Recebemos por via CACAV, esta notícia que nos deixou estupefactos:
Amigos
Acabámos de saber que hoje dia 21 de Maio será o último dia de existência da velha estação de combóios de Alhos Vedros.
Mesmo sabendo que não se trata de um edifício com grande importância arquitectónica, mas tem um grande simbolismo, para várias gerações, que daqui partiram e chegaram todos os dias.
O edifício ainda está em muito bom estado de conservação, e talvez pudesse ser ali dinamizado um espaço cultural, onde por exemplo a CACAV poderia dar um bom contributo. Talvez uma galeria de artes ... ou uma outra ideia qualquer.
Mas não! Quem decidiu apenas pensou em arrasar o edifício, talvez esse alguém que nunca veio a Alhos Vedros.
É com grande indignação que partilhamos esta notícia connvosco.
A Direcção da CACAV
...mas a CMM e a Junta de Freguesia de Alhos Vedros, não sabiam do que estava a acontecer, se sabiam, porque não transpareceu nada para a comunicação social ?
E os Partidos, não o sabiam ?
Mas o que é que é isto ?
Estamos estupefactos, e a confirmar-se temos de tomar posição e exigir que a CMM, a JF de Alhos Vedros e os partidos locais tomem uma posição.
Temos de tomar todos uma posição, será que vamos ficar de braços cruzados e ver destruir mais esta parte importantissima do nosso património?
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8 comentários:
Estes xuxas e os outros laranjinhas deram carta branca à REFER para fazer tudo o que quer. No Norte do País e Alentejo muitas estações foram dadas ao abandono. Aqui há que saber se a nova estação vai estar localizada no mesmo sítio, ou não. O que é condenável é o processo. Estes gajos do governo não dão explicações.
Assustado com a possibilidade de destruição desse património, que é a Estação de Alhos vedros em que inclusive me base-ei para a construção de um painel de azulejos, para o Café A Estação: http://escudo.paginas.sapo.pt/page7.html, telefonei para a REFER: 21 102 20 00, onde a telefonista que atendeu, por coincidência era uma senhora de Alhos Vedros, que me põs em contato com o Sr. Paulo Martins, diretor do departamento de Comunicação e Imagem, que desmentiu esse facto, dizendo que essa notícia não era verdadeira e não tinha sentido.
Luís Cruz Guerreiro
Esperemos que a CACAV para futuro tenha mais tento na verborreia reaccionária.
Esta coisa de acusar só por acusar - tentativa frágil de tirar votos à CDU - ou de tratar mal os adversários políticos não fica bem nem a um demo-burguês.
Então os senhores dirigentes dão ouvidos ou criam boatos falsos?
Assim não vale.
A crise por que estamos a passar neste concelho como em todo o país tem um nome - Bloco Central - isto é PS e PSD+CDS-PP.
http://berbequim.wordpress.com/2008/05/21/estacao-de-alhos-vedros-vai-abaixo/
Então a Câmara está na penúria e a culpa é do Governo? Se calhar foi o Governo que obrigou o João Lobo a comprar um Volvo de 25000 contos (vinte cinco mil contos). Tenham dó. Enterraram o Futuro do Concelho no Espelho da Lama da Moita, seus incompetentes de merda.
Será que a Câmara não sabia?
Será que nada foi apresentado aos senhores arqutectos do planeamento da CMM?
Rebusquem lá nas vossas memórias, final de 2005... (sim, sim, no período eleitoral, quando andavam muito ocupados a fazer pseudo-consultas públicas sobre o PDM) principios de 2006, 2007. Não hove contactos, ante-projectos, pareceres...
A REFER para fazer novas estaço~es tem que ter ligações , vias de comuniação, ruas, como tal não fica implantada no ar.
Essa conversa da falta de comunicação já não pega.
Portanto srs. arquictectos, quem sabe, talvez o Jorge Bonito ou o Carlos Matos, ou o Sr. Rui Garcia ou então o Sr. João Lobo? ... Nada? ... Não se recordam?
...Pinóquios...
O Luís Carlos Santos, enviou-me este mail:
"Segundo João Lobo, o Presidente da Câmara Municipal da Moita, a reunião com a REFER que ocorreu hoje, sexta-feira, foi infrutífera. A REFER mantém a decisão de não integrar a Estação nos seus planos de progresso(?) e modernização.
No seguimento da reunião, João Lobo deu conta à tutela da oposição do executivo camarário à destruição da estação.
Receamos, no entanto, que só por si esta tomada de posição pouco adiante.
A questão agora é saber se, nesta corrida contra o tempo, ainda é possível uma tomada de posição por parte de instituições e população que demova a REFER dos seus intentos.
Luis Carlos"
Em conversa com um vereador da CMM, foi-me informado que devido ao alteamanto das estações e apeadeiros e à passagem subterrânea que terá de existir devido à linha ser eletrificada, todas as atuais estações e apeadeiros da linha do sofrerão transformações que passam pela destruição das antigas e substituição por novas, que ficarão parecidas com a transformação que sofreu a estação do Pinhal Novo, é o preço do progressio!
A situação realmente é lógica e devido à eletrificação da linha têm de existir passagens subterrâneas porque as pessoas não podem passar a pê sobre a linha fêrrea. Ficariamos todos "chocados" se isso acontecesse, resta saber se ali na passagem entre a Vinha das Pedras e o Modelo, vai também existir uma passagem subterrânea e já agora em todas as passagens de nível que foram, ou serão desativadas entre o Barreiro e o Pinhal Novo, que devem ser assim que eu me lembre...
para aí umas 30 ou mais, senão existirá sempre uma fronteira elétrica entre o lado Norte e o lado Sul dos concelhos do Barreiro, Moita e Palmela, derivada à intransponibilidade física dessa linha ferroviária eletrificada.
Não nos podemos esquecer que essa eletrificação foi durante muitos anos exigida por comissões de utentes a que a REFER concerteza deu a atenção devida em nome do progresso.
Resta saber as transformações que sofrerão estes concelhos com a futura passagem do TGV, que criará ainda outra fronteira fisíca de intransponibilidade ainda maior.
Luís Cruz Guerreiro
estás preocupado? agradece à merda dos governantes de Alhos Vedros que temos.
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