, mas quem nao erra.Pois è camarada o que acontece è que eles teem errado sempre para o mesmo lado,ou seja sempre pra o sr.fernando miguel em prejuiso da popolaçao da barra cheia,e mais uma vez a camara esta a deixar popolaçao entregue à sua sorte,sabe porquê camarada porque se nòs formos com essas formas de luta que o sr. sugere somos nòs que acarretamos com as consequencias,porque não temos sargaços que nos defendam gratuitamenta.Se não for camara ou a junta a resolver esta situação,nòs pouco mais podemos fazer, que mostrar o nosso descontentamento.Esperamos camarada que o sr. và junto da direção do seu partido,e diga-lhes para pressionar o sr. lobo para fazer qualquer coisa por este povo.

Anónimo disse...

ao sr. sacristão da igreja da barra cheia, assim como ao sr. padre? vou-lhes recordar duas coisas. primeira o sr. sacristão tinha um estabelecimento aberto e teve de o fechar,com falta de clientes.segundo o sr. padre vem hà barra cheia dar missa,ao agregado familiar do sacristão.será;que não hà mais catolicos na barra cheia ou a popolação està revoltada com a vergonha que os senhores,fizeram no largo.sr.padre CARLOS se o sr. fosse um bom pastor,não colaboraba em actos na divisão dos paroquianos mas sim na sua unão,a não ser que esta situação enteresse ao sr. padre para assim ter mais tempo desponivel para os seus afazeres pessoais.

Anónimo disse...

Não sei o que se passa neste neste local chamado barra cheia em que só aparesse por aqui uns politiqueiros, a defender, os interesses locais, quando há eleiçoes,depois disso não sabemos a que freguesia, ou concelho, pertencemos.Todos os partidos com assento parlamentar se dignou a fazer qualquer coisa por esta localidade;mas o mais lamentavel é a C.D.U.em que faz parte o P.C.P. força politica que tem governado o concelho,desde 1974,força que diz que defende os mais despretegidos,e até hoje nada fez de positivo nesta terra.Pergunto eu sr. presidente se um particolar,fizesse num seu terreno confine com estradas ou caminhos publicos aqueles obstáculos,que estão no largo da barra cheia,como precedia? de certeza que dava um para demolir e se este não o fizesse a camara fazia e apresentava a respetiva factura assim como a coima,mas como é a igreja,esta pode fazer tudo, mesmo que esses obstáculos dêem origem a pessoas que destraidamente tropecem e façam alguns ferimentos que eu saiba, até hoje alguns sem grande gravidade mas poderá não ser sempre assim.por isso sr. presidente dignifique o seu trabalho e a coligação que representa e não tenha dois pesos e duas medidas.

Anónimo disse...

fodase