sexta-feira, setembro 24, 2004

Reparos mesmo muito curtos a TM

Caramba, não tenho fôlego para tanto.
De vez em quando preciso de trabalhar e não consigo dar despacho a tudo.
Por isso, um par de curtas:

a) Como sabe, a tradução de Opus Dei é a Obra de Deus. Sendo neutro em latim e não existindo neutro em português, julgo que terá maior legitimidade usar o artigo definido no género do termo em português.

b) Fatos azul-celeste nos anos 80 houve-os e o marido de uma prima minha casou-se assim e eu sempre que vejo a foto percebo a razão do divórcio que se seguiu, poucos anos depois.

c) As questões em torno do sr. dr. Paulo Portas não me interessam. As opiniões mudam, mesmo para alguns burros. E quanto a comportamentos íntimos não quero saber deles. Aliás, ninguém melhor que o irmão dele para o defender, em quaisquer circunstâncias e modalidades. Este não é o lugar, nem este o momento, porque não é ele o interlocutor.
O problema é, de acordo com a própria "doutrina Portas" de há meia dúzia de anos, o uso que se faz da governação e da coisa pública e da (in)coerência entre os valores apregoados e os praticados. Lembrar-se-á que o back to the basics, em termos de valores familares, do John Major e do Partido Conservador inglês caiu pela base quando se achou um ou outro deputado em companhias menos próprias ou, inclusivamente, um sufocado na sequência de práticas prazenteiras assaz sofisticadas.

d) Um dia explico-lhe a minha defesa fundamentada do direito à abstenção como arma (quase) última para lutar contra classes políticas de duvidosa qualidade e ao serviço apenas de ambições pessoais.

e) Por fim, o problema da drª Celeste Cardona e dos outros 12 é semelhante à questão semântica do aborto, nos termos em que o TM a colocou. Podemos elaborar muito à volta do problema, mas o essencial que é transmitido e que o vulgo assimila se calhar é o que corresponde mais à verdade. E para discutir o currículo da senhora seria, porventura e para encurtar, educativo analisar a sua acção à frente do Ministério da Justiça.

Quandto ao demais verei se no fim de semana terei tempo para mais. Afinal, uma pessoa precisa de ganhar a vida e de dar atenção à família.

Sem comentários: