sábado, julho 31, 2004

Análise crítica sobre o espectro partidário em Portugal em 2004

O nosso colaborador Manuel Pedro apresenta-nos uma longa e erudita colaboração em que analisa a política nacional e em que, talvez graças aos telefonemas com o Roldão Preto, demonstra um vigor e uma acutilância raramente vistos/lidos neste blog.


"Os partidos políticos nacionais começam neste momento a ser questionados e isto acontece por uma série de motivos; é o caso do esvaziamento ideológico dos partidos de esquerda como no caso do Partido Socialista, que do socialismo só mantém o nome...
Os fundadores do actual Partido Socialista, criado em 1973 na França, são os herdeiros morais do Partido Republicano, muitos ainda acreditam na herança Maçónica, primeiro sindicato Medieval de pedreiros-livres ou maçons. Nos séc. XVIII e XIX, os intelectuais ateus criaram essa sociedade secreta liberal e anti-monárquica de burgueses que viam nos ideais da revolução Francesa, Liberdade, Igualdade e Fraternidade ...a religião do futuro, e acreditavam que o ser humano no sentido Hegeliano, seria sempre um potencial ascendente a melhoramentos e à evolução...Isto à mistura com as teorias Rosa-Cruz da ascenção espiritual por etapas até ao completa união com Deus, deu este resultado pseudo humanista, pseudo cristão pseudo Ateu e pseudo Socialista.... que tornou, no caso do actual Partido Socialista, uma União Internacional de ideologias que vai desde a direita mais racista, à esquerda mais Libertária, isto tudo combinado com a grande maioria silenciosa que acha, e muito bem, que todos devemos ser é burgueses, porque na realidade é a classe onde se está melhor...
Devido ao falhanço estrondoso do Comunismo que foi posto em prática na União Soviética e China com todos os seus países satélites, e que nunca passou de uma ditadura oligárquica e militar, dum regime opressivo e que nunca conseguiu o principal objectivo do Marxismo que era uma sociedade sem classes, continuarão sempre a existir duas classes, a dos opressores (os governantes e seus lacaios, forças da ordem, policias políticas e assessores do partido "Comunista"), e os oprimidosque eram todo o povo em geral, que trabalhava ou era escravizado para que toda esta máquina "Comunista" funcionasse e desse uma imagem exterior de progresso, quando a miséria dos seuscidadãos e a falta de liberdade a todos os níveis era a maior realidade do antigo poder oligárquico soviético.
O PCP sempre foi um fiel seguidor do regime autoritário da URSS, sendo Leninista quando a URSS era Leninista, depois Stalinista quando a URSS foi Stalinista deixando de ser Stalinista quando a URSS deixou de ser Stalinista, para resumir penso que a altura em que o PCP, se tornou mais Português e talvez mais comunista foi quando o Bloco de Leste se desmoronou e o PCP ficouórfão. E penso que isso é bom para Portugal. O PCP é agora um partido não revolucionário, que se integrou perfeitamente dentro da "democracia" burguesa vigente, é por isso um partido democrático como todos os outros.
Os Trotskistas do PSR aliaram-se aos Stalinistas da UDP (seu inimigo natural) e criaram o Bloco de Esquerda, uma mistura explosiva que resulta pela negação e quando estiver no poder apanhará todos os vícios do poder como todos os outros que ficam no Poder; quanto mais tempo lá ficam mais vícios apanham...é só ver o exemplo do PCP local que não fica nada a dever a qualquer partido de direita ou centro na sua defesa da tauromaquia e da tradição e porque não, da religião de Estado, o Catolicismo.
O presidente da câmara da Moita desloca-se em carro com motorista, o que nenhum cidadão que trabalhe poderá esperar conseguir durante a sua existência a não ser que ganhe muitos milhões de Euros no Totoloto.
O que nós fazemos votando, em qualquer partido "democrático" é dar poder a pessoas que nunca com o seu trabalho o poderiam conseguir, isto aliado às benesses inerentes a quem tem o poder, que são os lautos almoços e jantares e passeios e palmadinhas nas costas dos seus coadjuvantes e quem lhes ganhou um tachinho para ele ou algum familiar (no caso da Moita, são famílias inteiras, que usufruem dessas benesses, o que se tornará um problema grave, e tem de se ponderar também, no caso de Alhos Vedros como merece, e seguramente, conseguirá, reconquistar a sua independência e secessão, ou como pretende o mentor do blog Alhos Vedros ao Poder, conseguirá a Restauração de todo o espaço territorial do concelho de Alhos Vedros, dado por Foral Manuelino em 1514... o que implica que o Barreiro, também será parte integrante do futuro Macro Concelho aventado pelo meu idealista camarada Restauracionista, que se assina como Paulo... )
Mas não tenhamos ilusões, qualquer governo que entre terá sempre direito a estas benesses, quanto mais tempo estiver no poder mais cumplicidades arranjará e mais afastado do Povo estará...Por isso eu acho que não se pode votar no mesmo partido mais de uma vez e nunca dar a nenhum, nenhuma maioria absoluta.
Já falei dos Partidos de Centro e Esquerda, vou agora referir-me aos Partidos de Direita: PSD e PP, vou começar pelo PP, que começou por ser o CDS: Centro Democrático e Social, foi um partido que começou por ser contra-revolucionário, no sentido que havia uma revolução em curso, o amosoPREC, que significa: Período Revolucionário em Construção, o CDS pretendia uma democracia burguesa com caractrísticas Europeias, mas tinha herdado do antigo regime Salazarista/Marcelista, todos os fascistas da ala extremista que eram fiéis defensores do orgulhosamente sós e da manutenção da guerra colonial a todo o custo, o CDS era o partido "democrático" dentro do regimepós revolucionário de Abril de 1974, outros partidos e movimentos, alguns declaradamente Terroristas como o Exército de Libertação de Portugal ou ELP, trabalhavam em actos de sabotagem e actos terroristas na clandestinidade, o CDS não pode ser conotado com esses grupos, mas era a faceta legal de muitos indivíduos que assim pensavam; Marcelo Caetano nunca pode lutar contra essa extrema-direita Imperial, e nunca pode reformar o regime porque a questão era sempre as colónias, toda a ideia do Estado Novo com ou sem Salazar era a manutenção do Império Português de aquém e além Mar, se a guerra colonial fracassou, foi devido a estar a acontecer em trés frentes Guiné, Angola e Moçambique e os movimentos nacionalistas destas colónias Portuguesas terem oapoio do Bloco de Leste, da Europa e dos EUA, cada um à sua maneira, Portugal não tinha possibilidades técnicas de vencer contra todo o hemisfério Norte.
O golpe de estado que aconteceu no 25 de Abril de 1974, teria mais tarde ou mais cedo de acontecer, porque Salazar não era um estadista com uma visão real da mutação das sociedades, era um conservador de raiz católica, pouco viajado, não gostava de viajar de avião e detestava ver televisão, não acompanhava os acontecimentos... Pensava que por estar contra o bloco de Leste o bloco do Oeste, o apoiaria ou pelo menos não interferiria na sua política colonial, ora todos os outros países imperialistas tinham já perdido os seus impérios no final da década de 1960.
A Inglaterra tinha perdido a sua jóia da coroa a Índia e as suas colónias africanas eram como eles diziam...A White man's Hell, ... os Ingleses detestam o clima das colónias Africanas e não são gente de muitas miscigenações, ao contrário dos ortugueses, que fazem sexo com todas as raças da espécie humana. Inteligentemente criam a Commonwealth, donde conseguem usufruir vantagem sem terem a desvantagem de ter de estar nas colónias de corpo presente.
Os franceses tinham-se dado mal com o problema argelino e ainda se estão a dar mal porque milhares de retornados chegaram a França mas trazendo uma religião Islâmica o que criou guetos dentro da sociedade xenófoba Francesa, eles também acabaram com o seu problema colonial.
Restava Portugal...Um Portugal com Províncias Ultramarinas que éramos obrigados a saber dos nomes no exame da 4ª classe.A realidade é que pouca gente em Portugal Continental conhecia as colónias, isto incluindo Salazar, que penso as nunca visitou e se as visitou enjoou, devido ao seu pouco gosto por longas viagens e aquilo das colónias era longe como o caraças. Os que lá viviam depois de em 1953 Salazar permitir a ida de Portugueses para as colónias, gostaram ... Então não! Bom clima, boas praias, pretos à farta para os servirem e pretas boas como o milho, qualquer cidadão Português que nada possuía aqui, se via lá no Paraíso, e especialmente em Moçambique, Lourenço Marques na baía comendo camarão bebendo Cuca, olhando as meninas...ou os meninos, não há Português que resista !Até eu me apetece estar lá agora, eu que nunca estive nas colónias africanas.
Foi pena não se ter começado a colonização mais cedo, se fosse para aí em 1900, ou antes, logo após o Brasil se ter tornado independente, isso é que tinha sido, mas não, iam só para lá deportados e presos políticos... O Henrique Galvão ainda pensou em fazer de Luanda a capital do Império e Portugal Continental passar a ser uma província ultramarina, mas o Salazar não gostava de viajar e quem lhe tirava o seu sapateiro ortopédico tirava-lhe tudo.
Ora o que tem isto a ver com o CDS, dirão os leitores ?
Embora Freitas do Amaral, até actualmente diga que a direita Portuguesa é saudosista deste Marcelismo colonial e dum Salazarismo pós-nacionalista, a verdade é que dizendo isso está a cuspir no prato onde comeu porque foi ela que lhe deu os votos que o fizeram entrar na Assembleia da República em 1975.
O CDS acabou porque o império acabou, quando o PP sucede ao CDS com Manuel Monteiro, a andorinha, já só uma coisa importava para a direita Portuguesa e essa coisa começava porD... e acabava em ...inheiro.
Qual Pátria qual História qual nada, e se hablarmos castellano que mal tien ?
Sucede a Monteiro o Paulo Portas, que quer ser vizir no lugar do vizir, é o Iznogoud da política Portuguesa mas nem é vítima das más leituras, só o faz mesmo é pelo dinheiro...
Por isso hoje o PP é apenas a sigla do partido do Paulo Portas e quando ele o abandonar para criar quiçá a Neo DemosKratia, o PP acabará... e com ele ...Mas por morrer uma andorinha não acaba a Primavera Marcelista.
Vou agora falar sobre o PSD ou nas palavras de Santana Lopes o PPD/PSD...Nasceu laranja que é na minha opinião uma cor que não tinha culpa nenhuma disso, penso que a cor indicada para este partido deveria ser o verde lima, para se tomar com cachaça ou vodka os sapos vivos que temos de engolir por este partido estar situado em Portugal.
Chamava-se anteriormente Partido Popular Democrático e foi fundado por alguns frequentadores da Assembleia Nacional; Sá Carneiro ao criar o partido em 1975 pretende reunir todo centro e a direita liberal que ansiava por um Portugal que atingisse a média económica europeia...Só que se esqueceu de dizer que essa média económica era apenas para uma pequena parte da população Portuguesa, e o povo começou a pensar que também iria beneficiar dessa evolução económica e que bastava termos entrado para a CEE para ficar tudo cheio de dinheiro, cartões de crédito e telemóveis, ficamo-nos pelos telemóveis e pelas dívidas...
Porque a mentalidade do povo Português é a seguinte; Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos.
Não existe uma consciência colectiva dum futuro, os patrões Portugueses, assim que as suas empresas têm algum lucro, em vez de apostarem na inovação da sua imagem de marca e investirem no acréscimo de qualidade do seu produto, contratando por exemplo designers e criativos que façam a sua qualidade aumentar, não...
Compram mais um apartamento para uma segunda amante e mais um carro topo de gama para o filho se espetar a 230 kms à hora numa qualquer aposta à saída duma discoteca muita In, em qualquer cidade neste país à beira mar deitado.Se esta é a mentalidade vigente dos empresários Portugueses e então qual será a dos trabalhadores ?
Os trabalhadores Portugueses já não têm ilusões sobre o seu futuro, como no sistema de castas indiano, os nossos trabalhadores já se habituaram a ser os intocáveis, sabem que por maiores capacidades de aprendizagem de criatividade de potencial a nível humano e de inteligência, existe sempre um bardamerda qualquer que é afilhado do patrão e não vale nada a nível profissional ehumano, mas só por ter uma cunha, subirá sempre mais que o outro trabalhador que é esforçado, isto além de desgastar moralmente quem tem capacidades, ainda por cima é visto com inveja pela massa informe de medíocres seus companheiros de trabalho e ridicularizado por quem tem as cunhas...
De cariz perfeitamente popular pretende pela sua "modernidade" fazer a nossa Pátria regredir ao séc.XVII pelo estilo Barroco e Rocócó que impôs na política Portuguesa, poderia ser um partido de qualquer país da América Latina e até teria uma certa graça, mas aqui não tem graça nenhuma.
