sexta-feira, setembro 10, 2004

A Festa da Boita

Lá vai começar hoje a festa da Boita.
Todos os Setembros todos os boiteiros (de 2 e 4 cascos) têm a sua festa, porque a de Maio é muito curtinha.
A única vantagem é que temos desculpa para contornar a Moita e não fazer o caminho mais curto a caminho dos lados do Montijo porque oficialmente o trânsito está condicionado (o facto de nenhum boiteiro respeitar esse condicionamento e tornar a circulação infernal não vem ao caso).
Este ano parece que vejo aquelas protecções em madeira que tradicionalmente são instaladas na “avenida” espalhadas por muito mais vias da terra. Não sei a razão: será que os bois vão andar a passear por todo o lado ou será que aquilo já é usado para todos os boiteiros saberem o caminho ?
Logo se vê.
Em toda a minha vida de alhosvedrense com voto na matéria (desde prái os 10 – 12 anos) fui duas vezes à noite à festa da Boita e uma vez a uma largada.
À festa fui uma vez ter com uns amigos da Moita - que não m(b)oiteiros – para petiscarmos um bocado e nos divertirmos um pouco (claro que acabámos em outro lado) e a outra, há meia dúzia de anos, por mero interesse antropológico e sociológico. À largada fui uma vez para poder dizer mal com conhecimento de causa. Fiquei em cima de uma camioneta de caixa aberta estacionada junto à rotunda/redondel envolvente da Praça de Bois e observei duas horas o comportamento das ululantes massas presentes. Foi educativo pois devemos sempre ter conhecimento directo dos hábitos de qualquer população indígena bárbara, para melhor os podermos legitimamente recusar.
Quanto a boiadas (“touradas” na terminologia local) só pela TV e só quando há garantias do boi ferrar umas boas cacetadas em alguém pois acho, a par da caça, que esta é uma das actividades humanas mais cobardes, pois o pobre boi se encontra numa situação em que nunca pode ganhar. Parece que alguns confundem palermice com coragem. Tudo bem. Aliás eu não estou contra a tourada como manifestação lúdica e de entretenimento com tradição em Portugal, desde que não a cubram com mantos de mitologias marialvas.
Infelizmente, na Boita a boiada parece servir principalmente para exibir vaidades e para animar quem tem a testosterona murcha no resto do ano.

Sem comentários: