sexta-feira, maio 30, 2008

Caiu mas não deve cair sozinha...


A estação da CP de Alhos Vedros foi hoje demolida.
Estive por fora todo o dia, ainda não pude ir fotografar a ausência.

Como de costume existirão os inteligentes que dirão que não tinha grande valor arquitectónico e que a sua função já era escassa.
Como aquele vereador com cabeça de melão deslavado que quando deitaram abaixo os restos da secular cadeia da vila de Alhos vedros afirmou que eram só algumas paredes velhas que desapareciam.
Esta gente é Moderna, Progressista, não gosta do passado, das memórias de outros tempos, da dimensão afectiva dos espaços que fizerem o quotidiano das populações.
Estas bestas com forma humana apenas concebem urbanizações de quarto escalão, rotundas como rodelas ao deus-dará, ciclovias intermitentes, supermercados-caixotins em catadupa.
Desta vez os autarcas moiteiros e amoitados estiveram sempre a par do que se iria passar e não informaram a população.
Mais grave, fingiram que não sabiam o que se estava a passar e até ensaiaram protestos.
São uns hipócritas sem vergonha.

Não conseguem perceber, sequer, que ainda há quem se sinta ultrajado pelo seu ar de pé-leve saltitão, sorriso falso a ocultar bestunto mentecapto.
Desta vez talvez se tenham excedido.
O problema é que, aposentado de forma útil e precoce, de forma camuflada, nas vésperas das anteriores eleições, o nosso Lobão vai desaparecer do mapa daqui por um ano e deixará os destroços de um concelho dizimado por bulldozers e tanta falta de visão quanta prosápia e falta de vergonha.
Talvez desta vez o preço a pagar seja mais alto, a começar por uma inepta e ausente Junta de Freguesia qu, na sua insignificância e irrelevância, devia ter o pudor de se auto-dissolver.
A estação foi apenas mais uma gota de água para aqueles que, em Alhos Vedros, há uma boa dezena de anos sabem que esta freguesia está abandonada pelo poder moiteiro e é encarada como terreno para retalhar e entregar a construtores mais ou menos amigos.
O resto é para deitar abaixo.
Mas quem tem autorizado tudo isto, mantendo-se na sombra e na comodidade dos lugares que nem sequer vão a votos mas mexem os cordelinhos, deveria chegar-se à frente e assumir a sua responsabilidade, a começar pelos falsos puristas da ortodoxia, meros restos de uma história putrefacta que nunca souberam merecer.
Era bom que não fosse só a alcateia visível a pagar por tudo isto.
Os que vivem na escuridão também deveriam ser expostos e lapidados politicamente com requintes de crueldade.
Para que nunca mais tivessem o despautério de aparecerem «ao lado das populações».
Eles estão sempre atrás das populações.
E não é a dar-lhes apoio.
É a lixá-las com um belo "ph".


A foto é do Brocas.

12 comentários:

Anónimo disse...

Um país onde não se respeita o património e a memória colectiva é um país perdido. Tenho muita pena do que aconteceu, mas lamento ainda mais o facto de ser concidadã dos mentecaptos prepotentes que conduziram este processo.

Anónimo disse...

O entulho que sobrou não é mais do que o retrato dos nossos autarcas.
Ana

Anónimo disse...

Como são acertadas as vossas palavras, um país que não respeita o património é um país perdido. Tambem lamento o que aconteceu. Hoje vi gente como eu e vós ir ao largo da Estação e ali parar, calados, a olhar para um cenário de guerra, consternados, a tentar disfarçar uma lágrima teimosa de indignação que ameaçava denunciar que somos seres humanos. Nesta hora de perda, sabemos que hoje mataram um pouco da nossa Alhos Vedros. E de nós tambem. Na verdade, aquele entulho, é o retrato duma geração. Da nossa, sabemo-lo intimamente. Que iremos dizer aos nossos sucessores? Como iremos explicar aos nossos filhos tamanha irracionalidade? Tivemos o previlégio de usufruir de algo que nos legaram, do Prédio que ostentava e anunciava o nome de Alhos Vedros. Percebem? Não é uma casa qualquer? Aquela casa centenária, com aquele nome só podia existir ali. Aqui, em Alhos Vedros.É triste. Diz o ditado que não se chore sobre o leite derramado, mas confesso, hoje, tambem eu fui-me abaixo. Não sei que possa escrever mas penso que devemos mobilizar-nos, organizar uma reunião publica, sessões, uma concentração, talvez até um caminhar pelas ruas de Alhos Vedros,e, reflectir sobre o futuro.Quem sabe talvez a CACAV, Ou outras, sei lá. Já se anunciam outras investidas da prepotencia. Já li aqui sobre o nosso pelourinho. Estai alerta. E uni-vos.
JM

Anónimo disse...

A Câmara Municipal da Moita em comunicados públicos afirmou que a REFER agiu de má fé, "Pela calada da noite como em outros tempos", disse ainda que nunca deu conhecimento das demolições das estações em tempo algum.

Em frente a 300 pessoas, João Lobo afirmou as mesmas palavras.

Isto, depois da REFER ter emitido um comunicado dando conta que manteve reuniões com a Camara e que ninguém se opôs á demolição das estações.

Quer isto dizer que... A REFER é uma vil empresa pública. Mentiu a todos naquele comunicado.

Temos de salvar a honra do nosso presidente e da nossa câmara que foi desmentida com um comunicado cheio de mentiras por parte da REFER.

João Lobo, tens de limpar o teu nome. Apelo a ti para moveres um processo de injúria nos tribunais contra a REFER pois o teu nome foi manchado por esta empresa.

Anónimo disse...

Um país onde o valor de uma memória identitária é facilmente renegado a favor de um pseudo-progresso é um país destinado a viver na sombra dos grandes países capitalistas centrais, dos quais dependerá cada vez mais para sobreviver, numa relação tendencialmente parasita. Sem identidade e sem real capacidade de gerar ideias dentro de si, este é um país condenado a perder a sua cultura, por não a saber defender num mundo geralmente globalizado. Como aconteceu em outros tempos, estamos só à espera que, tal como na indústria há mais de 100 anos, os nossos serviços (turismo essencialmente) se tornem mais baratos de modo a atrair o investimento estrangeiro para podermos vivermos contentes com o facto de não termos de pensar para sustentar o próprio país. O mesmo acontece com este urbanismo do munícipio da Moita, onde cada buraco é próprio à construção desmedida e insustentada, gerando o efeito a médio prazo da criação de bairros sociais, arriscando-se, ingenuamente a cair nos mesmos erros que outras grandes autarquias circundantes à capital. Esse progresso que se usou como argumento de destruição da estaçãode comboios de Alhos Vedros foi também o predominante no desenvolvimento de subúrbios como a Amadora e Loures. De facto, aí os transportes são bastante eficientes, mas tal só acontece porque esse mesmo desenvolvimento proporcionou a estes lugares um crescimento sobredimensionado, um urbanismo desconsiderado e uma identidade e história locais que, bem, não sei qual é. Talvez daqui a uns anos, quando Alhos Vedros se tornar num subúrbio à imagem destes, as pessoas possam realmente valorizar a riqueza do património aqui existente e perceber que ele ainda simboliza alguma diferença na nossa qualidade de vida e na nossa vivência dos espaços em relação aos dormitórios que agora queremos copiar (o tal progresso).

Anónimo disse...

O homem não pode processar a REFER por injúrias porque é ele que está a mentir.

HA Ha Ha Ha

Anónimo disse...

Neste Dia Mundial da CRIANÇA, ao Rodrigo lastimo a SUA Ingenuidade sobre o seu Presidente e respectiva comitiva!! Se Será ingenuidade ou simpatia cega.
Mas se esteve presente na ultima vigilia, conseguira decifrar as palavras do Presidente"O Nosso Lugar é na frente da Estação porque aquele espaço é do Dominio Público, e não existe autorização para fecharem a rua, porque não foi pedida qualquer autorização para o mesmo encerramento.
Acontece que a rua já se encontrava franqueadada há um MES, sem qualquer intervenção da fiscalização camararia.
Isto foi a mesma coisa do executivo da juntas, tanto de Alhos Vedros como da Moita dizer que desconheciam todo o processo, dando-nos a entender que eles estavam em viajem por Marte e voltaram agora.
Se tudo O QUE A REFER DISSE FOI MENTIRA!! E POR UMA QUESTÂO DE HONRA TODOS OS ELEITOS DO PCP NOS ORGÃOS AUTARQUICOS DEVERIAM PEDIR A DEMISSÂO DOS CARGOS:
SÓ ASSIM SE VERIA QUEM TEM HONRA NO EXERCICIO DO PODER E ESTÁ DESLIGADO DO MESMO.
Mas como são os responsaveis por tudo isto,continuam nos seus cargos utilizando-os a seu belo prazer.

Anónimo disse...

Viva o PCP

Anónimo disse...

o anónimo das 4.48 tem muita piada, à uns tempos para cá existem uns iluminados que pedem a demissão dos autarcas , será que está na moda?

Anónimo disse...

Proponho que se incendeiem as sedes do PCP do concelho da Moita !
Morte ao PCP !

Anónimo disse...

O destino de Portugal já está bastante bem estudado por outros. Por cá é que nos recusamos teimosamente a vêr a Verdade.

Os Neandertais também se extinguiram do mundo todo por falta de previdência, dizem, mas parece que alguns acabaram por ficar por aqui e deixaram descendência prolifica.

Anónimo disse...

"o anónimo das 4.48 tem muita piada, à uns tempos para cá existem uns iluminados que pedem a demissão dos autarcas , será que está na moda?"

Se tivessemos noutros tempos já tinham era sido corridos à pedrada, lapidados, esquartejados e queimados.

Mas, infelizmente, somos mais "civilizados" hoje em dia.