quinta-feira, maio 15, 2008

A cor do dinheiro

De O Rio:

«Ambiente: Câmara da Moita, em parceria com outros agentes, candidata investimentos para a zona ribeirinha entre Moita e Gaio-Rosário
• Desmantelamento parcial do dique e construção de um novo com portas de maré, em localização mais adequada;
• Recuperação das marinhas Pequena e da Freira;
• Instalação de um cais flutuante no Gaio;
Reabilitação do Varino Boa Viagem;
• Completar o trajecto da ciclovia para o Gaio-Rosário.

Segundo o presidente da Câmara da Moita, “esta é a ambição da Câmara ao submeter à avaliação da autoridade de gestão do Programa Operacional Regional de Lisboa um volume significativo de investimentos para o processo de valorização da zona ribeirinha do município”.
Caso a candidatura ao QREN seja aprovada, a intervenção arrancará em 2008, estando prevista a sua conclusão em 2010. Os projectos elegíveis a candidatar totalizam o valor de 3.661.250 euros.
A ambição desta candidatura completa-se com outros investimentos não elegíveis que aguardam a oportunidade de se poderem integrar noutros programas de incentivos do QREN.»


Sobre este assunto, muito, mas mesmo muito se poderia escrever, desde logo sobre a necessidade de arranjar dinheiro para demolir aquela obra lindíssima que foi o Dique da Moita, iniciativa faraónico-disparatada de alguém que ainda anda por aí a ajudar a prometer mundos e fundos, a protestar contra a falta de verbas para as autarquias, mas se esquece do elefante branco a que deu origem.

Em seguida poderíamos falar do facto de a "ambição" da Câmara para fazer obra passar pela captação de dinheiros alheios para fazer muito do que prometeu ser obra sua, desde logo sendo de referir o caso da ciclovia.

Mas ainda poderíamos referir o facto da verba envolvida ser bastante inferior à que foi literalmente enterrada no chamado reperfilamento da marginal moiteira, obra que poderá ter tido algumas vantagenms em termos de saneamento, mas que é razoavelmente nula em matéria de «devolver o rio á população» como se anunciou.

Por fim, mas apenas por agora, destacar como nesta candidatura está completamente ausente a zona ribeirinha da freguesia de Alhos Vedros, a mais extensa do concelho, que continua e continuará ao mais completo abandono e degradação.

Mas a isso já o poder moiteiro nos habituou há longos e penosos anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que é que o filho do Zé Chula vai receber em troca, para apoiar esta aldrabice.
O que é queo Jaime do estaleiro vai receber em troca para apoiar mais uma mentira?
É tudo a mamar

Anónimo disse...

Mais uma parceria que a Camara PC, vai fazer... em que os parceiros e a população Concelhia desconhece!!
Mais uma promessa eleitoral?? em que quem paga os impostos só podera ver num placar nas festas da Moita.
Que tristeza de gestão Camararia!!!!!!!!SIM tem de ser feito e aprovado as ESCONDIDAS senão acontece o mesmo que aconteceu ao PARQUE TEMATICO.