domingo, março 27, 2005

Top 5 "metaleiro"



Nunca gostei muito de hard-rock/heavy-metal e derivados. Tenho mesmo bastante dificuldade em distinguir uns grupos dos outros, à excepção de uma dezena deles. Confundo as músicas dos Deep Purple com as dos Led Zepellin, as dos Judas Priest com as dos Saxon e não distingo os Pantera dos Sepultura.

No entanto, aí para início dos anos 80, por via de um grupo de amigos, fui obrigado a ouvir vários LP’s do género de fio a pavio e acho que consigo alinhar cinco músicas – sem ser baladas - que não tenho vergonha de ser visto a ouvir em público. Lamento, mas dificilmente consigo arranjar mais de cinco, se não for recorrendo a mais uma ou duas dos AC//DC ou, com continuação do esforço, a mais uma dos Van Halen e, com muito boa vontade, aos Metallica.
Vamos a elas:

1º AC//DCBack in Black. O regresso dos australianos depois da morte do aparentemente insubstituível Brian Johnson. O Highway to Hell tinha-me despertado algum interesse – fui obrigado a ouvi-lo umas dezenas de vezes na casa de um amigo meu - mas só o álbum do luto me convenceu. Ainda hoje o oiço com prazer e o volume quase no máximo.

2º Van HalenJump. O fim em grande do folclore do David Lee Roth com os manos Van Halen. Cá para mim foi a utilização dos sintetizadores que me fez gostar da coisa. Separados não foram dar a lado nenhum. Os Van Halen com o Sammy Hagar ficaram canastrões, e o David fez uma versão boa do Just a Giggolo e mais nada que se (ou)visse.

3º Iron MaidenThe Number of the Beast. O único álbum dos rapazes de que consegui gostar de duas músicas (a outra era o Run to the Hills). A partir daí foi para esquecer.

4º ZZ TopSharp Dressed Man. Não me interessa se isto não é bem hard rock, mas os tipos eram (e ainda são) o máximo.

5º Guns’N’RosesWelcome to the Jungle. Foram jeitositos enquanto duraram. Estive quase para ir vê-los a Alvalade. Ainda bem que não fui. Foi uma banhada. Atiraram garrafinhas de água ao Axel e o tipo chateou-se, pois claro que se chateou.

Sem comentários: