sexta-feira, agosto 31, 2007

Pois, camaradas da Concelhia, depois digam-nos como foi!

Do Diário de Notícias:
«Braço político das FARC volta à Festa do Avante!
(...)
O PCP convidou outra vez o PC colombiano a estar presente na Festa do Avante!, que irá decorrer entre 7 e 9 de Setembro, na Atalaia. Acontece que o PC colombiano é o braço político das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), organização etiquetada de "terrorista" pelos EUA e pela União Europeia.»

Podem sempre perguntar como está Ingrid Betancourt e pedir explicações sobre como se eliminam adversários políticos sem ser necessário meter um requerimento e sem dar a cara.
Porque isto da moralidade e honestidade política tem dias.

5 comentários:

Anónimo disse...

Óh! Mas por cá a campanha já começou. De mansinho, mas já começou.

Não tarda nada e temos aí um Alhosvedrense com a porta aberta a toda a trampa que os camaradas queiram soltar.

Eu até já estou à espera de ser chamado de Hélder Pinhão outra vez... ou se calhar não porque ele não se deve candidatar mais nesta terra.

Bom! Lá vão ter de arranjar outro gajo para dizerem que sou eu e aproveitarem para insultarem o desgraçado de tudo o que puderem.

Só não podem é dar-me um tiro ou levar-me para a mata (que já nem existem, por sinal) porque senão estou mesmo a vêr daqui uma carradinha de candidatos a Ingrids Betancourts.

E viva a coerência dos camaradas.
Se calhar vêm trazer a congrua do tráfico da droga pró Partido do Colectivo poder sobreviver mais uns tempos.

Até mais.

Anónimo disse...

awaiting moderation.

Se vocês, embora com nuances, articulam toda uma campanha contra o PCP e a Festa do Avante, em que dizem todos quase o mesmo, não se queixem de eu colocar este comentário por toda a parte.

Começo por dizer que é absolutamente indecente e desonesto o truque aplicado este ano à Festa do Avante!.

No ano passado, «eram mesmo» as FARC, segundo alguns blogues.Agora passaram a embirrar com o PC da Colômbia que o Diário de Notícias, com grande autoridade e isenção, transformou no «braço político» das FARC.

Uma só pergunta: se, por acaso, o PT brasileiro fôr um dos muitos partidos sul-americanos que não condenam as FARC não deveria ser convidado pelo PCP para a sua Festa ?

Eu também lamento o rapto da Ingrid e desejo a sua libertação sobre a qual se pode ter essa esperança pois se julga que esteja viva.

Mas não deixem de ler este extracto de uma noticia no Le Monde online de 12.07.07:

«Un procès sans précédent vient de s’ouvrir à Birmingham, en Alabama. Une entreprise américaine, la compagnie minière Drummond, qui exploite du charbon dans le nord-est de la Colombie, est accusée d’avoir financé l’assassinat de trois syndicalistes colombiens en mars 2001. L’affaire est suivie de près par les milieux économiques : pour la première fois, une entité américaine pourrait être poursuivie pour des faits commis en territoire étranger.
Après la sélection des jurés, lundi 9 juillet, le tribunal fédéral de Birmingham a entendu, mercredi, les avocats. Le défenseur de la compagnie, William Jeffress, a tenté de remettre les faits dans leur contexte. Les syndicalistes “ne méritaient pas de mourir, a-t-il dit, mais ce sont trois hommes parmi des milliers de syndicalistes assassinés en Colombie”.»

E reparem bem no que disse o mais que insupeito advogado americano : «milhares de sindicalistas».

Para estes não há qualquer esperança pois estão debaixo de sete palmos de terra.

Não quererão V.Exas. mais o Diário de Notícias ter uma palavrinha de solidariedade para com as suas famílias ? O PCP da Colômbia está farto de as ter e não poucos dos seus militantes e dirigentes estão nesses milhares de sindicalistas mortos (e não foram as FARC que os mataram).

Haja um pouco de pudor.Se quiserem mantenham a campanha pela libertação de Ingrid Bettancourt, Mas não vos ficava mal lançarem uma campanha exigindo ao PSD, ao CDS e ao PS que reclamem do Governo de Uribe a pronta responsabilização e julgamento dos executantes e mandantes dos assassinatos na Colômbia de «milhares de sindicalistas».

O silêncio que, em épocas de ataque ao PCP e à Festa do Avante por causa das FARC, uma data de blogues faz em torno dos assassinatos de sindicalistas e das ligações indiscutiveis do regime de Uribe ao narcotráfico revela falta de isenção, esquematismo preconceituoso e, pior que tudo, que essa «ralé» de trabalhadores e sindicalistas mortos (muitos dos quais membros do sacrificado PC da Colômbia) não vos merece grande atenção, nem pena, nem indignação.

Mesmo à esquerda, parece pois que há um certo «espirito de classe» a guiar os pensamentos e as condutas.

E por favor não assobiem para o lado nem fujam aos quesitos colocados porque isso é cobardia política e intelectual.

AV disse...

A minha posição é a de ser contra todo o tipo de acções de violência - rapto, assassinato, tortura - contra civis por parte de grupos "de libertação" ou "terroristas".

Que ataquem as forças de segurança ou militares que consideram opressoras, tudo bem.
O resto, sim, é de profunda cobardia.

O exemplo, demasiado longamente explicado, dos sindicalistas assassinados merece toda a minha desaprovação, como é mais do que óbvio.

Quanto à Festa do Avante, nada me move contra ela, mas sim contra os que só criticam um lado das coisas e depois aceitam dar o braço a "movimentos de libertação" como se a Colômbia fosse uma ditadura.

Claro que o PC é livre de admitir quem bem quiser nas suas festividades. Espero é não o ouvir a gritar contra a vinda do Mugabe à Europa, que eu desaprovo por completo.

Já agora, e só por coisas, o que é que a Leonor Simões acha sobre as ligações da guerrilha com o narcotráfico?

Porque, tal como em outras paragens (o Afeganistão é um dos exemplos) as guerrilhas (de esquerda ou direita) passaram a fazer alianças de defesa mútua com os traficantes de droga.

Será que é por a cocaina ir matar americanos que é uma boia opção?

Agraeço, já agora, que pelo menos não deixe este quesito sem resposta.
Porque se alguém considera cobardiia que não se responda aos seus quesitos, certamente achará o mesmo se não responder aos dos outros.

Anónimo disse...

Tudo está ligado, não há compartimentos estanques, com comunistas,socialistas,sociais democratas, do centro e da direita. A procura da verdade pelo ser humano vai continuar eternamente. As Farc, as Elnc, outras formas organizadas de luta armada como a eta que proliferam pelo planeta lá onde a democracia, mesmo a burguesa é ofendida. É profundamente ingrato ostentar como resíduo cultural os dez mandamentos da lei de Jeová a Moisés e depois benserem exércitos de extremínio humano. Outros em nome da Liberdade esfarraparem-se matanças e linchamentos populares(?). Em qualquer parte do planeta e, em nome da democracia, marginalizam e deixa-se morrer de fome milhões.Assumam-se como homens! Quebrem as correntes da ignorância! Lutem com a sabedoria e a inteligência e vão ver, tanto os comunistas como os anticomunistas que ainda haverá tempo para viver bem!!!

AV disse...

Concordo consigo, assim como acho que as lutas justas pela liberdade devem ser travadas, mas devem ser travadas de forma a que os potenciais libertadores demonstrem a sua superioridade ética e moral perante os regimes injustos depostos.
Se é para substituir uma tirania por outra não vale a pena.

E isto é válido tanto para o sistema Bush de democracia à bala, como para as libertações alimentadas com base no tráfico de droga e no sequestro de inocentes indefesos.

E isto não é uma questão de comunismo ou anticomunismo, é de humanidade ou anti-humanidade.