sábado, abril 14, 2007

Os Grandes Comunistas do Concelho da Moita # 7



Talvez esta escolha não seja das mais óbvias, mas achamos ser jusrto recordar este homem, alhosvedrense por mero acaso, que ocupou boa parte dos anos 90 a ajudar a destruir boa parte do que Alhos Vedros tinha de menos mau, que era uma feição que permitia recordar o seu passado histórico tradicional, ao mesmo tempo que cedia a todos os interesses privados que se levantassem no seu caminho.
Com efeito, foi graças a ele que, em nome do Progresso e enquanto passeou pelo pelouro do Urbanismo e depois pela Presidência da CMM, que algumas das maiores barbaridades se fizeram na fregueis em termos de monos "industriais", do prolongamento da GEFA para cima da Igreja Matriz á ocupação de quase metade da rua Vasco da Gama com a expansão da Helly-Hansen/Norporte.
E porque achamos que isto é digno de um "grande comunista"?
Simplesmente porque esta forma de arrasar com o passado e as tradições é típica de quem quer uma sociedade nova que deixe para trás o seu passado histórico obscurantista.
Pelo menos em seu favor há a dizer que não promoveu romarias, nem apreceu abraçado ao lobby das boiadas.
Mas João de Almeida foi ainda notável pela forma como soube fazer a transição do comunismo ortodoxo para a via mais moderna que a actual dupla dinâmica prossegue de total embevecimento pelos "empresários de sucesso".
Para além de que, como Grande Comunista que foi e talvez ainda seja, depois da procaria que fez já exceder claramente todos os limites, se ter deixado varrer em silêncio, desaparecendo sem um pio a meio do mandato "por motivos pessoais", quase nunca mais se deixando ver, como se não tivesse existido.
Aliás, quando abro antigos Boletins Municipais estou sempre à espera de ver a sua imagem apagada nas cerimónias oficiais com o Photoshop dos novos aparelhistas amoitados mais dotados para as produções gráficas, substituída por uma foto de um sorridente Lobo ou de um Garcia de mãos cruzadas sobre as partes pudendas, a sua imagem de marca em tais ocasiões.
Só ter dois votos neste momento na nossa eleição é de grande injustiça por parte daqueles que devem tudo o que vão tendo à sua queda em desgraça.

Sem comentários: