segunda-feira, julho 14, 2008

Afinal há uma "Nova Centralidade" mas é no Barreiro

Do Diário de Notícias:

«Quimiparque é alavanca para Barreiro do futuro
A terceira travessia sobre o Tejo, a ETAR Barreiro/Moita, as novas instalações dos bombeiros e PSP, oficinas da Alta Velocidade ou a Cidade do Cinema são projectos que têm todos um aspecto em comum, o território do Parque Empresarial da Quimiparque. Os cerca de 240 hectares do Parque Empresarial da Quimiparque situados à beira Tejo, que correspondem a 10 % do território do município do Barreiro, vão ser essenciais para o desenvolvimento futuro do concelho e de vários projectos, tal como o foram no início do século com a implementação da Companhia União Fabril (CUF).
Em 2007, em conjunto com a autarquia, a Quimiparque elaborou um plano estratégico de desenvolvimento do parque empresarial, que foi concluído em Setembro e aprovado, definindo a divisão de espaços para as actividades apropriadas para o território. O passo seguinte foi o Plano de Urbanização que está em curso, de modo a poder avançar para a requalificação do território com os olhos postos no futuro. "No início de 2008 entendemos que devíamos iniciar um Plano de Urbanização, está em curso e esperamos que esteja concluído até ao final do ano. Ter conseguido ao longo do processo a colaboração das entidades que mais directamente se relacionam fisicamente connosco foi muito importante", salientou Luís Tavares, administrador da Quimiparque.
O responsável explicou que nesta altura se estão a definir as áreas apropriadas para as "determinadas utilizações", defendendo que o Plano de Urbanização não deve ser extremamente detalhado pois isso pode impedir instalação de alguns projectos. "Têm aparecido interessados, como a Cidade do Cinema. Tem que haver interligação entre os projectos e as áreas que temos e com certeza que pode isso pode ser feito", defendeu. Em relação às empresas que existem no local e que a sua localização pode intervir nos planos para a requalificação do território, Luís Tavares explicou que estão a ser estudadas hipóteses para manter as empresas no Parque Empresarial.
A terceira travessia vai entrar no Barreiro pelo território da Quimiparque, onde nesta altura já decorrem as obras de construção da ETAR Barreiro/Moita, o que traz benefícios mas também complicações. "Tem duas facetas, uma mais-valia para o desenvolvimento do território pela facilidade nas ligações, mas também implica mais preocupações porque vai passar pelo território. Na fase de construção vai ter uma interferência muito grande", explicou.
Está também a ser preparada uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a descontaminação dos solos e o quartel dos Bombeiros Sul e Sueste, assim como a nova divisão da PSP do Barreiro deverão estar concluídos até ao final do corrente ano. "A candidatura ao QREN será dividida em duas fases. A primeira será uma intervenção no solo e para concluir a análise do subsolo, apesar de termos já uma parte concluída, a segunda será ao nível do subsolo. É importante lembrar que a descontaminação se relaciona com a utilidade que se pretende dar aos terrenos", explicou. Luís Tavares acredita que o território da Quimiparque pode ser a alavanca do desenvolvimento do Barreiro do século XXI.»

2 comentários:

Anónimo disse...

O regabofe de pequenos arranjos feitos pelo Peixito era premonitório, fazendo lembrar o Verão de 2005.

Agora é que vai ser! É fartar vilanagem.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=968045

Câmara da Moita recebe visto para empréstimo de 5,2 milhões de euros

Zé Ferradura disse...

O ano 2009 vai ser rico na campanha do PC com estas histórias de encantar!

Cumpts
Zé Ferradura