domingo, outubro 18, 2009

Tribunal de Contas chumba as ditas cujas moiteiras

Todos os vereadores terão recebido uma carta a este respeito, da qual ainda não se ouviu falar, mas a que o AVP teve acesso através de fontes bem colocadas junto à Praça da República moiteira.

Os itens são vários no relatório referente ao incumprimento, tais como ultrapassagem da capacidade de endividamento líquido total (que é por Lei em 125% no máximo das receitas provenientes de impostos municipais, das participações do município no FEF, da participação no IRS, da derrama e da participação nos resultados das entidades do sector empresarial local, relativas ao ano anterior.

Em 2006 o município da Moita ultrapassou este limite, segundo o TC, em mais de 6 milhões e euros e, em 2007, tinha que reduzir o montante que excede o endividamento líquido em 10% não o fez e continuou a aumentar a sua capacidade líquida de investimento em mais de 5,7 milhões de euros), Nos empréstimos de médio e longo prazo diz o TC no seu relatório que a câmara da Moita excedeu em 25% o limite legalmente autorizado, não podia exceder os 17 milhões e ultrapassou os 21 milhões de empréstimos. E ainda a não aplicação do POCAL na contabilidade de custos, o que a câmara justificou com falta de recursos técnicos, humanos e principalmente financeiros para poder fazer tal.

O TC também refere a falta de documentos a que a câmara deu depois resposta enviando-os. Diz igualmente que não foram constituídas provisões, como o POCAL especifica no 2.7.1 o que faz com que as demonstrações financeiras não apresentem uma imagem verdadeira e apropriada da situação económica e financeira da câmara.

Ainda nas dívidas a terceiros de curto prazo constantes do Balanço ascendem a mais de 8 milhões de euros e são superiores aos compromissos a pagar revelados pelo Mapa de Controlo Orçamental da Despesa que tem pouco mais de 2 milhões. Em todos os itens de infracção diz o TC que tal pode configurar eventual responsabilidade financeira sancionatória, de acordo com a Lei 98/97, imputando-se a responsabilidade aos membros do executivo camarário.

A questão que daqui se coloca é se tal imputação se refere aos 5 vereadores da CDU ou a todos os 9 anteriores eleitos do executivo?

20 comentários:

Maioria Absoluta disse...

isso fica tudo em aguas de bacalhau

se fosse noutro país, que não a Venezuela ou Portugal, acontecia o que aconteceu ao Madoff - ia dentro claro!!agora cá??


Não me façam rir, mesmo que se prove que o J.lobo e camarilha ladroaram o municipio todo, quando cumprirem pena já o Lobo está a 5 anos no apartamento da ilha de S.Vicente

Anónimo disse...

"gente de confiança", que mais há para dizer?

Anónimo disse...

Onde andará o Nascimento?

Entretido a segurar as JUNTAS PCP de Alhos Vedros e Moita.

Está já contratado para o próximo executivo.

Anónimo disse...

é muito triste esta cambada da oposição nãom se saber comportar como uns homenzinhos. e queriam eles ser poder!!!!

Anónimo disse...

quem é não se sabe comportar??? transcrevo: " Nos empréstimos de médio e longo prazo diz o TC no seu relatório que a câmara da Moita excedeu em 25% o limite legalmente autorizado, não podia exceder os 17 milhões e ultrapassou os 21 milhões de empréstimos." qual foi a parte não percebida?

Amo-te Moita disse...

Antes de vir dizer à oposição como se deve comportar vá reclamar isso dos seus vereadores. Ou não sabe fazer contas e tem "palas" para não entender a gravidade da situação.

Anónimo disse...

FReeepó, Felgueiras, MOTAengil oopsss sorry

Anónimo disse...

Mas a grande questão é: mas se não há obra, onde é que pára esse dinheiro todo?

Anónimo disse...

Sinceramente: fuzilemos o Jerónimo , o Lobo, o Garcia, o Carlos, o Canudo, a Vivina , a parvalhona de Setúbal,que pensa que é declamadora, o grupo parlamentar , o Carvalho da Silva, os cobardes "comunistas"....!
Vamos limpá-los!

AV disse...

Sinceramente, acho que isso de linchamentos e tribunais populares, não pode ser...
Depois vinham os linchamentos dos socialistas dos anarquistas dos fascistas dos nazistas e dos não "istas", passáva-se depois ao linchamento das seitas e religiões, das ideias e dos livres pensadores, da proibição dos livros e da censura prévia...Ná
do Fascismo já vi que só gosto mesmo é da estética.

AV2

Anónimo disse...

Amigo AV, pelo que parece tens o complexo da poesia de Brecht!
Temos que começar por algum lado!
Não concordas?

AV disse...

Tem que ser mais uma REVOLUÇÂO mental e individual não colectivista, e um TERRORISMO construtivo, em vez de destrutivo :D

Anónimo disse...

O relatório diz mais: aldrabice nas despesas e "criatividade" na cobrança de receitas, camufladas de , segundo o escriba de serviço da CMM,"verificação" e outros epitetos dignos do "sovietismo-cunhalista-jeronimista-asinino"! O "mago" deste imensa massa falida é o grande economista-vereador Carlos Santos, porque o "ingenheiro" Lobo gosta é de outos colos!
Tão a imaginar, não estão?!Oh, povo de esquerda!
HONESTIDADE!COMPETÊNCIA!TRABALHO!

MANUEL disse...

elá meus!!!!
fuzile-se qualquer um,o jerónimo, o krutchev, o garcia, a Phernanda, a Vivilina da Silva, etc.... agora o Manuel Carvalho da Silva, pera lá aí....
cu gaijo até arranjou a MAYORIA absoluta pró nosso mayor Costa Preto em Lisboa...

eheheh... os comunas estão capazes de comer o Manel!!!

Ah Ganda Manel!!!

És o Maior!!!!

Anónimo disse...

Amigo AV, como disse Robespierre :"Cidadãos, quereis uma Revolução sem Revolução?"
Revolução Mental?
"Afinfa-lhe o Bruce Lee!Afinfa-lhe o Yoga,...", como diria o Zé Mário Branco.
Yoga?
Mais Marx e menos Prozac!Porra!
Temos que fazer deste povo um povo de guerreiros, se queremos a LIBERTAÇÃO!O resto é imaginação e pensamentos vãos!

Anónimo disse...

Grande MANUEL: O Carvalho da Silva não só "arranjou" uma maioria ao PS! "Arranjou-se" a ele mesmo , quando apresentou o livro da sua tese de doutoramento acompanhado do clarividente bispo Cleto! Um sindicalista de inspiração divina!
Será que o PCP,conforme os estatutos, irá levantar-lhe um processo disciplinar? Será ele das famosas "Esquerdas" que o Louçã, numa nova versão do POUS,quer federar?
Digo mais:Fuzilemos e Queimemos o Carvalho, como faria Pombal!

AV disse...

Anónimo das 8.19, isso em parte é verdade, mas o Marx era um gajo que vivia à custa da aristocracia, quer dizer era sustentado pela mulher dele, que era aristocrata. Não tenho nada contra ele viver à pála, mas a ideia do colectivo chateia-me. Gosto dos indivíduos como livres pensadores, mas se vão para o governo, sou CONTRA, não gramo o Chavizmo com tudo vestido de vermelho.

O fascismo a nível estético é engraçado, faz pensar na Roma antiga, mas aquelas penas nos capacetes, não sei se é de homem, tás a ver... embora ache o fascismo estético Italiano, muito parecido ao social-fascismo soviético, que também gosto, principalmente naquela sua vertente NAZISTA, das figuras heróicas ! -o Realismo Soviético e também aquela cópia Chinesa disto tudo era engraçado, parecia a Lição de Salazar, em versão Maoísta.

O que era mesmo bom era um povo de guerreiros pigmeus a co-habitar com uma raça de mulheres guerreiras gigantes, na perspectiva de visão dos guerreiros, é claro, visto de baixo para cima :D

AV2

Anónimo disse...

o anónimo das 6.45 podia ser um homenzinho responsavel...mas na realidade é um canalha de um vereador que não merece ser.....vale a pena pensar nisto.
desafio: seja verdadeiro e assuma as suas responsabilidades!!!

Anónimo disse...

solução para tudo isto... tsunami selectivo no concelho da moita.

Anónimo disse...

Concordo! Deixemo-nos exaurir num tsunami de langonha femenina!
Viva o MDM!