quarta-feira, dezembro 26, 2007

AVP do Contra - Secção do PS

VOTO DE SOLIDARIEDADE PARA COM O JORNAL “ O RIO “

Considerando, tal como diz o Estatuto da Imprensa Regional:

“A imprensa regional desempenha um papel altamente relevante, não só no âmbito territorial a que naturalmente mais diz respeito, mas também na informação e contributo para a manutenção de laços de autêntica familiaridade entre as gentes locais e as comunidades de emigrantes dispersas pelas partes mais longínquas do Mundo. Muitas vezes, ela é, com efeito, o único veículo de publicitação das aspirações a que a imprensa de expansão nacional dificilmente é sensível; e constitui, por outro lado, um autêntico veículo de difusão, junto daqueles que se encontram fora do País, daquilo que se passa com os que não os quiseram ou não puderam acompanhar. Além disso, tem, por regra, sabido desempenhar uma função cultural a que nenhum órgão de comunicação social pode manter-se alheio. “

e ainda, entre outras afirmações, o que se pode ler no Jornal «Avante!» Nº 1387 – de 29.Junho.2000 sobre a imprensa regional:

“…é um dos mais importantes factores de contenção da iliteracia, pois há muito boa gente, mesmo a viver nas áreas metropolitanas, que o que lê, além de algum jornal desportivo e dos folhetos das telenovelas, é o «jornalzinho da terra». E este constitui, em muito casos, a única leitura para os poucos que ainda lêem …. “

e entre muitas e muitas outras posições, a do sr. Presidente da Junta de Freguesia da Moita que recentemente manifestou publicamente:

“… enquanto leitor assíduo do jornal "O Rio", sempre encontrei nesta prestigiada publicação um mar de pluralismo e isenção, o qual é justo dizer e, sem desprimor para qualquer elemento do corpo redactorial ou colaborador, é fruto da verticalidade e do espírito democrático do seu director, apanágio da superioridade moral dos comunistas e de todos os democratas, mulheres e homens amantes da liberdade…“

Considerando ainda, o brilhante percurso deste Jornal ao longo dos 10 anos da sua existência, o inquestionável contributo para o desenvolvimento das gentes do concelho, bem como o facto de ser o único Jornal não comercial do Concelho da Moita e as lamentáveis pressões e falta de apoios que o conduziram para a inevitável situação de ter de suspender a sua publicação,

A Assembleia de Freguesia da Moita reunida no dia 21 de Dezembro de 2007:

a) – Manifesta a sua total solidariedade para com o Director e colaboradores do Jornal
“ O Rio “, lamentando profundamente as razões que levaram à sua suspensão, desejando que as instituições a quem cabe fomentar e apoiar o desenvolvimento local, tudo façam, de forma inequívoca e incondicional, no sentido de ser possível, num curto espaço de tempo, devolver ao concelho da Moita este seu Jornal, livre, independente, aberto a todas as correntes de opinião, de forma a poder continuar a contribuir para o desenvolvimento e elevação de toda a população deste concelho.

A bancada do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Moita

Moita, 21 de Dezembro de 2007

6 comentários:

Anónimo disse...

O mesmo texto foi apresentado na Assembleia Municipal de dia 21/12.

Votaram a favor o PS, o BE,
Absteve-se o PSD
Votou contra toda a bancada da CDU.

Antes disso, pela CDU, pelas vozes do sr. Manuel Madeira e posteriormente complementado pelo Sr. Diamantino Patarata e pelo sr. Vicente Merendas (também deputado na Assembleia da República) entretiveram-se, num exercício de pura hipocrisia política a perorar sobre as razões do fecho do jornal O RIO.

Para tanta cambalhota, nem precisaram de tapete.

Ouviu-se da boca do Sr. Manuel Madeira:
- "...na vida tudo tem um princípio e um fim, nada é eterno."
- "...desde o 25 de Abril muitos jornais fecharam e o governo nada fez..."
- "...não é correcto manter empresas artificialmente a funcionar..."
- "...encerra por problemas de gestão?..."
- "...nos editoriais, o sr. Director (do RIO) não apresentou razões, se calhar cansaram-se..."

Se falam assim dum camarada, o que não dirão e farão aos outros. Nauseante!

visto em vcabral.blogspot.com

Anónimo disse...

Esta de uns na A. de Freguesia votarem a favor e outros na A. Municipal votarem contra dá-me que pensar...

Anónimo disse...

O Madeira ainda vá que não vá, mas o Patarata com desconsiderações ao RIO!? um parvalhão, demente, que por gostar tanto de cornos até se virou para a tauromaquia.
Triste colectivo que confia em merda desta... e ainda o Merendas, o Senhor Deputado Merendas...

Anónimo disse...

ao anónimo das 9:44
Como pode verificar uns votam a favor e outros contra, não vejo qual o problema, estamos num país livre e quem votou de certo que o fez com a sua consciência.

Anónimo disse...

é isso mesmo:
uns defendem a reviravolta no poder, para o ocuparem,
os outros defendem o poder como está para continuar a poder usufriur dele.

Anónimo disse...

é isso mesmo:
uns defendem a reviravolta no poder, para o ocuparem,
os outros defendem o poder como está para continuar a poder usufriur dele.