sábado, setembro 16, 2006

Coisas divertidas

É interessante como certos sectores da Esquerda parecem tão empenhados em negar o aquecimento global como a actual administração norte-americana ou a direita empresarial mais contrária às leis de defesa ambiental, usando para isso o recurso a uma teoria - a dos climas regionais - que é daquelas coisas de ir às lágrimas, de tão divertidas.
No fundo dizem que o clima do nosso planeta não é o mesmo, nem funciona como uma unidade, pois nuns lados a temperatura aumenta, enquanto em outras arrefece.
Isto é ciência ao nível da mais pura fantochada.
Porquê?
Porque alia o óbvio - é claro que as alterações climáticas divergem de região para região e que as massas de arquente e frio se deslocam com efeitos diferentes - com a charlatanice - a afirmação que os "climas regionais" não interagem e produzem efeitos recíprocos. Claro que o clima da Austrália não afecta por aí além o micro-clima de Sintra, mas quanto a isso até o butterfly effect poderia obstar. Mas negar que o clima do planeta é um conjunto de peças, tipo construção de dominó, em que o movimento de uma peça pode levar a efeitos a longa distância, mesmo que espaçados no tempo, é quase descer à teoria geocêntrica pré-galilaica.
Mas também divertida é a sanha contra Al Gore, um ex vice-presidente americano, parceiro de Clinton, embora sendo um southern democrat, o que nos EUA acaba numa classificação política praticamente centrista, por ter produzido o filme An Unconvenient Truth. Curiosamente os seus críticos, que o acusam de alarmista, já terão edições de luxo do 9/11 do Michael Moore, filme que eu também tenho.
Mas ainda mais divertido é comparar este tipo de textos, que surgem em cascata sobre o tema, de que aqui apresento aqui a versão de um texto de Rui Moura usada no Resistir-Info, o site de Jorge Figueiredo, homem de discurso abrasileirado, mas que anda por cá há muito e alguns conhecerão de o diário:

«Não há clima global
Pelo contrário, conhecemos perfeitamente a evolução dos climas regionais que seguem evoluções fortemente dissemelhantes. Além disso, é bastante revelador verificar que, na confissão do próprio IPCC, os modelos são incapazes de reconstituir estas variações regionais! No seu segundo relatório de avaliação, de 1996, o IPCC escreveu: "Os valores regionais das temperaturas poderiam ser sensivelmente diferentes da média global, mas ainda não é possível determinar com precisão as suas flutuações". Isto significa que os modelos do IPCC seriam capazes de dar um valor médio sem conhecer os valores regionais que permitem estabelecer precisamente esta média! Isto não é sério!»

Mas o melhor é ler tudo, atentar nas imagens e depois comparar com a versão abreviada que nos forneceram para consumo local, a propósito das diatribes anti-Al Gore, um dos poucos políticos americanos, como o republicano John McCain, que tem procurado construir consensos bipartidários em questões essenciais para a sociedade americana e mundial.
Mas o que não percebo mesmo é darem a entender que o arrefecimento numa zonas resulta exactamente do aquecimento de outras, que empurram as massas de ar frio para outras zonas onde produzem efeitos devastadores.
O que o filme explica e demonstra.
Menos para quem não o viu e apenas recebeu ordem para marchar contra.

AV1 (que acha mais útil ler o original, do que a sua fotocópia, mais ou menos retocada a Photoshop)

3 comentários:

Ponto Verde disse...

Pelo menos o Resistir.info serve para o plagiador Mestre, Nuno Cavaco ir beber as ideias que lhe faltam.

Mas é de facto curioso o porquê da negação desta Hipotese devidamente fundamentada.

O que tem a heterodoxia Marxista em oposição ao aquecimento global???

Esperemos pelas intervenções na A.R. dos "ecologistas" Madeira e Apolónia para nos revelarem a verdadeira Luz.

Anónimo disse...

É algo que me escapa, sinceramente, esta embirração com o Al Gore e o aquecimento global.
Para mais porque, sabendo-se já que a Terra passou por ciclos de aquecimento e arrefecimento no passado, também se sabe as consequências das glaciações e dos degelos, pelo que é algo estranha esta posição contra quem procura alertar para os desiquilíbrios climáticos.
Vá-se lá saber o que o Marx escreveu sobre isto.
Eu não me lembro.

AV disse...

Vocês nunca leram "O Capital"...
utilizando o código de "Da Vinci".
Está lá tudo, explica que o aquecimento global, não existe e que é uma coisa que os Americanos iriam inventar para impedir os países não alinhados "Socialistas",como a India, a Venezuela o Brasil etc. de se industrializarem e assim atingirem o desenvolvimento tecnológico dos actuais países capitalistas, apenas aumentando assim mais um pouco a sua cota de poluição atmosférica.

AV2, ainda faço um post que lhes vai mostrar esta verdade, seus fascistas, a soldo de mentores !