domingo, outubro 04, 2009

Moção de Repúdio da Assembleia de Freguesia da Moita

MOÇÃO DE REPÚDIO

A Assembleia de Freguesia da Moita em reunião ordinária do dia 29/09/2008, por proposta da Junta de Freguesia aprovou por unanimidade, que aquele órgão organizasse com grande dignidade as comemorações do centenário da implantação da Republica, que como é do conhecimento ocorreu nesta nossa vila a 4 de Outubro de 1910.

Nessa mesma reunião a Assembleia de Freguesia da Moita, ainda por sugestão do Exmo. Sr. Presidente da Junta, constituiu com um elemento de cada partido nela representado, uma grupo de trabalho que tinha como objectivo a constituição de uma comissão de Honra que presidisse com elevação às citadas comemorações, para além de auxiliar o executivo da Junta nesta tão digna e nobre missão.

Como é do conhecimento geral, as comemorações do 4 de Outubro na Moita realizam-se desde há 12 anos por iniciativa da Junta de Freguesia e embora envergando diversos modelos, sempre têm dignificado com elevado nível os corajosos Moitenses que naquela data, antecipando-se às acções programadas para Lisboa, proclamaram aqui na nossa terra a constituição da Republica Portuguesa.

No âmbito do citado grupo de trabalho nomeado pela Assembleia de Freguesia foram realizadas várias reuniões , algumas com prestigiados membros da nossa comunidade que nos deram inestimáveis contributos.

Dessas reuniões resultaram diversas sugestões e consensos com o executivo da Junta de Freguesia, tendo-se concluído que o arranque das citadas comemorações deveria ocorrer no próximo dia 4 de Outubro, com um evento de grande prestigio que dignificasse a efeméride, mas que devido ao período de campanha eleitoral para as autarquias em que o mesmo iria ocorrer, deveria ser acautelada qualquer acção que pusesse em evidência qualquer das forças partidárias representadas nesta Assembleia de Freguesia.

Para cumprimento deste objectivo foi sugerido e aceite, a realização de um concerto pela Banda da Guarda Nacional Republicana, para o que o executivo da Junta iria desenvolver os seus melhores esforços e recolher os apoios necessários.

Passaram-se largos meses sem qualquer outra reunião, quando, nestes dias, esta Assembleia de Freguesia foi surpreendida pela notícia da realização de um concerto da referida Banda no próximo dia 4 de Outubro, mas numa organização da Câmara Municipal da Moita, entidade que em todos estes anos se manteve afastada da organização daquelas comemorações, que, repetimos, sempre foram da iniciativa e responsabilidade da Junta de Freguesia da Moita.

Por tal a Assembleia de Freguesia da Moita, em reunião ordinária de 30 de Setembro de 2009 repudia esta atitude da Câmara Municipal da Moita que revela uma manifesta falta de respeito e consideração por esta Assembleia de Freguesia e, estamos em querer, pela própria Junta de Freguesia da Moita à qual tudo indica ter sido usurpada uma iniciativa que sempre esteve na esfera desta Junta de Freguesia e para a qual, este ano, estaria destinado o arranque das comemorações do citado centenário.


Os membros da Assembleia de Freguesia da Moita

Desta Moção deve ser dado conhecimento à Câmara Municipal da Moita, Assembleia Municipal e órgãos de comunicação regional

4 comentários:

Alhosvedrense disse...

É comício?
É campanha?
É CDU?
Eu vou!

Anónimo disse...

Tambem podes ir Alhosvedrense és sempre bem vindo...

Alhosvedrense disse...

Já fui e gostei :-)
É sempre bom estar com amigos, rodeado de amigos e ... rever amigos ... dentro e fora da arena ;-)

Anónimo disse...

AlhosVedrense, és sempre bem vindo, principalmente se ficarem no centro da arena a seres toureado por mim e com a minha capa vermelha