Destruidor dos fundos públicos não poderá jamais viver sem a protecção de uma qualquer Super Potência, no caso a União Europeia, mas se a ela não pertencessemos seriam os EUA o seu Super Protector, isto acontece porque não é um partido que represente os Portugueses mas sim que representa uma certa centralidade de pessoas que acreditam que existem uns que têm e outros quepodem vir a ter e se não tiverem é porque não têm a manha para o conseguir ou têm pouca sorte ou não são suficientemente bonitos ou apresentáveis para poder ter... e nesse caso coitados, são tipos com azar ou com defeitos que justificam serem sempre os elos mais fracos na hierarquia social vigente e por isso mesmo tem de se acomodar e viver felizinhos dentro da medida das suasfracas possibilidades humanas genéticas e adquiridas, se aqui fosse a Índia este partido concerteza que defenderia o sistema de Castas ainda vigente nesse país.
O PSD deveria ter como lema: "Deixa arder que o meu pai é empresário".O índice de riqueza e desenvolvimento Nacional na óptica do PSD é o numero de telemóveis por cada 10 habitantes, se for de 6 para 10 então isto está Bom, se for mais que isso é um Oásis, podem arder todas as zonas ecológicas e Reservas Nacionais de Portugal desde que não ardam as vivendas está tudo bem, e até dá depois para plantar outras espécies de arvores que não ardam tão facilmente e para quê, termos uma frota de aviões Canadair nossa que seja gerida pela nossa força aérea se podemos sempre alugar esses aviões a empresas privadas.
Sim ! É que só há incêndios no Verão e agora há mais porque o clima está a mudar e está a ficar mais quente e com mais dois Verões assim deixam de haver florestas porque já tudo ardeu e sempre se poupa este dinheiro.
Para se poderem organizar aqui mais uns Mega eventos e quem sabe se façam cá os Jogos Olímpicos.Esta mentalidade sacana atravessa o espectro político desde a direita do PCP que está representada no concelho da Moita pelo presidente João Lobo até á extrema direita do PP.
Por isso os Portugueses estão bem lixados com estes partidos que existem em Portugal.Resta-nos rezar à Nª Srª de Fátima e agradecer-lhe por não estarmos ainda pior, porque poderíamos sempre estar pior, isso é verdade. O PSD tem de agradecer também a essa entidade por ter um povo tão submisso e dócil como é o povo Português, que ainda espera os D. Sebastiões que vão estando sempre adiados e nunca aparecem a não ser para lhes dizer que não estão disponíveis...
Sem ter um projecto estrutural para com a nossa Pátria e apenas vivendo dos despojos da venda do nosso património vou mudar-lhes o nome para PAD ou seja Partido dos Abutres Democratas ou no caso mais Santana Lopista o PHD/PAD, Partido das Hienas Democrata/Partido dos Abutres Democratas.
O PCTP/MRPP é o partido estuário, serve para criar os parasitas jovens que depois se tornam grandes parasitas como é o caso de Durão Barroso.
Defensores dum regime fascista como é o que está vigente na China, são pessoas que se estivessem no poder o mal que fariam aos seus cidadãos seria de tal forma que todos os 48 anos de regime Salazarista seriam o Paraíso em comparação com o inferno que seriam essas manhãs que cantam.Basta-nos lembrar do regime do Pol Pot, para termos uma ideia da extensão da catástrofe.
Para terminar gostaria de dizer que os Portugueses em geral, não valorizam a inteligência nem a criatividade mas sim a esperteza o saber safar-se o enganar o outro antes que me enganem mim, enfim a mediocridade reina e quem estiver acima dessa mediocridade e for bom ou muito bom, se não tiver as costas quentes e as devidas cunhas é bem capaz de se dar pior do que o resto da cambada que apenas quer é safar-se e bajular os patrões.
Quem é que ele pensa que é ?
É filho de quem ?
Não querem lá ver...já a pulga tem catarro !
A verdade é que desde que a burguesia, tomou o lugar à nobreza em Portugal, as famílias têm-se mantido sempre as mesmas nos lugares de poder económico; são os Tottas, os Mellos, os Champaullimauds tudo o que tenha duas consoantes, depois há os emergentes como os Castellos, os Tittas etc... mas a realidade é que a nossa sociedade está cristalizada e isso impede a evolução e especialmente a transformação. "

Manuel Pedro

1 comentário:

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.