segunda-feira, maio 26, 2008

Uma questão e um desafio

A questão é simples:
  • É verdade ou não que a REFER deu à câmara moiteira a hipótese de preservar a estação ferroviária de Alhos Vedros, e foi o presidente desta que recusou assumir esse encargo, alegando constrangimentos financeiros?
O desafio é igualmente simples:
  • Quem tem documentação que confirme ou infirme o que acima foi escrito, faça a caridade de a facultar ao AVP ou a qualquer órhgão de comunicação social para que divulguem a verdade sobre este assunto.
Porque se é verdade o que se vai ouvindo dizer, é bom que João Lobo assuma a sua posição perante a população de Alhos Vedros, que indique os encargos que a manutenção da estação acarretaria e depois explicite com clareza os dinheiros que ao longo destes anos mandou distribuir pelas boiadas da Moita.

Porque há limites para o despudor, a hipocria e o encobrimento. mesmo em termos políticos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma sacanice do nosso edil-mor (João Lobo) e dos seus apaniguados (Matos e Bonito) e os "amigos" construtores civis da nossa praça. Já basta as do PDM e mais esta recente.

Anónimo disse...

Tontinho. Então não sabias que o Lobo hà cerca de ano e meio disse que a estação era irrelevante e não valia a pena preserva-la. Como sempre, em Alhos Vedros estão sempre a dormir em pé.

Anónimo disse...

O problema não é os touros da Moita o problema é os bois de alhos vedros.
Perdão. Deixem-me corrigir: os carneiros de alhos vedros. Também têm cornos e é importante não confundir.

Anónimo disse...

Demolição do Edifício de Passageiros em Alhos Vedros Empreitada “Linha do Alentejo
– Troço Barreiro – Pinhal Novo (exclusive)
– Electrificação e Modernização de Estações e Apeadeiros”

Face às notícias sobre o alegado desconhecimento, por parte da Câmara Municipal da Moita, do processo de demolição do Edifício de Passageiros em Alhos Vedros, e às afirmações públicas do seu presidente contestando essa demolição, a REFER vem esclarecer o seguinte:
- A empreitada designada por “Linha do Alentejo – Troço Barreiro – Pinhal Novo (exclusive)
– Electrificação e Modernização de Estações e Apeadeiros” foi adjudicada, no seguimento de concurso público internacional lançado em 2007, por 19 milhões de euros e um prazo de execução de 270 dias de calendário, tendo a consignação dos trabalhos ocorrido no passado dia 28 de Março;
- O objecto desta empreitada contempla, nomeadamente:
1 – Electrificação da Linha do Alentejo entre as estações do Barreiro e de Pinhal Novo (exclusive);
2 – Remodelação das estações do Barreiro, Lavradio e Moita e dos apeadeiros Barreiro-A, Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Penteado;
3 – Construção de uma passagem superior pedonal junto ao Bairro das Palmeiras, em substituição da existente.

A REFER manteve nos últimos anos contactos regulares com o município da Moita sobre este projecto, e em particular sobre as intervenções previstas para as estações e apeadeiros do concelho. Assim:
- No 4.º trimestre de 2005 a REFER entregou ao município o Estudo Prévio das intervenções previstas, que já contemplava a demolição dos edifícios de passageiros de Alhos Vedros e da Moita;
- Após a entrega do Estudo Prévio, realizaram-se diversas reuniões de trabalho com técnicos da autarquia, nas quais foram formuladas algumas recomendações de ajustamento, mas que nunca colocaram em causa aquelas demolições, o que se comprova pelos pareceres emitidos pela CM sobre o anteprojecto apresentado pela REFER em 2006;
- Ao longo de todo o processo, a REFER, em coordenação com a edilidade, desenvolveu sempre soluções aderentes aos Planos Directores de Alhos Vedros, Moita e Penteado;- No passado dia 21 de Maio, em carta dirigida ao presidente da Câmara Municipal da Moita, a REFER recordou todo este processo e a importância e oportunidade dos investimentos de reforço da segurança e da modernização da infra-estrutura ferroviária entre o Barreiro e Pinhal Novo.
A REFER disponibilizou, pois, toda a informação à autarquia, pelo que e de acordo com a sua missão irá prosseguir com a empreitada prevista, com o objectivo de dotar o concelho de melhores condições para os utilizadores do caminho-de-ferro. A fase em que se encontra o processo e o risco de perder a comparticipação do FEDER são, entre outras, razões determinantes para a prossecução das intervenções previstas e do plano de trabalhos da empreitada consignada há quase dois meses.

Com estes pressupostos, a REFER disponibiliza-se, a título excepcional e correspondendo ao sentimento de perda que localmente se associa à remodelação do Apeadeiro de Alhos Vedros, para financiar a construção naquela freguesia – fora dos limites da empreitada e em terreno que lhe seja colocado à disposição –, de um edifício com características e dimensões equivalentes ao do edifício de passageiros a demolir, a ser entregue, mediante acordo a celebrar, à Junta de Freguesia de Alhos Vedros e/ou à Câmara Municipal da Moita, que assumirão a responsabilidade da gestão da sua utilização.

Lisboa, 26 de Maio de 2008
REFER - Direcção de Comunicação e Imagem
Tel: 21 10 22 000 Fax : 21 10 22 969
E-mail: ci@org.refer.pt

Anónimo disse...

o Mária da Silva e Cª Ldª, continuam a dizer umas babozeiras interessantes, então a CMM não fez um comunicado de imprensa em que esclarecia todo o processo, só para avivar algumas memórias(doentias)a CMM desde a primeira hora que manifestou interesse em ficar com o edificio. Porque será que os senhores da CACAV e cª não dizem a verdade?
vamos ser sérios e deixarem-se de merdas.

Anónimo disse...

deixar de ser sérios a puta que te pariu. lê mas é o comunicado da REFER, para veres como a Câmara sabia de tudo.

Anónimo disse...

Mantenha-se a postura e calma e vamos TODOS defender o patrimonio Do CONCELHO,nete momento de aflição só com serenidade e respeito poder-se-a atingir os objectivos de VALORIZAR A HISTORIA DO CONCELHO.
NÃO FAÇAMOS O JOGO DA AUTARQUIA; DESCIPLINEMOS O ACTO DE CONTRIBUIR PARA MAIS ESTA VITORIA COLECTIVA COM O ROSTO DE UM POVO, QUE DEFENDE O SEU PATRIMONIO.

Anónimo disse...

o anónimo da 1.25 tem mesmo boa educação, deve ser da cultura (é um intelectual de esquerda)...e o anónimo da 1.30 até fala bem mas não me encanta....qual jogo da autarquia?

Anónimo disse...

olha lá ó anónimo da 1.25 a tua mãezinha trabalha bem na reta de coina e disse-me se quiser cu para ir ter contigo ali para o lado do eduardo sétimo