quarta-feira, setembro 03, 2008

Gente da nossa terra 2

Manuel B., ilustre munícipe da Moita, desaparecido vai para mais de 24 horas…

(...)

6. O caso da enorme transparência na vida política local, ou da falta total dela

Quais as posições políticas do Partido Comunista em geral sobre esta matéria?

Bem, aí o PCP é mais uma vez claro, quando escreve[3] por exemplo contra todo " o historial de fraudes, subavaliações, leilões, esbulhos, casos de corrupção, entrega de milhões de contos de dinheiros do Estado e especulações…", entre numerosas outras denúncias no seu Programa de todo o tipo de corrupção.

Na Moita, contudo e para não variar, é tudo mais uma vez bem ao contrário. A escuridão e a opacidade na vida pública são por demais. Peças chaves na Administração são por acaso premiadas pelos grandes beneficiários das decisões da própria Administração, seja em importantes acordos, seja em sensíveis redefinições do solo concelhio. Com as consequentes nomeações à maneira.

E isto pode ser apenas a ponta visível de um "iceberg" que os Cidadãos não têm nem meios nem alvará para descortinar, e que as Autoridades competentes até ao momento se revelaram aparentemente incompetentes para desbobinar.

Como se posiciona afinal Manuel B., outrora muito corajoso, mas hoje muito medroso?

Bem, Manuel B. defende os eleitos do Partido Comunista e a mais reles política de obscurantismo e de silêncio forçado, impostos pelo Presidente da Câmara da Moita nesta como noutras matérias, e fá-lo contra a política tradicional do PCP, contra a tese oficial do Programa do PCP.

7. O caso da política de 2 pesos e 2 medidas, forte contra os fracos e agachada diante dos fortes

Quais as posições políticas do Partido Comunista em geral sobre esta matéria?

Bem, o PCP no seu Programa é claro, quando escreve[4] que é seu objectivo supremo a construção de "uma sociedade nova liberta da exploração do homem pelo homem, da opressão, desigualdades, injustiças e flagelos sociais", e logo depois acrescentar[5] a importância da "eliminação de muitas das mais graves desigualdades, discriminações e injustiças sociais e para a construção de uma nova sociedade democrática".

Na Moita, é tudo bem ao contrário. Trata-se de uma terra pequena, mas com pioneirismos de grande significado na escola do mau governo. Uma das cartas onde a governação local na Moita é mestra é a prática da política de 1 concelho, com 2 regimes: o regime da mãozinha leve e simpática para com os poderosos, e o regime da galfarra arrogante e ditatorial contra os fracos e aqueles que não têm poder de "lobby".

Como se posiciona afinal Manuel B., outrora muito corajoso, mas hoje muito medroso?

Bem, Manuel B. defende os eleitos do Partido Comunista e a mais miserável política de 2 pesos e 2 medidas praticada nesta matéria pela Câmara da Moita realizada, e fá-lo contra a política tradicional do PCP, contra a tese oficial do Programa do PCP.

8. O caso da desclassificação ambiental onde faz falta, e da protecção de fingir ondenão é preciso

Quais as posições políticas do Partido Comunista em geral sobre esta matéria?

Bem, o PCP no seu Programa não deixa margem para dúvidas, ao escrever[6] que é preciso "assegurar a tutela dos interesses colectivos (em domínios como o ambiente)", e ao acrescentar[7] a urgência da construção de uma sociedade onde, entre outros aspectos, impere "um ambiente ecologicamente equilibrado e respeito pela pessoa humana."

Ora, na Moita, isso deve ser visto e entendido não olhando para o Programa do PCP, mas colocando-o frente a um espelho e lendo o que a superfície espelhada do dito nos devolve. Aqui, é tudo ao contrário. A orientação política em termos ambientais da Câmara da Moita tem uma trave mestra, que é a da mudança do uso do solo à grande e à fartazana, desde que seja ao serviço dos especuladores financeiros e fundiários, que adoram comprar a tostão e valorizar a milhão. Tudo o mais deve servir os objectivos dessa trave mestra, mesmo que tal signifique aligeirar a guarda ecológica de centenas de hectares em solo rural, em reserva agrícola e ecológica, com perdas ambientais irrecuperáveis, e que para enganar o governo de Lisboa seja preciso criar alternativas risíveis e de fingir, tretas que só engolem dirigentes políticos preguiçosos (porque não lêem), ou tolinhos (porque não vêem), de costas viradas contra o povo (porque querem), ou feitos ao à jogada (porque dizem, no jogo é sempre para ganhar).

Como se posiciona afinal Manuel B., outrora muito corajoso, mas hoje muito medroso?

Bem, Manuel B. defende os eleitos do Partido Comunista e a mais falaciosa política de tapa olhos que na matéria a Câmara da Moita pretende a todo o custo, e com alto patrocínio, promover, e fá-lo contra a política tradicional do PCP, contra a tese oficial do Programa do PCP.

9. Concluindo: o poder cega, e muito poder cega muitíssimo. O poder absoluto chega por vezes a cegar completamente.

Continuará...

Sem comentários: