quinta-feira, maio 15, 2008

A cor do dinheiro

De O Rio:

«Ambiente: Câmara da Moita, em parceria com outros agentes, candidata investimentos para a zona ribeirinha entre Moita e Gaio-Rosário
• Desmantelamento parcial do dique e construção de um novo com portas de maré, em localização mais adequada;
• Recuperação das marinhas Pequena e da Freira;
• Instalação de um cais flutuante no Gaio;
Reabilitação do Varino Boa Viagem;
• Completar o trajecto da ciclovia para o Gaio-Rosário.

Segundo o presidente da Câmara da Moita, “esta é a ambição da Câmara ao submeter à avaliação da autoridade de gestão do Programa Operacional Regional de Lisboa um volume significativo de investimentos para o processo de valorização da zona ribeirinha do município”.
Caso a candidatura ao QREN seja aprovada, a intervenção arrancará em 2008, estando prevista a sua conclusão em 2010. Os projectos elegíveis a candidatar totalizam o valor de 3.661.250 euros.
A ambição desta candidatura completa-se com outros investimentos não elegíveis que aguardam a oportunidade de se poderem integrar noutros programas de incentivos do QREN.»


Sobre este assunto, muito, mas mesmo muito se poderia escrever, desde logo sobre a necessidade de arranjar dinheiro para demolir aquela obra lindíssima que foi o Dique da Moita, iniciativa faraónico-disparatada de alguém que ainda anda por aí a ajudar a prometer mundos e fundos, a protestar contra a falta de verbas para as autarquias, mas se esquece do elefante branco a que deu origem.

Em seguida poderíamos falar do facto de a "ambição" da Câmara para fazer obra passar pela captação de dinheiros alheios para fazer muito do que prometeu ser obra sua, desde logo sendo de referir o caso da ciclovia.

Mas ainda poderíamos referir o facto da verba envolvida ser bastante inferior à que foi literalmente enterrada no chamado reperfilamento da marginal moiteira, obra que poderá ter tido algumas vantagenms em termos de saneamento, mas que é razoavelmente nula em matéria de «devolver o rio á população» como se anunciou.

Por fim, mas apenas por agora, destacar como nesta candidatura está completamente ausente a zona ribeirinha da freguesia de Alhos Vedros, a mais extensa do concelho, que continua e continuará ao mais completo abandono e degradação.

Mas a isso já o poder moiteiro nos habituou há longos e penosos anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

O que é que o filho do Zé Chula vai receber em troca, para apoiar esta aldrabice.
O que é queo Jaime do estaleiro vai receber em troca para apoiar mais uma mentira?
É tudo a mamar

Anónimo disse...

Mais uma parceria que a Camara PC, vai fazer... em que os parceiros e a população Concelhia desconhece!!
Mais uma promessa eleitoral?? em que quem paga os impostos só podera ver num placar nas festas da Moita.
Que tristeza de gestão Camararia!!!!!!!!SIM tem de ser feito e aprovado as ESCONDIDAS senão acontece o mesmo que aconteceu ao PARQUE TEMATICO.

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