sexta-feira, outubro 09, 2009

Opinião AVP-Autárquicas Moita

A nossa sondagem vale o que vale, onde é que eu já ouvi isto, mas isto é mais uma opinião.

Esta informação e outras que nos têm chegado, mostram que o PSD, não vai ter a mínima expressão no resultado eleitoral local, podendo não eleger nenhum vereador, ao contrário do CDS, que eventualmente poderá aumentar e muito o seu resultado eleitoral ficando localmente à frente do PSD.
A escolha dos candidatos é determinante e o Luís Nascimento, embora nosso amigo, foi uma má escolha do PSD local. Como sempre dissemos a Fernanda Velez conseguiria um resultado maior para o PSD, porque os descontentes do PSD com a escolha de Luís Nascimento para cabeça de lista não votariam agora no CDS, como voto de protesto ao PSD local e também por verem que o CDS está numa curva ascendente, devido ao carisma do Paulo Portas e ao descrédito em que caiu o PSD nacional, com a série de gaffes cometidas pela Manuela ferreira Leite...
Enfim a noite das facas longas do PSD local vai começar logo depois das eleições de domingo.
O PS apostou bem, no António Duro, que conseguiu devido ao seu afastamento da política local desde 1993 uma certa imunidade às tricas pessoais e também à sua postura de não litígio com os adversários políticos, apostou mais numa política de cordialidade, não respondendo directamente a comentários e só respondendo em forma de posts, como o fez aqui no AVP.
O colectivo que representa, o PS local, mantem-se porém quase igual, como se pode ver nas listas de candidatos do PS ao actual concelho da Moita e isso é em certos casos um desmérito para o PS, mas a fidelidade partidária a isso obriga.
O voto no PS agora, será por isso mais um voto no António Duro do que no colectivo do PS local, que abrangerá grande parte dos ex-apoiantes do PCP/CDU descontentes por motivos mais pessoais e particulares e locais do que políticos com a gestão moiteira dos últimos anos.
A CDU só apresenta o passado que já apresentou no passado, é por isso um pretérito passado, com o ónus de estar por trás das piores obras que a CDU tem feito nos municípios que gere...nem sequer me vou dar ao trabalho das enunciar, porque já o fizemos até à exaustão desde o começo deste Blogue, à 7 anos* !
Tem também o problema do candidato já não ser tão popular entre as hostes comunistas, isso também mais devido a problemas pessoais e particulares dos ex-votantes e simpatizantes da CDU moiteira do que por motivos de inépcia e oportunismo político, destruição do património cultural, histórico e ecológico e da entrega às grandes superfícies e aos empreiteiros o actual concelho da Moita que são coisas menores, para os fanáticos votantes do PCP/CDU, que votam no partido como se de uma seita religiosa ou de um clube de futebol se tratasse, apesar disso e também por isso mesmo a CDU só perderá votação devido à morte por velhice dos seus apoiantes locais, especialmente do soviete Banheirense e pelos tais problemas pessoais e profissionais e também devido ao medo de represálias, porque o PCP é duro com os seus dissidentes !
O Bloco de Esquerda, vai canalizar muitos votos de dissidentes do PCP e de muitos dissidentes da ala esquerda do PS, não acredito que as populações mais jovens sejam muito atraídas para votar no BE.
As propostas radicais como a liberalização da canabis foram menosprezadas, realçando mais os problemas reais, por isso mais abrangentes e mais direccionados a um eleitorado mais maduro, mais consciente e mais culto, ou seja a maioria da população que vota, a pequena e média burguesia local, que trabalha em serviços, Só o proletariado especializado irá votar BE, não os desempregados, nem os trabalhadores precários que são a esmagadora maioria dos abstencionistas militantes do concelho e da margem sul em geral.
A abstenção será por isso a grande vencedera, o que é natural, porque o descrédito nos políticos e partidos é cada vez mais forte e com tendência a aumentar e torna-se por ela própria e pelo voto nulo e branco, uma forma de protesto para com o sistema, que digasse de passagem tudo tem feito para que tal aconteça.
AVP

3 comentários:

Jose Augusto Silva disse...

Boa tarde amigos do blog.vou apresentar a sondagem final no concelho da MOITA com base em 830 chamadas telefonicas repartidas por freguesia. CDU-48,93% PS-26,74% BE-11,59% PSD-6,36% outros-2,33%

Jose Augusto Silva disse...

Meus caros, claro que isto que publiquei era uma brincadeira, era mentira e eu estava só a assuatar os xuxas. Infelizmente o que se pressagia não será nada disto. Sou comunista mas acho que a manutenção do João Lobo foi um ero terível pois a maioria dos comunistas sérios não gosta dele, que é um burguês inflitrado, gosta é da burguesia fascistóide dos toiros na Moita. Espero enhanar-me mas não pressagio nada de bom nestas eleições e poderá ser o princípio do fim do PCP/CDU.

José Augusto Silva disse...

Escreverem mentiras, dando o meu nome, é sem dúvida uma grande falta de respeito pelo povo e pelo blogue.