domingo, setembro 17, 2006

Porque não somos fascistas, razão # 2541








O AVP, tem dois mentores, que o fazem como bem o entendem, tendo total liberdade de discordar um do outro, como muitas vezes o fazemos.
O principal vínculo que temos em comum é a liberdade individual de cada um escrever ou postar o que bem entende, o espírito do colectivo ou de grupo, já o perdemos, se é que chegou a existir alguma vez, há alguns largos anos.
Todo este preâmbulo, serve para mostrar que o fascismo é uma ideologia de grupo ou de colectivos, como podem ver no sublinhado do livro, "Fascism, a reader's guide", onde em tradução livre do "americano", se diz mais ou menos isto:


"Na concepção histórica do fascismo, o homem é apenas homem, pela virtude dum processo espiritual no qual ele contribui como membro de uma família, dum grupo social, duma nação, e em função da história para o qual todas as nações trazem o seu contributo. Portanto, o grande valor da tradição, documentada, da linguagem, dos hábitos, das regras da vida social.
Fora da história, o homem é uma não entidade.




AV2... curiosamente e em oposto ao que escrevi antes, estou a falar no plural, o que também não é o meu costume e pode indiciar um colectivo, de dois amigos, o que já por si contradiz o que escrevi antes...mas se o AV1, discordar é só escrever uma adenda a este post ou comentar.

Sem comentários: