terça-feira, março 22, 2005

Esclarecimento para memória futura

Nós já sabíamos que, mal publicássemos qualquer coisa de alguém mais alinhado partidariamente, começaria aquele tipo de comentários básicos que, como só sabem ver o mundo à sua imagem, querem logo rotular tudo.
É verdade que no nosso post anterior publicámos um documento que nos foi enviado por Vítor Cabral, director da SFRUA ("Velhinha") e membro do PS local.
Mas também é verdade que esse documento foi emanado da direcção dessa colectividade e aborda uma questão importante para Alhos Vedros e que alguns insistem em não ver, a qual é a falta de qualidade da intervenção de "requalificação" actualmente em decurso na zona envolvente à Praça da República.
Não vamos aqui voltar a chover no molhado, porque só não percebe quem não quer.
Quanto ao espaço dado a Vítor Cabral aqui para expor as suas ideias, enquanto director da SFRUA, foi o mesmo que daríamos a qualquer outra personalidade com uma posição equivalente.
Vamos lá a esclarecer as coisas:
Eu pessoalmente, que inseri o post, conheço mal Vítor Cabral. Se nos cruzarmos na rua, pouco passaremos de um "bom dia" ou "boa tarde" de circunstância. Eu conheço-o "de vista" e o mesmo se passará dele em relação a mim.
Isso não invalida que considere a "Velhinha" um dos patrimónios mais relevantes da nossa vila e, como tal, merecedora de todo o respeito e apoio. Nem invalida que considere que o conteúdo da carta que endereçou à Presidência da CMM traduz uma crítica certeira às consequências das obras em execução e que outros já fizeram neste blog e não só.
Agora a outro nível:
Por acaso, o meu pai foi da direcção da Velhinha quando eu e o Vítor Cabral ainda não éramos nascidos ou andávamos de calções.
Eu, embora apenas por um par de anos, fui atleta na Velhinha durante a adolescência. Assim como a frequentei assiduamente durante a maior parte dessa minha adolescência e início da idade adulta. Actualmente, por condicionalismos vários, raramente lá entro.
Por isso, tenho uma relação afectiva com a colectividade e sou como aqueles católicos que não é por não irem à missa que deixam de ser católicos.
Por isso, serão sempre aqui divulgadas as tomadas de posição que defendem os seus interesses, venham de quem vierem.
Respeito o papel de Vítor Cabral na SFRUA, independentemente do partido que representa.
Quanto à possibilidade deste espaço servir de caixa de ressonância de interesses partidários, os nossos leitores mais desconfiados - aqueles que parecem medir-nos pela sua bitola - podem ficar descansados quanto à nossa independência e à clareza do nosso posicionamento.
Nas legislativas de 20 de Fevereiro, os editores e colaboradores mais assíduos do blog, votaram minoritariamente na CDU e maioritariamente no BE, como expressaram em posts e comentários aqui inseridos, de forma clara.
Nas autárquicas para a CMM, é verdade que isso não se deve repetir, porque ninguém está aqui entusiasmado com a dupla dinâmica "Lobo/Garcia", mas também - e como repetidamente temos expressado - não nos parece que seja o PS uma alternativa verdadeiramente credível, enquanto se refugiar naquelas posições vagas e esperançosas de ganhar o poder por erosão e graças aos erros clamorosos do adversário.
Quem não percebeu ainda isto, deve andar distraído ou de má-fé.
Se nos quiserem testar, é só enviarem para cá as suas posições, para ver se as censuramos.
Agora não adianta dizerem que somos alinhados, se não fazem a "prova dos nove".
É por causa destas tricas que qualquer tipo de imprensa independente mal consegue respirar neste concelho. É só dar voz a qualquer tipo de posição crítica, cai-lhe logo a guarda pretoriana do regime em cima.
Só que connosco as coisas não são assim. Temos as nossas ideias e não as de outros.
Está finalmente percebido ou será preciso fazer um desenho ?

Sem comentários: