O PSD é claramente o partido com mais meios se tivermos em atenção os votos obtidos em 2005. No Barreiro investe mais de 33 euros por voto, em Palmela mais de 27 e no Montijo mais de 21. Dificilmente esta aposta terá grande retorno, mesmo se a aposta tem sido em ser a muleta do poder da CDU em vários concelhos.
A CDU oscila entre quase 16 euros por voto no Montijo e menos de 9 em Palmela, com 10 no Barreiro. Nota-se a diferença entre os concelhos onde, sendo oposição, não beneficia da tal publicidade institucional.
O PS parece muito rico em Palmela, com um investimento superior a 28 euros por voto, descendo para 11,2 no Montijo e 9,3 no Barreiro. Estes valores também são interessantes porque mostram a aposta - estranha porque se adivinha infrutífera - em Palmela e uma espécie de desistência no Barreiro.
O Bloco é poupadinho e fica-se quase sempre por 3 euros, menos no Montijo onde chega aos 7 euros. Curiosamente é também neste concelho que o MRPP perde a cabeça e gasta 4000 euros depois de ter tido apenas 175 votos em 2005 (mais de 22 por voto).
Quanto ao CDS quase não conta neste campeonato, com inestimentos residuais. A candidatura com mais visibilidade - o Octávio Muito Trabalho Machado - investe apenas 3,5 euros por voto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Òn AV, analisa os meios envolvidos nesta camapanha.
Outdoors, folhetos, outros meios, participação dos candidatos, etc, etc. seria interessante.
Os valores "oficiais" estão no SemMais, mas não me apetce digitalizar tantas folhas de jornal.
Enviar um comentário